sábado, 16 de janeiro de 2016

Netrunner


Como eu já havia mencionado antes, esta distro Linux vai digamos servir tanto para completar a última distro popular, o Metamorphose como muitas outras distros que usam o ambiente Plasma. Digamos que o Netrunner é um tipo de "irmão" do Metamorphose pelo fato de ambos terem muitas coisas em comum, ou seja, neste caso ambos usarem o mesmo ambiente gráfico KDE e a sua área de trabalho Plasma e por também vir com o gerenciador de janelas Compiz (que dá aquele toque 3D).

    Na verdade, as diferenças entre o Metamorphose e o Netrunner são quase sutis, mas ambas distros são completamente diferentes. Esta versão do Netrunner é a 16, e entre as distro que eu uso esta é a principal.

    Para o usuário Windows que sente aquele frio na espinha quando ouve a palavra Linux, fique tranquilo pois o Netrunner é até mais fácil que instalar o Windows, e até mais rápido por sinal.

    Eu sei que tem várias distros Linux fáceis e práticas tanto para instalar quanto para usar, e vai haver tempo para eu dedicar um espaço aqui para cada uma, mas como eu já mencionei, eu não sou maluco de querer mostrar todas, pois são centenas de distros, isto sem contar os novos lançamentos de novas distros Linux ou novas versões das já existentes.

    O foco principal aqui é o de mostrar distros Linux que não ficam nada a dever ao Windows  e OS X e que são tão (ou mais) amigáveis do que estes.

    Tal como o Metamorphose o Netrunner vem com um terminal no estilo Drop-Down o que agrada muito quem gosta de realizar tarefas usando o Bash. E como já deu para ver, muita coisa aqui você também vai encontrar no Metamorphose. Por isso eu não falei tanto antes - já pensou em ler as mesmas coisas de novo?

(clique nas imagens para ampliar).




    Eu sei que de forma geral há muita coisa em comum em relação a uma distro e outra, tratando-se de Linux. É mas nem tudo é tão igual assim, e eu sei que muita gente não sente-se seguro com tanta diversidade. Muita gente vê o Linux como um Sistema Operacional (SO) camaleão aonde não parece existir compatibilidades entre as distros, e é aí que muita gente engana-se. Todo mundo olha mais para o visual, mas este visual é apenas uma casca que o usuário tem a liberdade de brincar com o mesmo e deixar o próprio Linux com a cara do usuário.

    Se você baixar um pacote (mais conhecido como setup no Windows) de algum aplicativo Linux (não importa se este pacote é .deb ou .rpm - existem conversores de um tipo para o outro, se necessário), este vai poder ser instalado e rodar independente da distro Linux (ou mesmo uma distro BSD), os problemas de incompatibilidade são mínimos, algo que a Microsoft ainda não aprendeu (o pessoal de lá parece que perdeu esta cartilha).

     Uma coisa é certa, o que não falta no Netrunner é a elegância no seu visual. Nesta versão, o tema foi Egípcio o que muito agradou-me deveras.


     Se clicarmos com o botão direito no Lançador ou Menu K, (Menu Iniciar no Windows) do Netrunner, vamos ter as opções semelhantes ao Metamorphose.


     Em Alternativas... podemos mudar  como queremos que o nosso Lançador apresente-se. Agora, clicando-se com o botão direito na Área de Trabalho, semelhante ao Windows vamos obter várias opções.


     Indo na última opção, abrir-se-á esta janela:


    Calma que estes são apenas alguns papeis de parede, caso você queira colocar um teu, clique no botão Abrir... e vá até o teu arquivo de imagem ou vídeo desejado, mas se mesmo assim, você não está satisfeito, clique no botão com uma estrelinha e aí você vai poder baixar uma infinidade de papeis de parede de tudo o que é tema (o mais provável  que você vai gostar de muita coisa...) e é tudo de graça!

    Lá em cima, tem três opções que eu já citei sobre o Metamorphose e você pode aplicar a combinação destas três para cada área virtual de trabalho.

     Clicando à esquerda em Ações do mouse você poderá definir como este deverá trabalhar. As opções são muitas, mas se a que você quer não existe, adicione!


     Localização refere-se a pasta (ou diretório) que você quer definir como padrão. No Linux o padrão é Home. Não gostou? Escolha outro lugar, e caso você tenha feito um dual boot com o teu Windows, você pode definir esta pasta por exemplo, como a pasta Documentos da tua conta no Windows que você já está acostumado a ver quando abre o Explorer. Ou seja, você pode continuar a "sentir-se em casa" usando o Linux.

    Aqui você vai determinar como os ícones irão aparecer. Tem gente que não liga muito para isso, mas tem gente que gosta que os ícones tenham uma apresentação bem pessoal, então, brinque à vontade.



    Filtro é a forma como você quer que sejam exibidos no Dolphin (gerenciador de janelas) os arquivos que você tem. O padrão é mostrar tudo, e eu acredito que depois de um bom tempo de uso você não queira que certos tipos de arquivos apareçam por serem arquivos que você não dá muita bola, mas que precisam estar lá.



     Nesta versão 16 do Netrunner surgiu esta opção Ajustes, e é mais uma opção experimental para quem gosta mesmo de personalizar. Você só vai saber experimentando...




     É provável que depois de sair da configuração área de trabalho do Netrunner surja esta janela.



    Os Widgets do Linux são muito bons e seguros. No canto direito do Painel (Barra de Ferramentas no Windows). 

(Clique para ampliar)


    Clicando-se no ícone de uma chave de boca, há mais outras opções para deixar o teu Linux do teu gosto (vá acostumando-se).
 


     Agora clicando-se no Painel com o botão direto,






    Em Painel Options, você pode escolher...


    Add Widgets... e vai aparecer uma lista que pode ser exibida pelo tipo de aplicação de cada widget. Ah! Esta lista pode ser na vertical ou horizontal, em cima, em baixo...



     Obs. O hieróglifo seguido do símbolo do Netrunner é o número 16.

    Mudando um pouco o visual do Netrunner eu falo agora do Muon que também está presente no Metamorphose. O Muon é algo similar a Central de Programas Ubuntu, porém mais bonito (minha opinião). No Muon tem muita coisa para você baixar, usar, testar, comparar, instalar e desinstalar à vontade e sem deixar lixos no sistema (como o Windows faz).



     Você pode digitar direto na caixa de pesquisa (nem precisa saber o nome), por exemplo "navegador", "browser", "HTML", "firewall", "mixer", etc. ou se quiser ir direto ao tipo de aplicação, tem 14 grupos de aplicações, além dos rankings de popularidade e classificação, tanto no geral como em cada grupo. Mas as tuas opções não ficam só aí no Muon, esqueceu do Synaptic? Isto se você não optar por arquivos Windows, aí entra em jogo o Wine...

    É provável que apareça um aviso pedindo a atualização do Kubuntu que é um projeto derivado do Ubuntu, e este do Debian.




O Netrunner é baseado no Kubuntu, e você sabe como é que é: Segurança é tudo! Mas também não precisa ficar paranoico, você pode atualizar o Kubuntu depois com calma (afinal é só dar mesmo um clique...).

    Se esta distro tem algum defeito (se é que pode-se "classificar" assim), talvez seja por esta vir com muitos, mas muitos programas. É uma distro que rodando, o processador fica na casa dos 2% (com internet) e talvez se estiver muito "estressada" chegue aos 10%... É mole?

    O Netrunner tem uma característica que pode ou não agradar o usuário que chega do Windows ou que está mudando de distro, para mim é coisa boba, mas tem gente que importa-se. É o seguinte, se você for no Menu K e clicar em Desligar, não vai surgir uma mensagem do tipo "Tem certeza?", o mesmo vale para reiniciar, deslogar, suspender ou bloquear! Ou seja, se você escolheu por reiniciar o sistema, já era! não tem como cancelar! Contudo, se você faz questão de ser notificado antes, basta configurá-lo para isso.

    Então vá ao Menu K e clique no ícone superior (já vem favoritado) que corresponde à Configurações de Sistemas.

    Tal como na imagem abaixo:





    Feito isso, vá até em Inicialização e desligamento. No menu lateral, Clique em Sessão do desktop. Marque a caixa Confirmar saída. Pronto! caso você tenha um dedo nervoso, você será avisado antes!




    Eu sei que está demorando concluir esta postagem, mas o meu HD "fritou a controladora" (um caso raro) e deixou-me na mão, e perdi muita coisa pronta para postar. Comprar um novo HD e reinstalar tudo de novo, não foi assim tão fácil e rápido.

    Ok, então vamos agora para Configuração de Sistema, aonde você pode aplicar configurações para os aplicativos, aparência, comportamento das janelas e um sem número de outras coisas.

    Mas antes de mais nada, após a instalação, a primeira coisa a ser feita é a atualização da distro como um todo. Então para quem está migrando do Windows, nada melhor que usar o Gerenciador de Atualizações do Muon. Pense neste como o Windows Update, porém bem melhor.





     O volume de arquivos a ser atualizado vai depender da data que você instalar e a taxa de transferência vai depender da tua assinatura de internet (no meu caso esta está bem pobre: 2MB), vale lembrar que a velocidade varia para cada pacote a ser baixado.





    Logo após isso é recomendável atualizar o idioma para que os arquivos já encontrem-se atualizados (principalmente o português com a nova ortografia) em Configurações > País/Região e idiomas. Na aba Country (País), selecione o país que quer ter configurado.




     Na aba Idiomas, passe na ordem que deseja a prioridade de exibição de idiomas. Lembre-se que os aplicativos Linux são colaborativos e nem todos podem conter bibliotecas no teu idioma.



    Arrastando ou selecionando escolha a ordem que deseja.


    As abas Número e Moeda já devem estar de acordo com país escolhido.

    Na aba Calendário você pode dar um toque pessoal à forma como você usa o calendário.


    O mesmo aplica-se na aba Data e Hora.


     Terminada as configurações, clique em OK e uma mensagem aparecerá.



    Basta deslogar-se e logar-se novamente. Não é necessário reiniciar o sistema.

    Tal como o Metamorphose você pode (e com o tempo vai acostumar-se a usar) optar por instalar/desinstalar através do Synaptic. Através deste você pode definir qual será o teu servidor de repositório dos aplicativos Linux.

    Ao chamá-lo, surgirá um pequeno informativo sobre o Synaptic e os pacotes. Leia com atenção e feche esta janela (marque-a se quiser vê-la novamente).


    Após isto já com o programa aberto, clique em Configurações > Repositórios.



    Aqui em Programas e atualizações, você pode definir como você quer que o teu Linux será atualizado (estas definições valerão tanto para o Muon, o Synaptic e atualizações via terminal).




    A caixa Código fonte só precisará ser marcada se você for programador. Em Baixar de: clique para escolher um servidor mais rápido.



    Ao fazer isso você terá 3 opções básicas:


  • O servidor principal
  • O servidor do país que você escolheu na instalação
  • Outro... (clique neste).




    Uma janela com servidores de inúmeros países podem ser escolhidos. Qual? é simples, deixe o Synaptic escolher o mais rápido (todos possuem o mesmo conteúdo). Para isso clique no botão Selecionar Melhor Servidor.



    O Synaptic irá testar e este processo pode levar alguns minutos (isso vai depender da tua conexão de internet), mas não costuma demorar.



    No meu caso, o resultado foi este, mas pode mudar de operadora para operadora, de estado para estado, e lógico, de país para país (vale lembrar que o Brasil é um país continental). Todos os repositórios são confiáveis e atualizados.

    Ainda em Programas e atualizações, na aba Outros programas você pode selecionar que tipo de repositório (PPA) você quer que faça parte das atualizações do Netrunner. Observe que neste caso você pode desmarcar todo o PPA que seja de código fonte, a não ser que você seja programador e queira estudar ou melhorar algum aplicativo.



    Também você pode através desta janela adicionar algum PPA que tenha encontrado na WEB ou removê-lo caso o tenha desinstalado e não o queira mais nas buscas de atualizações.

    Agora na aba Atualizações você encontra opções de como quer personalizar o processo de atualização do Netrunner.



    Dá para notar que é bem simples, e caso você não lembre de como estavam as configurações antes, clique no botão Reverter.

    Na aba Drives adicionais, você será levado a escolher se quer (ou não) usar algum drive proprietário. Para alguns usuários Linux, usar drives proprietários é como jogar pedras na cruz ou jogar sapatos numa mesquita...



    Aguarde alguns segundos e o Synaptic irá mostrar se há algum drive proprietário e se este está ou não sendo usado - esta é uma decisão tua. Tem algum problema em usar ou deixar de usar um drive proprietário? Sim e não para ambos.

    Eu explico: Nem todos os drives proprietários podem rodar sem problemas ou até nem sejam aceitos pela distro em questão. Por outro lado, muitos drives (principalmente de vídeo) como no caso das placas de vídeo da AMD, a diferença de performance entre o drive genérico e o proprietário pode chegar até a 400% para o mesmo hardware. Bem, se o usuário quer usar um jogo que exija uma boa resolução gráfica. Vale lembrar que o Linux não é um sistema que nasceu dedicado para os jogos como é o caso do Windows ou para a edição de imagens e vídeos como é o caso do OS X.

    Mas essa história está mudando, grandes empresas da indústria de games estão apostando na plataforma do pinguim, inclusive a Microsoft... Quem diria!

    Mas não fique triste não, experimente esta distro e dê uma de Indiana Jones correndo atrás dos "tesouros perdidos" de Ozymandias....

    Já está disponível a versão 17 do Netrunner. Chamada de Horizon, esta nova versão ficou ainda mais bonita, somando-se tudo o que eu já escrevi e mais um pouco...

    Um pequeno detalhe: Horizon só vem para máquinas com a arquitetura de 64 bits. É mais do que natural que as distros Linux/BSD sigam a evolução tecnológica, mas isso não significa que todas as distros já vão abandonar a arquitetura x86 (32 bits). Muita gente ainda usa bons computadores em x86, mas nas lojas estes já estão com os dias contados (se é que ainda existem em algum estoque perdido).

    Bem, aqui está uma pequena amostra da beleza do Horizon:


    Com ícones mais coloridos e bonitos e mesmo rodando direto do DVD, o Netrunner continua com uma boa performance.




    Espero que tenha gostado!