sábado, 9 de janeiro de 2016

Cuidando da sáude do teu Chrome


    Nem é preciso dizer que o navegador mais usado (e negligenciado) é Google Chrome. Independente de quais motivos o usuário prefere este navegador, uma coisa é certa: Softwares muito populares (e de graça, mesmo sendo proprietário) são sempre visados por cibercriminosos, afinal o navegador é a porta de acesso mais usada ou a entrada para acessar a WEB.

    Não estou vindo aqui dizer que o Google Chrome está vulnerável, pois isto vai depender do usuário, e o mesmo vale para qualquer outro navegador.

    Quando eu visito uma amiga que fez um curso de manutenção, eu não entendo porque o Google Chrome dela mais parece um show de propagandas ou um navegador que precisa ser exorcizado. Pois, do nada este abre 2,3,4 páginas e depois fecha, ou se a minha amiga fecha-as, este abre mais outra... e fica nesta loucura meio aleatória.

    Bem, tá na cara que tem pelo menos um malware, pois estas "aparições de páginas fantasmas" somente ocorre quando a minha amiga usa o Google Chrome.

    Mas o problema não é o Google Chrome, e sim a minha amiga, assim como muitos usuários que vão instalando complementos ao navegador adoidado, ou pior, nem atualizam o mesmo.

    Resumindo o papo, no caso do Google Chrome, o usuário pode (e deve) usar esta Ferramenta de limpeza do Chrome (aqui) feita pelo pessoal do Google. Contudo isto é válido para usuários Windows, no Mac OS X, aí você terá que rodar um antivírus pois esta ferramenta ainda não está disponível ao Mac OS X.

    Todavia em ambos os casos, rode um antimalware para eliminar qualquer praga que possa estar "perdida" pelo sistema, neste caso pode ser um já conhecido como o Malwarebytes (aqui), na aba For Home, escolha o teu sistema, baixe, instale e rode o aplicativo. Este  talvez seja mais apropriado no caso do  Mac OS X e do Google Chrome nos aparelhos portáteis, pois está Ferramenta de limpeza do Chrome é válida em desktops.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.