sexta-feira, 15 de maio de 2015

Atualização, Incrementação e Substituição (Final)


    Se o teu computador já tem uma boa capacidade de RAM e com alta frequência de acesso, um processador que não deixa nada a dever, uma excelente placa mãe, com uma VRAM onboard de pelo menos 1GB - ou até uma placa gráfica dedicada, e mesmo assim a tua máquina ainda está lenta para você, então neste caso o vilão da história é o teu bom e amado Windows!

    Mas não vá logo pensando em formatar o HD e reinstalá-lo como de fábrica, pois esta é a penúltima opção (a última é jogá-lo fora para a reciclagem).

    Não tem nada mais comum que um Windows lento num computador com um excelente hardware. A Microsoft sempre vendeu a ideia de que o Windows se adapta a tudo, ou seja , é tudo uma questão de "plug and play", e a realidade é bem diferente seja que Sistema Operacional (SO) for!

    Não existe SO milagroso! O teu Windows poder ser muito bom, mas (novamente o maldito "mas"), os drives que estão neste Windows devem corresponder bem na tarefa de interligar o software (SO e aplicativos) e o hardware. Drives são como tradutores entre o SO e o resto da máquina; drives desatualizados ou incorretos podem derrubar a performance do teu computador.

    Apesar de "recomendado", a atualização de drives feita pelo próprio Windows nem sempre faz o "dever de casa" direito. Não custa nada baixar os drives correspondentes mais atualizados direto da fonte, pois a Microsoft leva tempo para coletar estas atualizações e incluí-las ao Windows Update.

    Também existem vários aplicativos que fazem uma leitura do teu SO, aplicativos e de todo o hardware, buscando na WEB as mais recentes versões nos sites dos fabricantes. Rodando um aplicativo deste, você vai surpreender-se ao ver a quantidade de arquivos desatualizados, e o fato do teu Windows não ter feito nada a respeito.

    É claro que muitos destes aplicativos de atualização, vem com uma versão gratuita - varre todo o equipamento e mostra uma enorme lista com as novas versões ao lado da atual versão de cada arquivo - mas não faz as atualizações, ou se faz, faz apenas um número limitado. Porém você pode copiar estas informações e depois digitar no Google (ou outro motor de busca) o nome do arquivo seguido da palavra "download".

    Você perceberá que os drives da tua placa mãe, HD, processador, etc são antigos - da época da fabricação - e o teu novo Windows pode nem ter os drives mais novos, então este usa um drive "genérico", mas não é a mesma coisa que um drive específico.

    É claro que tarefas básicas sempre devem ser feitas, como a desfragmentação do HD, a limpeza de arquivos e do Registro do Windows. Sobre este assunto já tem algumas orientações no item Desempenho / Manutenção.



    Contudo, você pode verificar se esta "lentidão" é realmente do teu Windows, e isto é muito fácil. Rode qualquer distro Live CD/DVD Linux sozinha (não a rode em máquina virtual, pois esta vai depender do teu Windows).

    Geralmente uma distro Linux rodando direto de um CD/DVD é um pouco mais lenta que instalada (o que é normal), já que o acesso é feito pela gravadora (mais lenta que o HD). Mesmo assim, se o Linux demonstrar mais performance - rodando vídeos em HD do YouTube, baixando arquivos, assistir vídeos ou músicas via streaming... Então o teu Windows tá pesado demais à toa, mas esse "regime" já é com você!

    Eu espero ter ajudado.