sábado, 5 de setembro de 2015

O Windows 10 veio te ensinar a ter paciência - Atualizado em 15-Fev-17


* Paciência é o nome do jogo Solitarie no Brasil

    Eu juro que eu não estava nem pensando em fazer mais alguma crítica ao novo W10, embora eu mesmo nem pensasse que levaria tão pouco tempo para tanta gente instalar e desinstalar a tão promessa de um sistema "top" da Microsoft, como o W10.

    Tudo bem que algumas coisas a Microsoft afirmou que apenas estariam disponíveis no fim de 2015. Bem, quase que adivinhando algumas coisas, eu não as citei na postagem anterior sobre o W10. Mas acredito que está na hora de você saber de algumas "coisinhas" que não estão dando certo - e até tirando do sério alguns usuários.

    O mais engraçado é que eu ouço de outras pessoas - principalmente da área de TI - frases como: "- não tem como você esperar um milagre da Microsoft! Pois até este milagre vai precisar de um Service Pack!".

    Realmente a Microsoft fez uma campanha publicitária do W10 no estilo de uma campanha presidencial - mais promessas do que poderia cumprir (até mesmo a atualização de graça!).

    Ok. Vamos dar uma olhada, e eu começo por uma das afirmações da Microsoft, a de que o W10 é a última versão do Windows! Realmente não dá para entender como a Microsoft lança um Sistema Operacional (SO), ainda incompleto, e vem dizer para os fans do Windows "- Olha, esse é o cara!", só faltou dizer "- Yes, we can!".

    Sei lá... Será que a Microsoft está pensando em jogar a toalha no chão e fazer o que o Linux vem fazendo desde o início, ou seja, criar um repositório? (ou transformar o Windows Update análogo ao Synaptic do Linux?).

    Eu honestamente não consigo vislumbrar um futuro promissor ao W10, sem a Microsoft unificar ou centralizar as futuras "distros do Windows", incorporando atualizações de todos os aplicativos, drives (mesmo de terceiros), etc. Além do próprio MS Office e outros jogos e aplicativos da Microsoft. Ou seja, seria um repositório aonde uma parte dos arquivos seria gratuita (para os usuários que tem a licença da Microsoft) e outros que poderiam ser comprados direto da nuvem - no estilo da plataforma Steam.

    Se esta for a proposta da Microsoft, então é uma para tirar-se o chapéu! Até porque acabaria com essa inundação de Windows pirata, MS Office pirata, etc. Caso contrário, é mais uma promessa típica de candidato político...

    Bacana, mas agora vejamos uma prática da Microsoft que está com a cara de não vai mudar tão cedo. Eu falo do que chamo de uma "irracional desinformação ao cliente", ou seja, O W10 realiza atualizações que não trazem quase (ou nenhuma) informação ao usuário. O Windows Update baixa e instala arquivos (funcionando direito ou não), como se todos usassem o mesmo hardware, o que causa travamentos ou "inutiliza" o W10 deixando o usuário leigo num "mato sem cachorro".

    Para piorar, a Microsoft disse que não mudará a sua política e que somente divulgará a lista do que está sendo desenvolvido para o W10, e não dará detalhes sobre possíveis bugs e muito menos se estes (por acaso) estão sendo corrigidos, tão pouco sobre o que poderá (ou não) ser implementado. Trocando em miúdos, consulte um astrólogo!

    Eu vou falar muito pouco sobre o Microsoft Edge, que apesar de ser mais veloz que o Internet Explorer (IE) (alias, que navegador não é?). Eu sei que muitas promessas sobre o então novo queridinho da Microsoft só deverão surgir talvez (e com muita fé) lá pelo fim de 2015... Ainda aguardando aqui pelas promessas...

    Eu poderia até esperar uma série de "problemas" neste navegador, mas nunca algo que é tão óbvio mesmo nos tempos mais tenebrosos do IE. Caso você precise arrastar algum arquivo para o navegador, não será possível. Ou seja, se você precisar subir algum arquivo para uma nuvem (isso inclui o próprio OneDrive) ou abrir algum arquivo no navegador, não vai dar. No caso do OneDrive, você tem que ir até a página para acessar os teus arquivos caso tenha optado por não sincronizar este com o teu computador.

     Para os que não sabem, o W10 veio com um Ambiente Gráfico escrito com o framework Qt, usado há anos pelo KDE (Linux, BSD, etc) que possibilita o uso de diversas Áreas de Trabalho virtuais em 3D. Para mais detalhes leia (aqui).

    O negócio é que até isso no W10 está dando o que falar. Todos usuários do Linux sabem o quanto é agradável você poder ter vários aplicativos e janelas em Áreas de Trabalho virtuais diferentes e poder passar de uma para outra instantaneamente e encontrar tudo do jeito que você deixou.

    Pois é, essa tranquilidade ainda não chegou no W10. Você deixa alguma janela ou aplicativo do teu jeito e quando volta, já não está mais arrumado como você esperava encontrar. O W10 não se lembra de manter tudo em ordem...

    O Menu Iniciar do W10 que foi a causa principal da galera abandonar o W8, também não está agradando assim. Devido a uma limitação matemática escrita no Registro do Windows, o Menu Iniciar não suporta mais de 512 itens simultâneos, se houver o sistema trava literalmente. Tem outras "limitações" mas já é mais de perfumaria...

    Há! e antes que eu esqueça, a Microsoft uniu a Windows Store e Windows Phone Store numa única loja virtual. O que poderia parecer interessante para os usuários, acabou transformando-se num pesadelo.

    Antes você podia comprar/baixar algum aplicativo para o teu PC mesmo através do smartphone, quer dizer, ainda pode desde que memorize o nome do app para depois fazê-lo usando PC. E para não ficar pior, as atualizações automáticas dos aplicativos estão falhando em número incrivelmente assustador!





   O W10 está parecendo com a Cinderela perdendo o seu sapato alto de cristal. A questão é: será que vai aparecer algum príncipe para resgatar a então estonteante beleza deste SO?