sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O Eu & eu (parte 04)






51. Eu sei que tens acompanhado as minhas dúvidas e todos os meus pensamentos… É tanta coisa que tenho para perguntar que nem mesmo eu sei por onde começar…

Não importa a ordem, todas as tuas perguntas irão esbarrar na mesma causa…

52. Como é Deus?

Praticamente igual a vós e a qualquer de seus infinitos filhos e filhas da Sua criação…

53. Quer dizer que Ele é humanoide?

Eu falei: “da Sua criação”. A humanidade é apenas uma parte e importante “engrenagem” desta criação, mas sozinha não é nada. O que o ser humano é ou pode vir a ser, depende do que ele consegue aprender com o que há na criação. O ser humano é uma expressão de Deus, e a sua autoconsciência é a forma de aprender a reconhecer a sua verdadeira natureza.

54. Vamos com calma... Você quer dizer que um dia vamos saber que somos Deus?

Deixai eu vos relembrar: Deus é mente, é infinito, eterno e é vida. E em Sua mente, tudo o que você conhece ou desconhece já existe em perfeição e harmonia. Portanto, todos os seres tem a essência do Criador (a grande maioria não está consciente da mesma) e por isso há essa natural e lógica busca de “identidade” com o Criador: Chame-a de fé, esperança, espiritualidade, unidade divina, etc. Qual é a forma da mente? Resposta: Essa é a forma do Criador! Simples não?

55. Então a nossa verdadeira forma é mental?

Exatamente.

56. Pera aí… Como a minha natureza que está dentro de mim está também fora de mim?

Tudo o que há na criação é mental. Algumas “partes” da criação possuem esta autoconsciência para a própria subsistência da criação.

57. Então o ser humano não possui mente?

É logico que possui. Apenas não confundas mente com cérebro. Há apenas uma única mente: A mente de Deus. Você e qualquer outro ser são responsáveis (cada um) por uma “parcela” desta Mente Divina. Por isso Ele é onisciente, onipresente e onipotente… Cada um de vós possuem uma imensa responsabilidade na manutenção da criação.


58. Mas a criação já não está pronta?

É claro que já está. Quando vós cuidas da vossa própria vida, vós estais cuidando da criação de Deus. Vossa verdadeira vida não limita-se ao que vos fazes no Planeta Terra. Cada pensamento teu, cada ato, molda a criação como um todo. Há uma frase que diz: “a fé move montanhas...” E eu vos digo: O pensamento move galáxias! Quando vós pensas, Deus pensa! E esse pensamento vale para toda a criação…


59. Cara tu sabes meter medo! Com todas essas guerras e violências, essa criação não vai durar muito…


Apesar do sofrimento que as guerras e a violência causam, elas fazem parte da evolução humana no processo de autoconsciência. Já parou para refletir que a vida na Terra só é possível graças as violentas explosões nucleares do Sol? Mas toda essa violência é essencial para o equilíbrio cósmico e manutenção da criação de Deus. Procure olhar para si mesmo como uma estrela repleta de turbulências, mas que está aprendendo a irradiar como resultado de todos esses conflitos, luz, vida e amor…

60. Como pode então a guerra e a violência serem necessárias à evolução humana ou a essa manutenção da criação de Deus, se ambas são antagônicas à lei do amor?

Eu disse “fazem parte da evolução humana”. Todo o ser humano tem o livre arbítrio, e a guerra e a violência são escolhas humanas que só sustentam-se na ignorância da autoconsciência humana e do verdadeiro poder e papel que a mente humana tem. E essa insegurança pessoal busca a sua afirmação na aplicação estupida da força bruta e da ilusão de controlar o seu semelhante. É por isso que as gueras não sustentam-se.

61. Então está difícil pois eu ainda não conheci um período da humanidade em que não houvessem guerras e violências. Como livrar-se de algo que só causa mais ódio e reabre novas feridas na forma de violência?


O conhecimento é o maior poder que a humanidade pode usar e através do mesmo, realizar tudo o que precisa. O conhecimento é a aplicação prática do amor de Deus. Não existe amor cego ou amor burro, o amor é pura sabedoria, é algo muito maior que um simples sentimento de empatia, apego ou luxúria pessoal. Por detrás de toda a ordem e sistema do Universo com as suas suas leis imutáveis, há o amor que sustenta todo esse maravilhoso esquema que é a criação.

62. Então ainda vai demorar muito para a humanidade toda ter acesso a educação…


Não há pressa no esquema da criação; tudo tem o seu lugar e o seu momento. O conhecimento que vos falo não é o de simplesmente obter um diploma. A verdadeira sabedoria não possui títulos nem diplomas; ela já existe no âmago de cada ser humano, sempre disposta e atenta a tudo o que cada pessoa faz e sempre tem as respostas para todas as dúvidas mesmo antes de perguntar.

63. Já notei isso… e ainda não me acostumei. Mas se eu pensar por aí, não são muitos que fazem o uso do próprio Eu…


Na verdade, são milhões como tu. Contudo sabes que só chegastes à mim graças as tuas buscas ainda bem jovem e a prudencia de manter-se neutro na tua caminhada de autoconsciência. Tu só soubestes de mim quando estavas preparado.

64. Ainda assim isso é algo que vai levar muito tempo para a humanidade compreender…

Nem tanto, muitos aborígenes já contemplam essa sabedoria, mesmo sem nunca terem ido à uma escola. Foi através da reflexão ao contemplar a natureza sem dogmas, crendices e preconceitos que eles perceberam o papel da criação de Deus. Não importa se a simbologia usada por cada um é estranha ou diferente, cada um sabe que a sua mente é parte deste Universo e que trabalha com Ele.

65. Quer dizer que trabalhamos com Deus?

Todos sois construtores mentais, já não vos disse que quando tu cuidas da vossa própria vida, vós estais cuidando da criação de Deus mesmo que nem vos dê conta disso?...


66. Quer dizer que nós mesmos atrasamos essa autoconsciência por causa do conhecimento que temos ou do que chegamos a conquistar?

Não confundíeis. Não é o conhecimento que atrasa à vossa evolução, pelo contrário! É a vaidade humana que cega a simplicidade do aprendizado. Hoje todos tem mais informações do que suficiente para viver em paz e harmonia, porém há menos reflexões a respeito das mesmas… Muito publica-se diariamente, mas a quase totalidade de tudo isso é apenas a opinião pessoal de alguém ou de um grupo. O resultado é um turbilhão de contos, fantasias e até mesmo ficção na forma de interpretações pessoais sobre algum princípio, fato científico ou religioso. Muitos passam a acreditar em algo simplesmente pelo fato de quem os enuncia tem algum título, cujo o valor alimenta apenas a vaidade de quem o possui. Não há verdadeira sabedoria sem a devida contemplação e reflexão. O conhecimento científico sempre será um Norte para à evolução pessoal, desde que não o seja desvirtuado, como muitas literaturas o são apenas para satisfazer objetivos pessoais.


67. Não me deixastes escolhas senão abordar sobre tantas literaturas ditas como arcanas, místicas, mágicas, ocultas, templárias, proféticas, ufólogas, etc… Com tantas publicações e documentários ora coincidentes, ora contraditórios… Como encontrar um Norte no meio desse caos?

O caos não está nas publicações e documentários (eles cumprem o seu papel), mas no comodismo do ser humano e na sua preguiça mental. Hoje a humanidade lê muito mais do que no passado, contudo reflete menos sobre o que lê. E isso deve-se a abundante tecnologia da informação que fornece ferramentas de pesquisas. Isso tem feito as pessoas confiarem no conteúdo de um resultado de pesquisa como real ou verdadeiro. Ou seja, as pessoas confiam mais num algorítimo do que na própria reflexão pessoal. Para muitos pensar é trabalhoso, então muitos recorrem à soluções fáceis num clique ou toque.

68. Mas existem assuntos que já atravessam milênios… não deve-se dar um crédito a estes pelo tempo que sobreviveram até hoje?

Não é a sobrevivência de um antigo assunto ou literatura que faculta-o à veracidade. O genoma humano é matéria recente e de inquestionável veracidade. Não é o tempo que confere a veracidade à alguma coisa, mas sim, à sua aplicação pratica na vida. Nem tudo que serve para vós, tem o mesmo valor ou aplicação para outrem. A tua consciência da criação apenas existe para ti. Acaso consegues pensar e sentir com o cérebro de outrem?

69. Então tudo o que sei e sou consciente, existe apenas para mim?

A sabedoria é a mesma para todos. Mas a consciência e a prática do saber é exclusiva de cada um…

70. Como bilhões de práticas pessoais podem refletir a mesma sabedoria?

Acabastes de responder com a vossa própria pergunta. Um exemplo: Todos podem usar um pequeno espelho para refletir a luz solar; alguns a usarão para fazer uma fogueira; outros a usarão para iluminar um ambiente aonde a luz solar não penetra diretamente; outros a usarão para transmitir mensagens; etc. Mas ninguém irá alterar a natureza da luz ou a essência da mesma que permite manipular a luminosidade, coloração, calor, intensidade, direção,etc…

71. Então jamais eu saberei qual é a essência das coisas?

Qual é a essência da água? Não refiro-me a sua molécula H2O, mas sim na essência que há por trás da composição dessa molécula e de suas propriedades quânticas. Podes aprender e aplicar infinitos conhecimentos com o uso da água, e ainda assim, a essência da mesma nem te será importante neste aprendizado. O mesmo aplica-se à qualquer coisa que há na criação, pois a essência de todas as coisas é a mesma. Tu mesmo és fruto dessa essência.


72. Queres dizer que essa essência é Deus?

Apenas dir-vos-ei que é um atributo da Mente Divina. A forma de todas as formas; a frequência de todas as frequências; o sopro de todas as vidas…

73. Algum dia iremos conhecê-Lo

Recorre-vos ao silêncio do âmago do teu ser. Deus não faz apresentações públicas, Sua criação é a prova inquestionável de que a Sua presença sempre esteve constante e perto de todos. Aprenda a usar a mente e explorar o seu potencial… Ela não é um acessório, mas a direta conexão com Ele.

74. Como então irei reconhecê-Lo?

Quando sentires toda a criação dentro de vós, sabereis que é Ele… nenhum verbo será capaz de descrevê-lo; todas as imagens serão efêmeras; nenhum som será mais belo que o silêncio que ouvirás… E cada lágrima que escorrer pelo teu rosto, as sentireis repletas do Seu amor; teu coração baterá como nunca o fez antes, e uma imensa calma e paz tomará o vosso ser. Esse dia chegará para todos, cada um no seu devido tempo, e o sigilo desse “encontro” será imperceptível aos outros e impronunciável por toda a vida.


75. A partir desse dia, a vida que eu conheço e o que eu pude aprender deixarão de fazer sentido?

Muito pelo contrário! Sabereis reconhecer os caminhos que te levaram a Ele e os esforços que desprendestes em procurá-Lo dentro de vós e não ao redor de vós. A partir daí, sabereis equilibrar o conhecimento que obterás dentro e fora de vós. Compreendereis as diferenças, tolerareis a ignorância e perdoareis a estupidez… Pois vereis que já fostes assim, e outros fizeram o mesmo convosco em silêncio.

76. Queres dizer que esse “encontro” é na verdade o tão falado arrebatamento?
Exato.

77. Pera aí… Então esse arrebatamento não é algo coletivo, tipo vai todo mundo de uma vez… Ou é um evento pessoal?

Já esquecestes que não há pressa no esquema da criação? Tudo tem o seu lugar e o seu momento! Já parastes para refletir que o tempo de Deus não é necessariamente igual ao vosso ou do vosso semelhante?

78. Mas Jesus disse que todos iriam ser salvos e que ele viria arrebatar os filhos de Deus… Isso não parece a mesma coisa.

Relembrando: Jesus mesmo justificou-se por ensinar através de parábolas – Ele sabia que temas abstratos e de profundidade intelectual e psíquica, deveriam ser levados à reflexão por cada ouvinte. Que instrumento mais belo e simples para ensinar sobre a Criação de Deus, do que estórias - cujo conteúdo adequava-se a realidade da época vigente e a simplicidade do povo que vinha de longe, apenas para ouvir.

79. Então todos estão entendendo tudo errado?

Se for através da reflexão das parábolas não. Mas se for através da leitura literal das mesmas, sim. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Ou seja, pelo caminho dele (perdão, amor ao próximo e caridade). Nem Jesus, nem ninguém pode saber quando este momento acontecerá à cada um, pois este vai depender da busca e evolução individual de cada um; cada um traça o seu próprio caminho e somente quando estiver preparado saberá. Em verdade vos digo, todos terão o seu dia de contemplação. Cada um no seu próprio tempo, o tempo de Deus e não o tempo dos homens e mulheres.

80. A ideia que sempre me passou é de que quando este momento chegar eu (e todos) deixaríamos esta vida e viveríamos em plenitude… Mas o que dizes é algo que acontece aqui e permanecemos ainda neste mundo conturbado, até parece uma propaganda enganosa…


Vós já esquecestes das palavras: “O Reino dos Céus está dentro de vós”? O mundo que vos serve de escola não irá vos abalar quando conquistardes a iluminação cósmica que tanto buscas, pois sempre podereis recorrer à vossa essência interior onde reina a luz, a paz, a verdade e o amor de Deus. Conhecereis a dualidade do vosso ser e notareis a ilusão de tempo e espaço que os vossos sentidos físicos vos fizeram acreditar serdes reais.

81. Então ainda estarei por aqui na Terra?

Conhecereis um “novo mundo” que à medida do tempo, tornar-vos-á cada vez mais familiarizado e aconchegante. Aprendereis a equilibrar o que buscas “fora” de vós e “dentro” de vós. Um dia percebereis que “dentro” de vós nunca mudastes, apenas parecereis diferente “fora” de vós.

82. Queres dizer que o ser humano é um ser múltiplo?

Não confundíeis. Toda a humanidade e todo o resto da criação concebível ou não por vós é dual em essência e trino em manifestação.

83. Complicou… Queres dizer que sou feito de dois e ajo como três? Então, eu sou no mínimo bipolar ou esquizofrênico…

Relembrando: Deus é mente, é infinito, eterno e é vida. E em Sua mente, tudo o que você conhece ou desconhece já existe em perfeição e harmonia. Deus e uno, dual em essência e trino em manifestação (assim como toda a Sua criação). Contemplai a natureza e o Universo e vereis e reconhecereis a dualidade que há em tudo! Seja visível ou não, tangível ou não, perceptível ou não… Toda causa é binária e todo efeito é trino. Encontrareis abundantemente essa relação entre a dualidade e a trindade em todas as literaturas.


84. Queres dizer que tudo o que temos consciência é o resultado de diferenças?

Não poderias resumi-lo melhor!

85. E qual é o propósito de ser assim?

Permitir que um dia vós contempleis quem realmente sois e porque sois. Lembrai-vos da parábola do semeador? É disto que ela fala…

86. Pensei que a parábola do semeador tratasse da fé e/ou da compreensão dos ensinamentos de Jesus.

Por isso é uma parábola. O que é velado está oculto nas entrelinhas. É através da reflexão que o véu da trindade é levantado e a dualidade é contemplada…


 (continua, aguarde)