sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Deep Web - parte 02 (Reavaliando Hábitos) - Atualizado em 03-Jun--2017




     Há tempos que a rede mundial de computadores faz parte do nosso quotidiano. São muitas as pessoas que nasceram com a nossa querida Internet e a veem como algo que sempre foi assim e que parece não ter evoluído e dimensionado-se com o passar dos anos.

       Eu já li muita coisa sobre a Internet (contra e a favor), e principalmente se ela realmente cumpre o seu papel de democratizar o pensamento humano por toda a humanidade.

      A respeito de disseminar o pensamento humano, eu creio que o seu papel está mais do que materializado, sem possibilidade de retrocesso. Mas vale a pena relembrar que por detrás da Internet existem pessoas, pessoas de boa e má índole.

   Alias, a Internet é a mais viva expressão do pensamento, comportamento, sociabilidade, cultura, educação e relacionamento humano numa plataforma virtual, que muitas vezes quase chega a tocar a vida real (mais pode atingir a vida real dos internautas de várias formas, fazendo o bem e o mal).

      É exatamente nesse ponto que eu vou frisar e insistir muito sobre os hábitos dos internautas, lembrando que o pode parecer ser apenas virtual, pode já estar manifestando-se no mundo real. E isto não é nenhuma teoria da conspiração.

       Para mim que desde criança vivi cercado de livros de Eletrônica, Física, Matemática, etc. Sinto-me bem a vontade em compreender o porquê as pessoas relaxam seus cuidados quando relacionam-se em um meio virtual. Eu penso que essa sensação de tranquilidade remonta desde o século XIX com o surgimento do cinema. Pode até parecer brincadeira, mas foi o cinema a primeira interação virtual bem viva, e que leva até hoje, a emoção, o suspense, o drama, o medo, mas a plateia sobrevive, até o fim da exibição.

       Qualquer pessoa que assista um filme, sabe que aquela experiência (seja qual for), vai se desvanecer com o fim do mesmo, e que essa pessoa vai voltar ao seu mundo real na maior tranquilidade. Esse mesmo sentimento foi estendido à televisão, e quando surgiu o PC (com uma tela que parece muito a de uma TV), a maioria das pessoas continuaram a se acomodar diante daquela tela. Porém quando trata-se de computação, a interatividade já não é passiva como na TV e no cinema.



       As pessoas esquecem que ao usar um computador conectado à Internet, existem pessoas reais do "outro lado" e não personagens de filmes e novelas. A Internet conecta literalmente a vida de bilhões de pessoas em vários níveis de relacionamento e intimidade que podem (e são) frequentemente explorados por pessoas de má índole, de forma silenciosa.

       É inegável que haja uma sensação de conforto e confiança quando conecta-se à Internet, afinal, são bilhões de dólares financiando toda essa super estrutura de comunicação, entretenimento e comércio. O internauta pode dar-se ao luxo de ter uma vida virtual com tudo o que tem direito, menos a uma coisa: a ingenuidade. A ingenuidade de que o internauta é intocável; a ingenuidade de que tua vida real não pode ser afetada pela vida virtual; a ingenuidade de que se algo acontecer, vai no máximo apenas prejudicar o teu computador.

     Contudo, muitos esquecem que os seres humanos possuem valores imateriais que podem ser levados a verdadeiros abismos de dor e sofrimentos pessoais (seja por maldade, vingança, ciúme ou ganancia), como a dignidade, a honra, o caráter e principalmente, a privacidade e a intimidade pessoal. Sem tocar em você, alguém bem distante pode transformar a tua vida (através dos teus dados pessoais, fotos, vídeos, etc.) um inferno!

       Essa rede mundial (doravante WEB), é um fiel reflexo de tudo o que há no comportamento e atitudes humanas. Não adianta gastar uma fortuna na segurança do teu lar, se você literalmente expõe-se (muitas vezes sem saber) no mundo virtual. No mundo real você conhece os bairros e locais que são mais perigosos da tua cidade, porque então baixar a guarda no mundo virtual?

       Os criminosos da WEB são invisíveis, não tem rostos, mas são reais. Tão reais quanto os sofrimentos que eles causam em pessoas reais, como você e eu, e tudo isso por navegar com ingenuidade. Eu estou falando da Web "normal", aquela que nós navegamos na superfície. Agora imaginem tudo isso pelo menos dez vezes mais na Deep Web (doravante DW).

     Eu sei que não vão faltar os grupos de céticos que vivem dizendo que tudo isso é história para meter medo com a finalidade de esconder da maioria dos internautas o que realmente existe na WEB.

      Também sei que aparecerão os grupos que alimentam a ideia de que há uma espécie de conspiração (seja lá do que for) que está sendo montada dentro da WEB.

      Em meu país, eu tenho a plena liberdade de expressar o que sei e o que penso sobre algo, e acredito que podem existir outros internautas que comunguem o meu conhecimento, mas que talvez, não o possam exercê-los de forma transparente e tranquila.

      A finalidade deste trabalho é a de exatamente ampliar o acesso do internauta à WEB para que todos possam ir a todos "lugares" neste mundo virtual. Não há nada de ilegal em acessar a DW, pelo contrário, já que a mesma é parte integrante da WEB. Porém é desconhecida da grande maioria dos internautas. Crime é restringir a liberdade desta Rede Mundial que nasceu para ser livre.


       Voltando a falar de hábitos, pode até parecer clichê eu ter que fazer uma série de recomendações quanto a navegar em segurança, mas infelizmente, dado ao fato de que a grande maioria faz pouco caso disso (seja por ignorância, por dar trabalho, ou pela ingenuidade em acreditar que nada pode-lhe afetar), não tenho outra opção senão falar muito deste assunto: A segurança.

       Desaconselho o leitor a pular este assunto pois vou falar sobre muitas coisas, alias, muitas eu ainda não li em lugar nenhum (e particularmente, eu leio, pesquiso e estudo muito).

       A primeira coisa que um internauta pensa quando lê a palavra "segurança" é em um antivírus e talvez um firewall. Porém o internauta que pensa assim, não dá-se conta de que - dependendo do teu Sistema Operacional (SO) - há muitas outras coisas que podem já estar comprometendo a segurança dos teus dados e que fazem parte do teu computador, do teu sistema, do teu hardware.

       Embora sejam indispensáveis, antivírus e firewall são complementos (na minha concepção). Esses adicionam segurança ao teu PC, mas não consertam ou corrigem o que já está errado e muito menos, o que você faz de errado.

        Eu sei que ninguém gosta de receber críticas sobre si mesmo, mas tratando-se segurança, toda crítica deve ser bem vinda...

        De forma geral, as pessoas tem cada vez mais tratado o computador (seja que tipo for) como um mero eletrodoméstico, tal qual uma televisão, geladeira ou um stereo. Esse talvez seja o maior de todos os erros!

     Um eletrodoméstico é um equipamento que por definição já está pronto para usar, e os poucos ajustes que podem ser feitos, já vem pré-programados, não exigindo algum conhecimento técnico prévio do usuário. É só retirar da caixa, ligar na tomada e usar (e olha que 90% nem mesmo lê o manual de instrução)

       O computador é muito, muito diferente. Este é a mais evoluída máquina feita pelo ser humano; podem ser realizados tarefas diferentes, usando plataformas diferentes, redes diferentes com propósitos diferentes ao mesmo tempo em um mesmo equipamento. Além de ser reprogramável quantas vezes desejar-se. De forma que dois equipamentos iguais e da mesma marca mas de usuários diferentes, possam ser completamente diferentes em uso e execução.

       A partir do momento que um SO é instalado em um computador, este passa a refletir a personalidade dos usuários do mesmo. Você pode encontrar milhares de computadores iguais ao teu, com o mesmo SO, mas notará que nenhum trabalha de maneira igual (alguns serão mais lentos ou mais rápidos que o teu, apresentarão travamentos e erros diferentes do teu, etc). Algo bem diferente de uma televisão, micro-ondas ou máquina de lavar roupas.

     É confortável ao internauta quando ele "surfa" na WEB. Não há termo melhor para expressar esse tipo de navegação, pois a Internet que nós conhecemos é aquela região que corresponde a superfície da WEB. Nesta região estamos "relativamente" seguros, pois há o controle de inúmeros servidores, empresas de TI e os próprios governos de cada país, além do Comitê Gestor da Internet (no Brasil).

     Como seres humanos, nós vamos à superfície d'água para se entreter e até mesmo fazer negócios (usando pranchas, barcos, navios, etc.). Mas existe ainda muitos seres que "vivem" submersos na WEB, mas para submergir é necessário um equipamento especial, ou seja, um navegador que te permita "submergir" na WEB e voltar à tona sem trazer nenhum malware de carona.



       Uma boa analogia é a diz respeito as regras de náutica internacionais: Existem cartas náuticas e procedimentos de navegação que são levados a serio, mas quando trata-se de submergir, as rotas de navegação e regras da superfície, simplesmente não existem ou não são aplicáveis.

      Supondo que o teu computador é um barco pelo qual você navega na WEB, é óbvio que pequenas coisas, mas importantes, devem estar em dia:
        a) Teu barco deve estar livre de qualquer coisa que não faça parte do mesmo (desde que não seja indispensável) e que sobrecarregue o seu peso, o motor ou dificulte a navegação;
        b) Teu barco deve possuir todos os equipamentos em ordem e não estar com peças de qualidade duvidosas ou improvisadas;
        c) todos os componentes ou itens devem estar bem fixados e organizados de forma que estejam ao alcance de quem o navega;
        d) os itens de segurança devem estar á mão bem organizados e dentro do prazo de validade, ou seja, atualizados.

       Ok. Se eu substituir algumas palavras acima por: drives, aplicativos, apps, gadgets, plugins, registro, cache, histórico, complementos, fragmentação, arquivos temporários, logs, senhas, etc. vou estar chegando ao ponto que quero. O de perguntar: "- Você sabe mesmo cuidar do teu 'barco' ou computador?". Será que o teu 'barco' dá para transformar-se num escafandro ou num submarino, para você submergir tranquilamente pela DW?

       Pois é, tudo tem um preço e o preço da DW chama-se: Segurança! Mas fique calmo, por que você não precisará abrir a carteira para fazer isso, tudo está disponível na WEB então, vamos à obra:

       Vou começar partindo do pressuposto que o leitor seja um usuário do sistema Windows, já que é um sistema muito popular e infelizmente muito pouco seguro e estável. Vou sugerir alguns aplicativos gratuitos que são muitos bons e que eu já os usei por pelo menos 7 anos (atualmente uso o Linux, o Windows fica para eu trabalhar com manutenção ou por causa de um jogo), sou muito criterioso a este respeito, contudo, sinta-se livre para escolher o aplicativo que seja do teu agrado e eficiente para o teu Windows.

        A primeira coisa a fazer ao usuário Windows, é bem básica e deve ser feita em etapas:

        a) Etapa 01 - Limpeza.

      Isso não quer dizer que você deve apenas usar aquele aplicativo nativo em: Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de Disco.



     Este aplicativo não realiza uma limpeza completa (alias, este fica muito a desejar). Eu sugiro usar o CCleaner (aqui), baixe a última versão gratuita, instale-o e use-o. Este aplicativo permite que você personalize a limpeza de acordo com a tua necessidade.



      Este não limpa apenas arquivos temporários, mas também otimiza o Registro do Windows permitindo que uma série de "chaves fantasmas" sejam eliminadas, desafogando a memória RAM (caso você não saiba, o Registro é carregado inteiro para a RAM e todas aquelas milhares de chaves ficam sendo processadas ininterruptamente a toa prejudicando o desempenho e servindo de "mula" para algum malware).



     Eu também sugiro usar o Wise Registry Cleaner (aqui) após o CCleaner, pois este localiza outros tipos de chaves obsoletas, além de desfragmentar o Registro, diminuindo o seu tamanho e otimizando mais a RAM.

 

        b) Etapa 02 - A desfragmentação do HD

     Esqueça o desfragmentador do Windows pois dificilmente este realiza esta tarefa por completo. Eu sugiro usar o Defraggler (aqui).



     Caso o teu HD esteja muito desfragmentado, com o defraggler você pode realizar esta tarefa em partes, ou seja, você pode desfragmentar os arquivos escolhendo-os individualmente, em grupos, pela extensão, tamanho ou por pastas.

     Além de lhe dar visualmente uma ideia do estado do teu HD, fornece dados sobre a saúde do mesmo e permite procurar por problemas. Há duas opções de desfragmentação: Desfragmentação e Desfragmentação Rápida.

     A Desfragmentação Rápida, desfragmenta os arquivos sem reorganizá-los pela frequência de acesso. A Desfragmentação inclui esta reorganização.

     Dica: Como vários arquivos do Windows não podem ser desfragmentados enquanto o sistema estiver rodando, eu recomendo inicializar o Windows no modo de segurança (sem rede) ou pelo Disco de Restauração (melhor opção) pois assim, apenas o essencial do sistema estará ativo e todos os aplicativos que iniciam automaticamente (como antivírus e firewall) não estarão funcionando, permitindo inclusive que a desfragmentação seja mais rápida por haver menos processos em uso. No caso do arquivo de paginação (swap file) estar fragmentado, o Windows geralmente impede a sua desfragmentação por estar sendo usado (mesmo no modo de segurança). Neste caso o usuário pode usar um Disco de Restauração (ver menu ajuda) e iniciar o Windows pelo DVD e na tela do prompt de comando com o comando abaixo:

     c:\progra~1\defrag~1\df.exe c:
     ou c:\"arquivos de progamas"\"defraggler"\df.exe c:
    É claro, desde que o teu defraggler esteja neste local (padrão).





        c) Etapa 03 - Reconfigurar a sua rede

     Há uma brecha muito sutil que permite o teu computador ser invadido, controlado e receber malwares. De tão boba que é, praticamente ninguém dá importância. Estou falando do nome do grupo de trabalho. Entenda por grupo, a identificação que o teu computador tem quando está conectado à alguma rede, seja a rede Wi-Fi da tua casa, a rede do teu trabalho e a própria WEB.

     Desde a primeira versão do Windows o nome do grupo de trabalho é WORKGROUP, ou seja, qualquer outro computador com este mesmo nome de grupo de trabalho pode conectar-se ao teu computador de forma direta ou furtiva (isso vai depender do software hacker que o invasor estiver usando). Como praticamente quase todo mundo não muda o nome de grupo de trabalho que vem por padrão no Windows (se é que fazem ideia da existência deste), todos os usuários do Windows são presas fáceis até para hackers iniciantes, afinal todos fazem parte de um mesmo grupo de trabalho (WORKGROUP), o que torna o teu computador parte de um imenso rebanho de ovelhas esperando pelo primeiro lobo.

     Para saber o nome do teu grupo de trabalho, vá em Meu Computador, clique em Propriedades do Sistema, na parte inferior da janela está escrito o nome dele (é claro que eu mudei o nome do meu grupo para poder ilustrar aqui).


     Para mudar o nome do grupo de trabalho (ainda na mesma janela), ao lado direito, clique em Alterar configurações, surgirá uma pequena janela,


clique no botão Alterar..., surgirá uma outra janela e lá está o nome do teu grupo de trabalho.


     Minha sugestão é que você use um outro nome que não tenha qualquer identificação a você e tua família (esqueça apelidos, nome do cachorro,etc.), se possível use letras e números e não se preocupe em esquecê-lo, pois este estará sempre visível na tua máquina em Propriedades do Sistema como acabou de perceber.
 
     Agora vamos nos livrar de outra falha de segurança do Windows que geralmente está ativa por padrão. Trata-se do Compartilhamento de Rede. É quase certo que o teu Windows está com esta opção ativada, o que significa que você está dando permissão para que outro usuário do teu grupo de trabalho tenha acesso à tua máquina, impressora, etc.

       Não há real necessidade em manter ativa esta opção, a não ser que você possua uma rede particular na tua casa ou trabalho (ex: uma impressora ou fax conectado a mesma rede, de forma que qualquer usuário possa imprimir um documento da sua própria máquina). Hoje em dia equipamentos com Bluetooth e/ou Wi-Fi tornam mais do desnecessário manter ativada a opção de compartilhamento de rede, pois quem quiser imprimir ou transferir arquivos, pode fazê-lo via Bluetooth ou Wi-Fi, até por que o usuário está sabendo com que máquina este está conectado.

     Para alterar esta configuração, clique no ícone de rede na barra de ferramentas. (clique na imagem para ampliar)



     No rodapé da janela clique em Abrir a Central de Rede e Compartilhamento.


     Veja ao lado esquerdo e clique na opção Alterar as configurações de compartilhamento avançadas.



     Desative todas as opções de compartilhamento, isto lhe deixa menos visível às outras máquinas lhe dando mais privacidade.
           Um detalhe importante: A opção Ativar/Desativar descoberta de rede, fica a teu critério pois depende de como você está se conectando a WEB. Vale a pena lembrar que esta "descoberta de rede" é válida apenas para o Windows e para a máquina que você está usando. Porém omitir esta é útil caso a "tua" máquina seja usada por outras pessoas e não é do teu interesse que outros saibam qual é o ponto de acesso que você usa... Embora um celular possa denunciar que ponto de acesso é esse.



     Eu explico: a descoberta de rede pode ser indispensável a você caso a tua conexão esteja sendo feita por um roteador Wi-Fi. Se esta opção estiver desativada o teu Windows não mostrará as redes sem fio que possam estar ao alcance do teu notebook por exemplo.

     Contudo, as redes que você já acessou e salvou para conectar automaticamente estarão disponíveis. Caso você deixe a descoberta de rede desativada, você não poderá conectar-se a alguma outra rede sem fio que não foi salva.

     É por isso que eu deixo esta opção a cargo do leitor pois ela tem vantagens e desvantagens: A vantagem é que você fica invisível caso esteja usando alguma rede sem fio pública, tipo faculdade, trabalho, shopping, etc. A desvantagem (não tanta) é que você pode deixar de "conhecer" outras redes sem fio. Enfim, é uma questão de escolha pessoal. Ah sim, caso alguma rede salva tenha sido apagada ou você ache que ela não está conectando, reative a descoberta de rede, após detectá-la, salve-a e pronto!

     Agora, o mais importante - tratando-se de ponto de acesso Wi-Fi - é o teu roteador. Mesmo que na tua casa o teu computador esteja ligado à internet via cabo, mas também haja algum roteador (com certeza há), a tua conexão pode estar comprometida e o teu roteador pode está sendo usado como backdoor ou reconfigurado por cibercriminosos para levar os teus cliques aonde eles quiserem.

    É claro que dá para contornar isto, eu já deixei uma matéria sobre este assunto (aqui), mas leia todas as partes. Detalhe, o que está escrito vale para qualquer SO!

        d) Etapa 04 - Retomar o controle do Windows

     Pode até parecer piada mas não é, o usuário do Windows não faz a mínima ideia do quanto este não tem o controle sobre o seu equipamento e do quanto este está vulnerável local e remotamente. E esta "maravilha" é graças a inteligência do pessoal da Microsoft em deixar a senha do Administrador em branco!

     Bem, você deve estar perguntando-se que ao instalar (ou usar pela primeira vez) o Windows, este solicitou que você escrevesse a tua senha de administrador. Não fique triste não, você foi enganado! O que você fez foi criar a tua conta de usuário com privilégios de "quase administrador". Se você for no Menu Iniciar > Painel de Controle > Contas  de Usuários verá que o nome da tua conta mostra que você é o administrador, só que não é verdade.

     Eu não sei se isso é feito para evitar que você tenha acesso à "algumas coisas" ou para dar a ilusão de que tudo está sobre o teu controle... E caso não saiba, sempre foi assim em todas as versões (incluindo o W10)!
     Com o Windows 7 a conta do administrador "sumiu" da lista de usuários, dando-lhe a ilusão de que você é o cara.
     Agora vamos conhecer a verdadeira conta do administrador (isso é válido também para o Windows 8 e 10):

        1. Abra o prompt de comando "CMD" para fazer isso, basta digitar cmd no campo de busca do Menu Iniciar:


        2. Agora clique com o botão direito do mouse em "cmd" e depois "Executar como administrador"


        3. Digite net user administrador /active:yes , dentro do prompt de comando e depois tecle "Enter". Obs. caso o teu Windows esteja configurado para outro idioma, por ex: Inglês, substitua a palavra administrador por administrator, e assim por diante caso esteja em outro idioma.


       4. Agora e só deslogar-se e tudo ok. Bem, você pode ver que a conta de administrador vai aparecer na tela de login. Clique na figura da conta do administrador e você terá pleno acesso sem o sistema ter pedido senha (afinal ela não existia mesmo...) e então, você poderá dimensionar o quanto o teu Windows estava desprotegido! Porém, preste a atenção: Esta conta de Administrador te dá plenos poderes para fazer tudo!

     Por isso, coloque uma senha forte e diferente da que você já usa na tua conta. Use-a com responsabilidade (principalmente conectado a WEB) e somente em caso de algum problema, pois usando-a tudo é permitido inclusive a invasão de malwares...

     Lembra daquele Controle de Conta de Usuário (aquela janela pop up que perguntava se você tinha certeza que queria fazer aquela operação)? Talvez agora, ela solicite a senha do Administrador para prosseguir. Caso ainda não esteja pedindo a senha de Administrador, volte em Contas  de Usuários e retire da tua conta padrão o privilégio de Administrador.


     Para quem estava acostumado a dar só um clique para continuar, pode até parecer chato, mas a segurança sempre fala mais alto... É tudo uma mudança de hábitos.

    A princípio parece que você trocou seis por meia dúzia, mas a realidade é bem diferente: Quando a senha do Administrador  fica digamos "escondida", te é permitido realizar operações com privilégios de Administrador apenas confirmando aquela requisição do Controle de Conta de Usuário  mas (o velho maldito "mas"...), essa ilusão de que você pode em certos casos usar um procedimento como Administrador, não significa que a tua máquina está protegida! A tua senha de Administrador está em branco! Tanto é que basta um clique para realizar um procedimento como Administrador, e isso é como um cheque em branco, qualquer um (remotamente ou não) pode ser Administrador na tua máquina! 

     Um outro detalhe muito importante: A ativação da tua conta de administrador (agora com senha) ainda não impede que uma pessoa possa invadir teu computador, caso ela possa por as mãos nele (literalmente falando). Este fato é uma falha grave, senão a maior falha de segurança do Windows! Qualquer pessoa pode fazer "login" no teu Windows. Na verdade é possível com poucos cliques deixar o teu Windows (em modo gráfico) ser usado sem mesmo fazer login e sem deixar pistas de alguém andou acessando e rodando os teus aplicativos como Administrador. E esta falha é largamente publicada no YouTube e outros sites de TI, mas não ainda do jeito que eu faço...

     Como estou focado na segurança via WEB, essa falha é muito explorada no Windows, caso alguma porta de rede esteja desprotegida. Aplicativos como o Windows Media Player, Windows Movie Maker; Jogos tipo PaciênciaMinas; Paint, Word, Excel, etc. Todos utilizam portas específicas para transferir arquivos ou realizar atualizações, e crackers sempre estão explorando brechas que possam permitir o acesso remoto à pasta do sistema (C:\Windows).

     Por isso é imprescindível ter pelo menos um firewall. Esqueça o Firewall do Windows (se não quer ter a ilusão de estar protegido), prefira um firewall desenvolvido por alguma empresa dedicada à segurança de sistemas e softwares.
     Minha sugestão é usar o firewall Comodo (aqui).


     Eu sei que muita gente não gosta dos firewalls por que estes ficam interrompendo as tarefas perguntando se este ou aquele arquivo tem permissão para executá-la. Porém isso é uma meia verdade. Muitos usuários apenas resolvem instalar um firewall depois que uma bagunça foi feita na máquina. Independente do firewall, a sua característica principal é "separar o joio do trigo", ou seja, é identificar que aplicativos e conexões são válidas e confiáveis pelo usuário. Por isso, no início o firewall "bombardeia" de perguntas pela validade de todos os aplicativos já instalados no Windows (inclusive os do próprio sistema).

          
     O firewall não vai adivinhar que aplicativo, porta ou ação é válida, você é que tem que ensiná-lo. Se notar na figura acima, há uma caixa de combinação que pode ser ou não marcada. Marcada, o firewall não irá perguntar pela mesma ação ou conexão novamente (poderá mudá-la nas opções de configuração mais tarde, se quiser).

     A princípio o firewall vai liberar as portas a medida que o usuário for utilizando os seus aplicativos, já que a maioria realiza conexões a WEB para realizar atualizações ou executar alguma tarefa específica via a mesma. Pode ser até meio chato no começo, mas com o tempo você vai perceber que muitas tarefas "silenciosas" vão agora te chamar a atenção. As ações de aplicativos que você já conhece e considera seguras, você pode marcar aquela caixa de combinação e clicar em "permitir"; quando estiver instalando/reinstalando algum aplicativo ou atualizando-o, pode escolher em clicar em "Tratar como".


     Não vou explicar como um firewall deve ser usado (de certa forma, este mesmo vai te ensinar), através das requisições que este fizer, você vai passar a ter noção de que há muitas coisas acontecendo no teu sistema e que se você quiser ter o domínio do mesmo, tem que habituar-se a ver o que este faz (ou fazia) "escondido".

     Eu não poderia simplesmente começar a mostrar a DW sem antes ter a certeza de cada leitor pelo menos, está mais seguro e organizado na superfície da WEB.

     A DW é uma parte da Internet que não há aquela fiscalização da superfície e não é diretamente acessada pelos navegadores usados e conhecidos por nós como uma página qualquer, embora seja constantemente vigiada pelas autoridades de muitos países.

     É uma espécie de um "outro mundo virtual" mas que existe junto a este (Internet), separados por uma linha tênue, muito tênue. A
DW (embora virtual) cria conexões perigosas no mundo real. A propósito, quem submerge na DW acessa a superfície que é a Internet que nós mal conhecemos, mas a recíproca não é verdadeira! Tem mais. Nenhum controle há na DW, nem mesmo os antivírus navegam por lá (estes são inúteis devido esta parte da rede ser completamente criptografada), a única utilidade destes está restrita a tua própria máquina, ou seja não tem como verificar se uma URL é segura. Mas é lá que as pragas são criadas e lançadas na superfície o que quer dizer que o teu melhor antivírus apenas tem noção das pragas que estão na superfície e se estas já foram identificadas, estudadas e criado-se uma "vacina" para as mesmas... Então, não confie na tua Máquina Virtual (MV) assim tão cegamente (tanto faz se você usa 2 ou 3 MVs quando acessa a DW), a tua placa de rede é a mesma! Ou seja, ambos os dados da superfície quanto da DW estão trafegando na tua placa de rede e controlados pelo processador. Um bom cracker pode corromper algum drive da tua placa de rede, acessando-a pela superfície e destruindo o teu anonimato antes dos dados da placa de rede chegarem a tua MV.

     Por isso, navegar, ou melhor submergir por lá indiscriminadamente é perigoso, para a tua máquina, e para os teus dados pessoais. Uma coisa é certa: usar o
Windows para ir a DW é suicídio, embora muitos ignorem este fato por não não conhecerem o Windows por dentro.

     Os malwares daqui são sardinhas, lá são tubarões. Qualquer versão do Windows é prato feito para os crackers. Mas você não precisa trocar de sistema para isso, basta usar um outro SO sem desinstalar o teu Windows...

     Ok, eu sei que não sugeri nenhum antivírus (será que eu precisaria?). De acordo com uns testes feitos no Brasil, os melhores antivírus pagos e gratuitos de 2016-2017 você pode assistir os respectivos vídeos nos links abaixo.

  •     Antivirus gratuitos (aqui);
  •     Aintivirus pagos (aqui).


    Pelo fato dos antivírus serem mais populares e praticamente não precisarem de uma "ajuda" para usá-lo, fica a teu critério o qual é melhor para você, mas é sempre bom lembrar que as versões pagas são mais eficientes por abrangerem mais ferramentas para os mais diversos serviços online. Contudo, sendo o teu antivírus pago ou gratuito, não esqueça: Sempre mantenha o teu antivírus atualizado, e pelo menos uma vez por semana, faça uma varredura completa!

     Agora, procure seguir as minhas dicas de segurança e instalar os aplicativos essenciais para o teu próprio bem e alterar as configurações do teu Windows e do roteador (esqueceu deste né?), leia (aqui) como fazer. Na próxima parte eu vou te ensinar as vária formas seguras de adentrar na DW, o que de melhor (e atualizado) você pode encontrar na superfície para fazer isso.



(continua) (rever parte 01)