sábado, 27 de junho de 2015

Dicas para usuários Windows - Aplicativos (parte 04)


Vivendo sem o Windows Explorer

    Tem certas ocasiões que você não vai poder usar o Windows Explorer (WE), e geralmente isto ocorre quando você tem que trabalhar diretamente no prompt de comandos, através de um Disco de Restauração ou iniciando o teu Windows no Modo de Segurança com prompt de comando, ou seja, usando o velho e bom DOS.


    Se este é o teu caso, provavelmente você está fazendo alguma manutenção para fazer o teu Windows voltar a trabalhar com a interface gráfica ou está realizando algumas operações cruciais como a recuperação ou correção dos teus dados no HD e até mesmo a desfragmentação de discos via DOS que é mais rápida - pois menos recursos são usados e sobra memória e desafoga o processador para dedicar-se a este fim.

    Enfim, ainda nos anos 90, todo mundo que usava o Windows, começava e aprendia a dominar o básico do DOS, pois descobria que este é fundamental para resolver problemas aparentemente sérios com poucas linhas de comandos. A galera de hoje (geração "Z") que acha-se "evoluída", vive gastando dinheiro levando o PC para manutenção por desconhecer o básico do DOS e tornou-se escrava da interface gráfica.

    O DOS não foi entrando em desuso por falta de eficiência, mas por culpa da própria Microsoft que foi escondendo-o cada vez mais (assim como muitos aplicativos do sistema), pois a galera usava o DOS para driblar as "restrições" ou omissões do Windows usando a interface gráfica.

    O que fazia-se antes no Windows (ainda pode-se, é claro), era algo muito próximo ao que os usuários Linux fazem ainda hoje, e graças a Microsoft foi criando-se aquele mito de que o Linux é um sistema complexo que ainda precisa usar linhas de comando! Todo usuário Linux sabe que usar a linha de comando em muitos casos é mais prático e rápido! Mas isso vale tanto para o Windows quanto para o Linux, porém como o Windows não é um software livre, a Microsoft já estava cansada de ser "passada para trás" pelos usuários que dominavam o DOS e invalidavam todas as restrições que a interface gráfica tinha, além de habilitar muitas outras "funções" que não estavam disponíveis.

    Desde o Windows 95 você sempre pôde usar múltiplas Áreas de Trabalho, mas a Microsoft nunca habilitou-as no Painel de Controle, e tudo isso, porque nesta época a Microsoft vivia em guerra com o Linux, fazia propagandas pesadas criticando tudo o que podia haver no Linux e escondendo todos os erros e bugs do Windows (bem, esta até que tentava...). Por isso a Microsoft não habilitou as Áreas de Trabalho para não parecer-se com o Linux, afinal este recurso é usado nas variantes do UNIX, o que inclui o Macintosh, e como Bill Gates roubou as "janelas" da Apple, usar este recurso era meio que admitir "- Foi sem querer, querendo...".

    Mas não precisa fazer cara de choro não. Use o Multi-Desktops pois este micro aplicativo vai te disponibilizar 4 Áreas de Trabalho  para você usar! Pegue-o na minha nuvem, já zipado e pronto para rodar sem precisar instalar (aqui), apenas descompacte-o na pasta de tua preferência ou em um pendrive para fazer charme no PC dos seus amigos. O Multi-Desktops ficará na Área de Trabalho  como uma janela suspensa (arraste-a para um lugar mais conveniente) com as 4 Áreas de Trabalho  para você mudar de uma para outra quando quiser. Clique com o botão direito para fechá-la ou defini-la sempre visível ou não.   

    E já vou logo dizendo que usar o DOS não implica em conhecer linguagens de programação, o DOS é um conjunto de comandos - que na verdade são aplicativos - que possuem parâmetros ou digamos, um tipo de sintaxe na hora de escrevê-los, algo tão simples quanto usar um editor de textos e mais fácil que usar uma planilha eletrônica.

    Contudo, as vezes o usuário precisar navegar pelos diretórios - seja para verificar se está faltando algum arquivo, ou utilizar algum arquivo de forma gráfica, porém se o usuário inicializou o Windows via prompt de comando então ele não vai conseguir chamar o WE. Pode até tentar mas não vai adiantar. Contudo tem um gerenciador de arquivos alternativo, o CubicExplorer.


Este pode ser encontrado facilmente na internet, mas para usar você tem que instalá-lo (algo que nem todo mundo gosta de fazer), e por tratar-se de uma necessidade temporária eu deixei então o CubicExplorer na minha nuvem, já zipado e pronto para rodar sem precisar instalar, é só descompactar para um pendrive ou qualquer pasta que desejar no HD e rodar, afinal este tem menos de 2MB (aqui)




    O CubicExplorer também tem umas "ferramentas" que batem o WE, pois reúne num mesmo aplicativo, tocador de áudio e vídeo, visualizador de imagens e textos simples, além de ser personalizável.


    Nestes casos você pode tocar as suas músicas ou vídeos numa pequena janela (Quickview), podendo redimensioná-la ou na área principal da janela ou ainda em ambas!

  
    Na verdade, você pode deixar um clip tocando num canto e visualizar arquivos diretamente sem precisar ainda abrí-los.


    Bem, já deu para ver que o CubicExplorer é uma verdadeira mão na roda na hora de fazer uma manutenção via prompt de comandos e ainda poder curtir um som enquanto aguarda o seu programa em DOS terminar o trabalho. Espero que goste.