terça-feira, 4 de abril de 2017

Deepin


   Deepin (anteriormente Linux Deepin, Hiweed GNU / Linux) é uma distribuição baseada em Debian (foi baseada no Ubuntu até a versão 15 lançada no final de 2015), que visa fornecer um sistema operacional elegante, fácil de usar e confiável. Esta não inclui apenas o melhor que o mundo de código aberto tem para oferecer, mas também criou seu próprio ambiente de desktop chamado DDE ou Deepin Desktop Environment, que é baseado no kit de ferramentas do Qt 5. 

    Deepin concentra grande parte de sua atenção no design intuitivo. Suas aplicações caseiras, como Deepin Software Center, DMusic e DPlayer são adaptadas para o usuário médio. Sendo fácil de instalar e usar, Deepin pode ser uma boa alternativa Windows para escritório e uso doméstico.

   Então vamos lá: 

    O Deepin é uma distro visualmente simples e bem limpa, mas isto não quer dizer que seja uma distro "meia-boca" ou que fique a dever, pelo contrário.

    Como sempre tratando-se de Linux, há "sabores" para todos os gostos, e tem muita gente que quer uma distro simples, prática e sem muita frescura, mas com todo o poder que uma distro baseada em Debian pode fornecer. E é isso que o Deepin faz!

    Como dito antes, o Deepin traz o seu próprio ambiente de desktop DDE, e como todo usuário Linux já deve saber, "ambiente" está mais para "perfumaria", pois os aplicativos que esta distro trás são muito bons.

    A instalação é fácil e amigável, portanto não há necessidade de mostrá-la aqui.

    Logo de cara dá para perceber que o lançador do Deepin é no estilo dock bem conhecido por muitos usuários principalmente do OS X


    O lançador (ícone à esquerda do dock) possui duas formas de apresentar os aplicativos. Vejamos então.


    Na forma acima,todos os aplicativos serão mostrados, e se forem em número maior do que podem ser mostrados uma barra lateral aparecerá para deslizar a tela. Esta forma é ideal quando o usuário não usa muitos aplicativos e pode ter acesso a todos os aplicativos numa só olhada.


    Esta outra forma já mostra os aplicativos divididos em categorias, o que é muito útil quando se tem muitos aplicativos.

    Independente disso, o usuário pode adicionar ou remover os aplicativos preferido no próprio dock. E falando no mesmo...


    Basta clicar no ícone para ter acesso às informações como no caso dos dispositivos instalados.



    O mesmo vale para as redes sem fio...



    Detalhes sobre a data e hora. A lixeira e o botão de desligar já são bem óbvios.



    O gerenciador de arquivos é bem limpo e prático. Não gostou? Reconfigure-o ou instale outro do seu gosto, afinal aqui é Linux.

    E o resto? Bem, com um único clique no botão direito do mouse, na área de trabalho você chega lá!



    E é aqui que você acessa bem rápido as configurações do sistema.



Mais prático que isso não tem. Cada ícone da coluna tem diversas opções de configuração, desde os dados do usuário até a atualização do sistema para quem não gosta de usar o Shell.

    Pois é galera, o Deepin não é um Linux "xinguilin", apesar de ser uma distro chinesa, não fica nada a dever pois usa um novo ambiente e é original!

    Baixe-a (aqui).

    Espero que tenham gostado!