Distros Linux- 29-Abr-2017




    Resolvi mudar o layout para melhor apresentar as distros GNU/Linux que podem ser úteis tanto para usuários iniciantes assim como para os usuários interessados na área de TI.

    Eu sei que já há muitas páginas web que noticiam alguma nova distro Linux. Contudo eu já reparei que muitas excelentes distros quase não são mencionadas ou somente são descobertas através de uma pesquisa acidental.

    Eu não vou apresentar nenhuma distro Linux como a melhor ou pior em relação a outra distro. Eu vou postar aqui todas as que eu gosto, pois as distros que eu não gosto, eu sinceramente desconheço a existência destas.

    Toda distro Linux tem as suas próprias características que ora podem agradar alguns usuários em algum item específico ou não, e este desagrado não necessariamente é um defeito, mas sim algo de natureza visual ou funcional, mas que podem ser reconfigurados de forma tão simples quanto um papel de parede.

    Existem centenas e centenas de distros, e é claro que que eu não sou maluco de querer colocar todas aqui. Mas eu vou dar preferência aquelas distros que ajudem o leitor a migrar do Windows para o Linux - na verdade, o leitor vai perceber que não haverá nenhuma dificuldade, e poderá personalizar o teu Linux com poucos cliques e no teu idioma.

    Eu na verdade vou apontar o caminho, mas não vou escrever tutoriais sobre a instalação pois já existem tutoriais muito bons em muitos idiomas. Eu vou sim, citar as características que podem mostrar como uma distro Linux pode ser interessante para o usuário leigo, fazendo-o ver que uma cópia pirata do Windows é a pior escolha.

    Eu vou dividir o meu tempo com as demais publicações e atualizações, então não espere muitas postagens neste começo (atualmente novamente estou ocupado com a minha mudança de endereço, é, vou mudar de novo!). Contudo, como não consigo ficar parado, vou continuar a fazer o que eu gosto, mesmo que em "marcha lenta".




Populares


Penetração / Forense




Anonimato e Privacidade




    O melhor lugar para pesquisar com mais detalhes sobre qualquer distro Linux ou baseada em Unix é (aqui). Vale ressaltar que o ranking desta página não diz respeito as melhores distribuições Linux / BSD, etc, mas sim ao número de visitas feito sobre uma determinada distro e não necessariamente sobre o número de downloads.

    A distro Ubuntu, geralmente está logo no começo desta lista exatamente pelo fato da maioria das pessoas ouvirem falar dela. O Ubuntu é uma ótima distro Linux, mas não é a melhor, nem tão pouco a pior (se é que existe alguma pior).

    Via de regra, a grande maioria das distros Linux ou outras variantes do Unix usando o sistema de janelas X11, são excelentes ou no mínimo, muito boas. Há usuários que escolhem pelo visual, outros pelos aplicativos que acompanham a distro, outros levam em conta o ambiente de trabalho, gerenciador de janelas,  a interface gráfica, outros são mais fiéis a "família" sobre a qual a distro é baseada (Debian, Red-Hat, Slackware, Gentoo, Ark, etc.), à esse respeito eu postei uma matéria sobre essas "famílias) (aqui). Resumindo, gosto não se discute, e tratando-se de Linux o "cardápio" é bem variado.

    Agora é com você!

Um comentário:

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.