domingo, 7 de junho de 2015

Deep Web, o filme (documentário)





    Lançado um documentário sobre  a Deep Web. Um documentário que explora a ascensão de uma "nova" Internet; descentralizada, criptografada, perigosa e desafiando as leis.

 É claro que não vai contar tudo mas pelo menos, não é um vídeo como muitos no YouTube que fala mais das bizarrices ou de como deve-se fazer para configurar ou baixar o Tor, Tails, Freenet, I2P, etc.

    Contudo, não é um filme de suspense ou ficção no estilo de "A Rede" ou "Matrix". Na verdade passa a maior parte como uma "propaganda solitária" sobre a inocência do administrador do site Silk Road Ross Ulbricht, também conhecido como Dread Pirate Roberts. Todos sabem que o SR chegou a ser o maior mercado negro online na venda de  drogas, sem contar o que rolava além disso.

    Pois é, ainda que meio patético ver neste documentário a inútil mas compreensível luta de uma mãe pela absolvição de seu filho, como se houvesse diferença entre vender drogas no mundo real  e online. Também muitos movimentos e simpatizantes do software livre, da liberdade e privacidade na internet, na minha opinião meio que misturaram muita coisa.

    Crime é crime, seja na vida real ou virtual. Eu defendo mesmo o direito a privacidade e até ao anonimato, desde que estes não violem nenhuma lei. Usar a tecnologia como ferramenta para o cometimento de um crime não é muito diferente de usar uma criança para o mesmo propósito.

    Muitos que não gostaram dos resultados obtidos pelas autoridades, e da própria justiça, assim reagem pela "perda" da facilidade em comprar drogas. Nesta inversão de papeis, os dependentes químicos nem percebem que eles são vítimas dos traficantes - e da própria estupidez. Por que ainda o ser humano acredita que deve depender de substancias que alteram o seu estado de consciência?

    Com tanta coisa boa no mundo, tantos lugares belos e povos maravilhosos, pra que enganar o próprio cérebro se a vida vai continuar do mesmo modo?

    Se tem algo de positivo neste filme, é o de mostrar que não importa o que você é ou faz. Mas se escolher a vida das drogas e do mercado por detrás destas, você só tem dois caminhos com um fim bem próximo: A cadeia e/ou a morte.


    Então pegue a pipoca e divirta-se!

Escolha qualquer um dos links abaixo.