sexta-feira, 8 de maio de 2015

Atualização, Incrementação e Substituição (Parte 01)

 


     É um fato inevitável. Chega o momento em que a tua máquina não consegue mais corresponder aos teus anseios: Seja por falta de memória; seja pela falta de espaço de armazenamento; seja pela falta de uma porta de conexão à uma nova tecnologia; seja por um novo processador, e de tabela, uma nova placa mãe; seja por uma nova placa gráfica para atender as tuas atuais necessidades; seja por uma nova placa de som... Enfim, a lista é bem comprida mas já deu pra entender que a maravilha do teu computador de hoje, um dia vai ficar bem desatualizado e ineficiente diante da evolução tecnológica e da exigência dos futuros softwares.

     Então o que fazer? A pergunta é fácil, mas na prática nem sempre a resposta é. Nem sempre a opção de comprar um novo equipamento é viável, principalmente no aspecto financeiro.

     Todo o equipamento novo e ideal não é barato. Isto sem contar com o trabalho de repassar os teus arquivos do velho para o novo equipamento, e tentar aproveitar os aplicativos instalados para serem compatibilizados com o a nova versão do sistema - neste quesito o Windows ainda fica a dever - pois com certeza alguns aplicativos do teu interesse não vão conseguir rodar. E se conseguirem, vai ser mais do que natural surgir uma BSDO (a tela azul da morte) por causa de um drive incompatível...

     Fazer o que então? Bem, nem sempre você tem que comprar uma nova máquina, mas fazer uma atualização pontual nos itens que merecem uma nova "roupagem" ou a substituição de algum dispositivo que atenda as tuas necessidades.

     Neste tópico vai ter muito o que se falar, até porque serão diversas combinações de possibilidades para cada caso. Então vamos começar pela opção mais "preparada", podendo ser cara ou nem tanto, e pelo perigo de encontrar esta opção por um preço bem em conta em alguma promoção.

    É claro que refiro-me a compra de um novo computador, contudo, "novo" não significa necessariamente "melhor". É sempre bom lembrar que um computador é uma dualidade tecnológica - hardware e software - que devem trabalhar em equilíbrio, não adianta ter um software de ponta e um hardware medíocre, e vice-versa.

    Via de regra, é mais difícil perceber se o hardware de um computador é bom ou não - o que envolve conhecimentos mais profundos de TI e eletrônica. O que sobressai-se é mais o software - seu visual gráfico - e o design elegante do gabinete, seja um desktop ou notebook. E como tem um velho ditado que diz: "as aparências enganam...", é bom ficar esperto na hora de escolher uma nova máquina.

    Eu sei que o assunto diz respeito ao Windows, mas tratando-se de melhorar a tua máquina, é necessário trocar tudo? De repente o hardware pode até não corresponder (agora) ao teu Windows instalado ou vice-versa. Não seria interessante experimentar uma distro Linux Live CD/DVD? Tenho visto antigos PCs rodando Linux com toda a pompa gráfica que deixa o Windows numa posição bem vergonhosa. Não seria interessante experimentar um dual-boot?

    Desta forma, você poderia até dar um fôlego maior à tua máquina sem gastar nada! E nem venha com a história de que não há aplicativos bons no Linux. Existem distros dedicadas a um tipo de trabalho específico: Multimídia, Contabilidade, Medicina, Ciência, Educação, Direito, Forense, Licenciatura, infantil, etc.

    E por que eu digo isso? É simples, existem 3 plataformas de sistemas operacionais mais usados pelo usuário comum: Windows, OS X e Linux. Cada uma destas 3 tem características bem distintas e aplicabilidades ao modelo de trabalho que você costuma exercer.
Então vamos dar uma olhada:


    Vamos começar com o mais popular: Windows

Com quase 90% da quota de mercado do Sistema Operacional (SO), você não pode sentir falta dele. Este está em edifícios comerciais, instalações industriais, bem como computadores domésticos. As janelas, foram introduzidas em 1985, é um sistema já bem conhecido e completo de software. No entanto, ele tem suas falhas.
  Prós:
 
  • Compatibilidade: Quase todas as aplicações, drives ou jogos irão funcionar no Windows.
  • O suporte técnico: Ter tantos usuários, você pode sempre encontrar alguém (online ou offline) que pode ajudá-lo com o Windows, ou seja, geralmente a tua ajuda vem de outros usuários (como eu), quando deveria vir da própria Microsoft.
  • Enorme quantidade de aplicações: Quando você começa a conhecer bem o Windows, você vai descobrir que há tantas funções que você pode fazer quase qualquer coisa com bastante facilidade.

Contras:

  • Vírus: Você com certeza vai precisar comprar um antivírus, firewall, e tudo o que é tipo de anti-malwares embora existam versões gratuitas.

  • Lento: Windows, especialmente Vista e 7, e 8 requerem uma grande quantidade de recursos do computador (memória, processador, espaço em disco), e, portanto, roda mais lento em alguns casos.

  • Preço: Custa pelo menos R$ 450,00 (W7 OEM), baratinho né?
 

Outro grande jogador: Macintosh (ou OS X)

O SO da Apple é ainda mais antigo do que o Windows. É o primeiro SO já bem sucedido com uma interface gráfica, que foi lançada e copiada pela Microsoft.
  Prós:
 
  • Vírus: O Mac quase não pega vírus. Isto é devido ao fato de ser um sistema baseado em UNIX, e ter os seus aplicativos baixados diretamente do repositório da Apple, o Apple Store.
Confiabilidade: Macs só roda em computadores da própria Apple (com algumas exceções), e são, portanto, menos propenso ao hardware e software te deixarem na mão.
 
  • Aparência: Historicamente tem sempre inovado no design e na simplicidade na maioria das vezes, O Mac apenas parece melhor do que o Windows.

Contras:
 
  • Caro: O Mac é bem mais caro do que o Windows, até porque você não compra um SO mas, uma máquina completa
  • Disponível apenas em computadores da Apple: Se você já tem um computador, você não pode instalar o OS X nele a menos que seja um Apple (com algumas exceções). Caso contrário, você deverá comprar um novo computador, embora os usuários do Mac sejam fiéis à marca, devido a segurança.
Compatibilidade: Apenas alguns programas serão executados em Mac, e quase não há jogos, embora você possa emular um Windows nele.

Menor, mas crescente: Linux

Linux é a resposta da GNU para Mac e Windows. Sim, isso significa que o Linux é GRÁTIS! Por ser gratuito, você pode baixar, modificar e redistribui-lo sem gastar um centavo!Linux é o concorrente mais jovem no mundo da disputa entre os SO, tendo sido escrito em 1991, é otimizado para o uso moderno (bem, mais do que o Windows e Mac). Infelizmente, ele tem algumas desvantagens também - embora bem menores ...
  Prós:
 
  • Preço: Linux é gratuito. Você pode baixá-lo, instalá-lo, usá-lo, modificá-lo ... Tudo por um custo de R$ 0.
  • Variedade: Linux não é um SO completo. É apenas um kernel. Para usar o kernel, softwares adicionais precisam ser instalados com o Linux. Há várias centenas de versões existentes (chamadas de "distribuições" ou simplesmente "distros") . As mais populares incluem o Ubuntu, Mint, Debian, OpenSUSE, Fedora, CentOS, etc (a lista é longa...). A coisa boa é, com tantos diferentes sabores de Linux, há sempre um para atender às tuas necessidades!
  • Portabilidade: Hoje em dia são inúmeras distros Linux que podem ser baixadas e instaladas num pendrive, mini-CD e até mesmo no cartão SD do teu celular. Ou seja, por ser livre, o usuário pode carregá-lo no bolso, e usá-lo em qualquer máquina, estando instalado nela o OS X ou o Windows
  • Vírus: Tem apresentado-se como o mais estável e seguro do que o Mac (e junto com outras variantes do UNIX, reinam nos Data Centers), o Linux ainda tem muito, muito, muito poucos vírus e que praticamente são inúteis, pois não possuem permissão de gravação nos diretórios.

Contras:
 
  • Compatibilidade: Como o Mac, representando apenas uma pequena percentagem da quota de mercado, o Linux não tem tantos programas e jogos como o Windows, embora grandes empresas já estejam reescrevendo seus aplicativos para  rodar no Linux (inclusive a Microsoft).
  • Fornecedores: Você não vai encontrar um monte de vendedores que vendem computadores com o Linux já instalado. Normalmente, você só vai acabar tendo que comprar computador com Windows - se não procurar muito bem - reformatar o disco rígido e instalar o Linux, ou fazer um dual-boot. Apenas um pequeno detalhe neste quesito: Não é vantagem para os lojistas vender um computador com o Linux, pois eles perdem a oportunidade de realizar uma dupla (ou tripla) venda com o Windows e de tabela o MS Office...

Resumindo...

 

     Nenhum SO é realmente o melhor. A escolha depende de você. Se você é um gamer, então você não tem escolha, vá para o Windows. Os programadores podem preferir Linux e produtores de vídeos/gráficos provavelmente tenderão para Mac. A melhor coisa a fazer é procurar conhecer cada SO e ver o que é melhor para você!

    É claro que estes "pontos fortes" estão mudando, pois muitas empresas que eram dedicadas à Microsoft começaram a ver nichos de consumidores que agora estão permanecendo mais tempo com as distros GNU/Linux, e os gastos com as implementações são menores. Já existem muitos aplicativos pagos que rodam no Linux, como é o caso de jogos da plataforma Steam. A Apple tem feito até uma relativa abertura na adoção de aplicativos na sua Mac Store.

    Agora você pode analisar se as tuas necessidades exigem um computador novo, e se esse deve vir com o Windows, OS X, ou Linux.

    Partindo do pressuposto que você está com a carteira cheia e que optou pelo Windows, vamos apenas tecer algumas considerações importantes antes de você pagar pelo teu novo computador: 
 

    Vamos ser sinceros, você paga muito caro por um sistema que te pode deixar na mão na hora em que você mais precisa dele (não pense que ele vem de graça ao comprar o teu PC/notebook, com o Windows OEM instalado em uma partição).

    O que a maioria das pessoas não sabem é que o teu equipamento poderia ser muito mais barato com um sistema operacional de código aberto, mas as lojas "empurram" na tua cara um equipamento com o Windows, pois assim elas estarão vendendo não apenas uma mercadoria, mais duas ou três (isso inclui o MS Office, que também não é de graça).

    É comum demais eu ver nas lojas PC e notebooks com um hardware inferior (ou à desejar), com o mesmo Windows instalado em outros equipamentos excelentes. Aí as pessoas logo olham para o sistema que há na máquina (por causa do visual bonito da Área de Trabalho), e não para o hardware da mesma.




    Como o visual é o mesmo, 99% destas pessoas apenas querem saber se o Windows é o 7, o 8 ou o recém lançado 10, e estas pessoas não estão nem aí para as configurações de hardware. Há muitas placas gráficas, placas-mãe, de rede e até HD que são uma porcaria.




    Na verdade, quase ninguém quer saber quais são as especificações técnicas do equipamento. Os vendedores tentam resumir tudo à capacidade de memória, velocidade de processamento e capacidade de armazenamento, mas a verdadeira qualidade destes itens, nem mesmo eles sabem. Eles só sabem mesmo é vender!

    Muitas "marcas" nem são verdadeiras marcas, mas sim o nome da empresa que monta o equipamento comprando hardware de 2ª e instalando um Windows novinho. É claro que o Windows vai rodar, mas este vai estar aquém da sua verdadeira performance.



    Quando começarem a aparecer certos travamentos, a famosa tela azul da morte (BSOD), quedas estranhas de conexão (tempo suficiente para o prazo de garantia ter expirado), indicando algo do tipo a culpa é tua por ter instalado um drive errado, etc.

    Esta é a desculpa mais esfarrapada da Microsoft sobre algum problema no sistema, mas o que ela não fala, é que nem sempre estes drives são de fato ruins. Ruim é muitas vezes o hardware de 2ª que foi comprado, disfarçado de 1ª pela beleza do sistema Windows e que encantou o usuário na loja (além do papo convincente do vendedor). Neste caso, o usuário tem até culpa, mas não por comprar o equipamento em si, mas por comprá-lo com o Windows instalado!

    Outra coisa que a Microsoft não diz (e nem vai dizer mesmo), é que tipos de hardware o Windows não é perfeitamente compatível. Para você descobrir, você tem que pesquisar em sites e fóruns de TI. A Microsoft quer vender o produto dela... A compatibilidade, é problema teu!




    Mas isto não quer dizer que o equipamento não preste, e sim, que ele não é adequado para um sistema operacional pesado e que exige muitos recursos de hardware.

    Um sistema que faz tudo o que o Windows faz (ou até mais) e que não consome tantos recursos e é estável, é neste caso, uma distro GNU/Linux ou o FreeBSD.

    Isto é algo semelhante a uma pessoa que compra um carro movido apenas à gasolina, mas enche o tanque com gasolina misturada com etanol. É só uma questão de tempo, para este carro ir parar em uma oficina... Será que o problema é o carro (hardware), ou o combustível (software)?

    Eu apenas ainda não entendo por que as pessoas são tão exigentes na hora de escolher uma roupa, mesmo não sendo um estilista de moda, mas não estão nem aí para escolher um notebook?

    É um direito de todo consumidor saber qual é a procedência ou composição de um equipamento - fazemos isso quando vamos à farmácia ou ao supermercado, na verdade, passamos mais tempo lendo as embalagens do que comprando. Por que o usuário não é também exigente quando trata-se de tecnologia?




    Responder que não entende muito de TI, não justifica pois, todo mundo pesquisa sobre tudo na internet quando quer algo bom. Por que não pesquisar sobre TI, lançar perguntas em fóruns de sites especializados? Todo bom profissional vai dizer o que realmente vale a pena e por quê. Como diz um ditado popular no Brasil: "O barato sai caro..."

    Finalizando, você pode até está repleto de motivos para comprar um computador com o Windows instalado. Apenas procure ter certeza de qual é a placa mãe que está no gabinete, qual é a marca do HD, da gravadora CD/DVD e se a fonte de alimentação "Real" é realmente ATX - nem todas são.

    Também exija o manual da placa mãe, do HD, CDs de drives e as suas respectivas embalagens antiestática. É um direito teu de consumidor

(continua)

Um tributo de 20 anos




Lembra-se do lendário Windows 95? Essa versão do sistema operacional da Microsoft que marcou a vida de muitos usuários e criou o termo PC (personal computer) usado até hoje.


Pois é, e um par de hackers quis prestar uma homenagem especial à sua própria versão louca e engraçada chamado-a de Windows 93, e você já pode testar.




Os programadores franceses responsáveis ​​por esta loucura maravilhosa, criaram esta versão como um "sistema operacional" virtual, o que significa que está disponível diretamente em seu site (aqui).


E ele funciona de um jeito bem divertido, cheia de memes e piadas da Internet, e todos os programas que desejar, incluindo Paint, Internet Explorer e algo que eles chamavam Cat Explorador , muitos sons retro e você pode até jogar Perdição e paciência.





Tem também um "filme" feito em código ASCII de Guerra nas Estrelas (Star Wars), a famosa garota virtual (só que vestida), até uma brincadeira com o filme Matrix está lá!

Não precisa instalar nada, pois roda direto do site emulando um Windows 93. É isso mesmo, a brincadeira parece ser a de querer mostrar como seria se o Windows 95 fosse lançado em 1993 (embora nessa época ainda não existisse Matrix). vale a pena conferir e se divertir.