quarta-feira, 15 de junho de 2016

A manutenção periódica - Atualizado em 01-Jan-17


    Digamos que o teu computador esteja rodando macio, e ainda esteja na garantia. Você o comprou há seis meses ou mais? Então já está na hora de realmente ter certeza que tudo está bem.

    É interessante como o ser humano só importa-se sobre algo que tem, quando está dando sinais de que alguma coisa está "diferente". Mas se esta coisa "diferente" desaparece com uns cliques, então era porque não era nada demais...

    Apesar do computador ser a máquina mais evoluída criada pelo ser humano, esta não está imune a pequenas e constantes intempéries (geralmente invisíveis), e quando alguma coisa "estranha" começa a aparecer, talvez algum problema já esteja numa condição bem grave.

    E tudo isso graças ao comodismo de acreditar que pelo fato do teu computador está sempre limpinho, este não esteja imundo por dentro.

    Mesmo na ilusão de que a tua casa ou escritório sempre estejam impecáveis com relação à limpeza, isso tudo nada tem à ver com o fato de que toda máquina que possui algum tipo ventilação interna, sempre estará acumulando sujeira.


    E o que pode ser "pouco" pode está literalmente "matando" a tua máquina principalmente se está for um notebook ou tablet. Tal como na figura acima, o pó que mais parece ser um talco é um tipo de "poeira invisível" que encontra-se na atmosfera, mas com um detalhe sutil:  A poeira é feita de uma mistura que inclui pele morta que cai das pessoas, fibras de carpetes e de móveis estofados, de terra trazida por sapatos e de partículas trazidas pelo vento de fora da residência ou local de trabalho.

     A poeira também pode conter chumbo, arsênio e outras substâncias prejudiciais que migram de fora para dentro do ambiente por meio do ar e do solo.


    Além disso, mais de 60% da poeira vem de fora da residência ou local de trabalho. Estima-se (de acordo com os cientistas) que quase 60% do arsênio presente na poeira do chão pode vir do arsênio presente no ar – o resto vem da terra que é trazida pelos sapatos e até mesmo areia trazida pelos ventos, principalmente em cidades litorâneas.

    E não para por aí. Esse tipo de poeira também atrai microscópicas porções de metais e seres vivos por eletroestática e pelas propriedades magnetostáticas destas micropartículas.



    Então, como todo equipamento eletrônico, o computador é repleto de componentes que tanto produz como atrai campos e partículas magnéticas. Isto inclui até mesmo aquele pano que você usa para limpá-lo, pois o mesmo atrai estas minúsculas partículas por eletroestática produzidas pelo teu próprio corpo pelo atrito das mãos.

    Por isso não tem como você livrar-se desta poeira (muita dela você inspira e exala-a sem perceber). Também é bom lembrar que há excelentes lugares para um notebook "absorver" estas partículas: Toda superfície macia como o colchão, travesseiros, almofadas, tapete, carpete e até aquela toalha da mesa...

    O fato de todos estes itens serem feitos de fibras (naturais e/ou sintéticas), facilitam a atração constante de minúsculas partículas por eletroestática.

    Este fenômeno é silencioso e imperceptível, e embora leve mais tempo para que esta poeira acumule num PC (por haver maior área de ventilação), o mesmo não ocorre a um notebook ou tablet. Há um tipo de PC (All in One) que equivale a um notebook devido ao seu gabinete ser tão estreito não possuir ampla ventilação.

    Devido ao pequeno espaço em um notebook, esta poeira facilmente vai acumulando-se, pois um notebook é feito para ser portátil e logo, este acaba estando em contacto com vários tipos de superfícies, multiplicando não apenas em número mas também na diversidade desta poeira.

    O sistema de refrigeração de um notebook inexoravelmente acaba recebendo e acumulando em si mesmo toda esta poeira, comprometendo a eficiência da refrigeração do processador e do processador gráfico, além de outros componentes e das conexões dos mesmos.

    Por isso, se o teu notebook ainda está na garantia e já tem mais de seis meses, leve-o na loja que o comprou e peça para fazerem uma limpeza periódica (É direito teu de consumidor!). Este serviço existe, e dependendo do grau de sujeira, este serviço pode até sair bem caro fora da garantia.

    Não trata-se apenas de fazer uma "faxina", pois esta poeira causa um excesso de aquecimento no Ball Grid Array (BGA) provocando micro fraturas nos contatos levando a um tipo de manutenção que pode chegar até a troca da placa mãe (vinda da fábrica).

    Trocando em miúdos: Esse permanente excesso de aquecimento aproxima-se do ponto de fusão da solda utilizada no chip, ou seja torna-o muito baixo causando falhas na comunicação do componente. É para preocupar-se? É, e muito!!!

    Os notebooks estão cada vez mais finos e mais potentes. Contudo, esta é uma combinação nada agradável tratando-se de refrigeração. Esqueça o mito de que um notebook de uma marca famosa está imune a esse acúmulo de sujeira, pois nem todos os modelos de uma mesma marca possuem um sistema de refrigeração decente.

    Você pode até acreditar que por morar em um lugar de clima frio, este problema está resolvido. Todos os notebooks são fabricados para trabalhar num amplo espectro de calor. Não é o clima de um país tropical que aquece o equipamento, e sim, a má refrigeração associada ao excesso de poeira acumulada neste equipamento.




    E bem ao contrário do que muitos pensam, esse fato é bem mais constante! E por ocorrer de forma silenciosa, certos efeitos deste excesso de calor podem apresentar-se como um bug do sistema operacional, algum malware, má conexão de Internet e até mesmo a falha de algum dispositivo plug and play conectado.

    Quando o usuário leva o seu notebook para fazer um upgrade de memória ou HD, o pessoal da assistência técnica não informa que foi feito uma faxina antes (o que é de praxe), e muito menos em que nível de sujeira o equipamento encontrava-se.

    Muitos usuários reclamam do preço do serviço, mas mal eles sabem o trabalho que dá (e por sinal muito delicado) para fazer uma limpeza dessa. E não tem como não fazer! Pois, nenhum técnico responsável vai substituir algum componente e ficar indiferente à toda sujeira ali presente. Contudo, sempre há aqueles "técnicos" preguiçosos (ou gananciosos) e que realizam apenas a retirada do excesso de sujeira, ou deixam-na como está.

    Feita esta limpeza corretamente pelo técnico (ou não), esta não vai eliminar os possíveis danos já causados pelo excesso de calor constante nos componentes, apenas vai ganhar um alívio temporário. Os efeitos deste dano surgirão mais tarde disfarçados por outros problemas na interpretação do técnico.

    E o pior de tudo é que muitos usuários falam que o seu notebook sempre foi quente por causa da Internet, dos jogos, dos vídeos, etc. Na eletrônica, o calor em excesso não é normal, e por si só já demonstra que algo não está bem. O excesso de calor deteriora as frágeis conexões e diminui o tempo de vida útil dos componentes.



    Muitos usuários apelam para soluções fáceis e baratas. Na figura acima, termicamente pode ser uma boa forma de melhorar a circulação de ar em um notebook. Contudo, a celulose da embalagem de ovos acumula muita energia estática em clima seco; condensa fungos e bactérias em clima úmido e quente; atrai mais partículas do ar devido as leis da termodinâmica em clima frio.

    Enquanto eu estava preparando este texto, li no Yahoo uma reportagem em que um chinês diminuiu o calor do seu notebook colocando diversas moedas de cobre sobre o mesmo. O problema é que a estrutura de um notebook na sua maior parte é composta por algum tipo de polímero (plástico) e que ao invés de dissipar, retem o calor. E isto tem de ser feito para isolar a placa mãe e seus componentes das mãos do usuário carregadas de energia estática.

    Finalizando: Entre fazer uma limpeza periódica, permitindo uma longevidade ao teu notebook e ter que substituir a placa mãe deste por não fazê-la, há dois procedimentos paliativos (um mais ou menos barato e o outro bem caro) que nem todos os técnicos tem a habilidade de fazer. Sinceramente, pode ser apenas útil por no máximo seis meses e o teu processador e/ou placa mãe vão acabar pifando.

    Então, cuide com carinho do teu notebook e tablet, fuja das soluções baratas, fáceis e engraçadas. Eu sei que eu poderia entrar com mais detalhes técnicos, mas assim eu estaria privando o usuário e leitor leigo em TI, fugindo da objetividade e seriedade do assunto abordado.

    Eu espero tê-lo ajudado.