sábado, 21 de novembro de 2015

Enquanto o Popcorn Time não volta (Aviso de Segurança revisado) - Atualizado em 05-Jun-2016




 Aviso de Segurança Revisado

     Desde o dia 20 de Outubro de 2015, uma mensagem de texto na página principal do Popcorn dizia (resumindo): "foi bom enquanto durou, mas o serviço de torrent gratuito acabou sobrecarregado e, por conta disso, foi descontinuado". Até ai não há novidade alguma, contudo uma grande parcela dos internautas sai logo correndo atrás de uma alternativa e sem medir consequências. Eu não estou falando de ações legais impetradas pela indústria cinematográfica, mas dos substitutos repentinos do Popcorn . Estes sim, o leitor tem que tomar cuidado.

    Apesar de ser visto por usuários como uma alternativa ao Netflix, o serviço de streaming jamais saiu da ilegalidade, sofrendo com diversas polêmicas por pirataria, de repercussões legais para seus usuários, e constantes invasões ao seu sistema.

    Tem surgido uma alternativa "legal" que está sendo desenvolvida pelos "novos donos" do
Popcorn Time: o Butter (eu particularmente ainda tenho as minhas dúvidas sobre esta "alternativa"). Este serviço de streaming terá a mesma interface e sistema Bitorrent do original, com uma diferença essencial: A promessa de funcionamento dentro da lei.

    Ou seja, menos lançamentos (alguns dos quais inéditos no Brasil), porém, nenhuma infração de direitos autorais ou riscos aos seus usuários. Trocando em miúdos, esta "ilegalidade" está na disponibilização  de títulos em regiões "não autorizadas" pela indústria cinematográfica? Para mim, essa é uma história muito mal contada...

NÃO INSTALE O Popcorn Time.se !!


    No último dia 13 de Novembro, experimentei no notebook da minha irmã o "novo" Popcorn Time, instalado no Windows 7, percebi algumas ligeiras mudanças na interface, a falta da opção Anime, e mais "alguma coisa diferente", seja na execução do aplicativo; seja no tráfego de dados. Pensei comigo mesmo se não era "alguma coisa de programador" na minha cabeça (quem é programador vai entender o que digo). Como era fim de semana e eu não tive muito tempo para "estudar" melhor esta nova "versão" do Popcorn Time.

    Rodei o "novo" Popcorn Time numa Máquina Virtual (MV), além de outros que eu já havia baixado para estudar. Notei que a URL é (http), o que é uma página normal, ou seja sem segurança mas (o velho maldito mas...), o "novo" Popcorn Time está fazendo uso do CloudFlare, uma ferramenta que protege sites de ataques de negação de serviço e ajuda a administrar grandes fluxos de tráfego (algo bem natural tratando-se do grande acesso de torrent). Para fazer isso, o CloudFlare guarda o endereço de IP dos usuários do site.

    Muitos já disseram que eu sou meio paranoico. Se eu fosse assim, eu acharia o uso do CloudFlare muito normal, porém ficou aquela "pulga atrás da orelha". Para que o "novo" Popcorn Time precisaria de um recurso como o CloudFlare se antes não era necessário e ninguém estava disposto em sabotá-lo?

    Por que guardar o endereço de IP? Apesar das pressões das indústrias cinematográficas estarem "pegando no pé" do Popcorn Time, não era nos EUA que poderia surgir alguma reação (a galera norte-americana adora o Popcorn Time).

    O único lugar, ou melhor dizendo, continente que poderia barrar o Popcorn Time seria o europeu.

    Antonios Chariton (aka DaKnOb), relatou ter encontrado falhas gravíssimas no "novo" Popcorn Time. Principalmente deste não utilizar uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS presente em páginas (https).

    O CloudFlare não está dando segurança ao usuário do "novo" Popcorn Time, apenas aos próprios administradores em impedir que o site seja fechado pela União Européia ou ser rastreado pelas autoridades, e a caçada já começou, confira (aqui).

    Semelhante ao caso do The Pirate Bay (aqui), o CloudFlare pode facilmente ajudar as autoridades a rastrear os usuários do "novo" Popcorn Time através do IP que este armazena e ter o acesso a cada máquina, literalmente.

    Para piorar mais, DaKnOb, levou apenas uma hora para que ele encontrasse a vulnerabilidade, e criasse um plano para aproveitar-se dela e escrevesse os códigos necessários! Mas se você gosta de "roleta russa"...

    Mas não fique desesperado, DaKnOb é hacker (gente do bem), e especialista em segurança de dados, por isso ele alertou a comunidade. Contudo há inúmeros crackers (criminosos) que com certeza já perceberam esta falha (por sinal, uma falha que permite a invasão silenciosa na tua máquina).

    É para preocupar-se? Sim, e muito! Em termos de programação, estudar falhas é digamos, utilizar parte do código fonte original deste "novo" Popcorn Time e montar um script (ou sub-rotina) no próprio Popcorn Time do cracker, fazendo-o este "Popcorn Time" ser mais do que um simples navegador de torrent, mas um navegador que acesse cada máquina dos outros usuários do "novo" Popcorn Time. E imaginação, é o que não falta em qualquer cracker.

    Se você preza seus amigos e familiares, compartilhe este aviso, pois o que está em jogo é a segurança e a privacidade.

    O original Popcorn Time ainda está disponível na WEB, e parece que estão fechando o cerco para ninguém encontrar o Popcorn original (mais adiante você vai entender o porquê).

    Os usuários Linux ainda podem facilmente encontrar nos repositórios ou em páginas web sobre Linux; não sei quanto ao Mac OS X, se a Apple Store ainda mantém alguma cópia do original; quanto ao Windows eu já encontrei em alguns sites de torrent, contudo, fique atento para a data que este Popcorn foi colocado (esta tem que ser anterior a 20 de Outubro de 2015) aproveite enquanto está disponível e livre-se de malwares. A maioria dos sites de download apenas redirecionam para https://popcorntime.io, ou para a "nova versão", o que é inútil.

    Continuando...


    Torrents tem sido há um longo tempo associados com a pirataria. Muitos usuários acham torrents meio "confuso" para começar a usar, no entanto, nunca algo tão grande e popular havia surgido desde o finado Napster. Popcorn Time, por outro lado, era muito mais simples e tinha aquele "toque de Midas" para esconder tudo o que é difícil sobre torrents por trás de uma interface elegante e fácil de usar.

    Popcorn não foi apenas útil em um sentido prático; ele trouxe num app uma elegância e um sentimento de legitimidade. O próprio Netflix admitiu que o Popcorn era o seu maior rival.

     O real perigo está no fato de que existem várias versões do software desenvolvido por várias equipes de desenvolvedores - neste momento, não há um verdadeiro Popcorn Time (exceto o que eu tratei nesta matéria - que é o original). Puderam até encerrar esta versão (na realidade o próprio criador tirou-a do ar), mas é só uma questão de tempo para que um outro em breve venha substituí-lo.

    O Popcorn Time era nada mais nada menos que um cliente de BitTorrent de código aberto (Sebastian, seu criador, disponibilizou-o à comunidade GPL pouco tempo antes de encerrá-lo) que inclui um reprodutor de mídia. O programa destina-se como uma alternativa livre para serviços de streaming de vídeo baseados em assinatura, como o Netflix. Estritamente falando, Popcorn Time não era streaming (transmissão BitTorrent ainda é uma área de pesquisa), mas o download sequencial que oferecia uma experiência de streaming.

    Foi até criado uma alternativa ao
Popcorn Time o Time4popcorn.eu que teve o seu nome de domínio suspenso pelo registro EURid. Hoje, a comunidade se apropriou do projeto e várias versões do software foram criadas. Sebastian Abad, no entanto, afirma que só confia mesmo na variante PopcornTime.io. Segundo ele, isso se deve ao fato de que o código fonte dessa variante é público, permitindo que ele verificasse que não há malwares no programa e que este funciona da mesma forma que o original.

    Apesar dos esforços dos estúdios de cinema e ISPs, ainda é fácil de acessar
Popcorn Time ou uma de suas muitas bifurcações (que foi o objeto original desta postagem). Mais importante, talvez, o app tenha mostrado o caminho para a próxima geração de pirataria online.

    hoje em dia, não é o suficiente e simplesmente fazer conteúdos ilegais disponíveis. Este tem que ser também fácil de consumir - oferecendo uma interface de usuário a par, com ou até mesmo melhor do que as alternativas legais. Este modelo fácil de usar já está se espalhando, com os desenvolvedores lançando um Popcorn Time para a pornografia e (brevemente) um Popcorn Time para a música.



    Por isso fica aqui o meu recado ao leitor, para que tenha cautela antes de sair baixando um novo
Popcorn Time (principalmente no Windows). Eu continuo usando o Popcorn Time original sem problema nenhum, pois escolher entre uma interface nada bonita e a falta de segurança, não é para mim uma decisão tão difícil.

Voltando à matéria principal

    Enquanto o navegador Popcorn Time não esta mais em contato com os arquivos armazenados em https://PopcornTime.io, e por isso não foi mais possível acessar aquela interface gráfica dos teus filmes e seriados preferidos.

    Enquanto o Popcorn não reativa o seu status ou muda de provedor para o armazenamento ou surge um clone fiel aos objetivos do original, você ainda pode assistir os teus filmes e seriados preferidos, claro que sem o mesmo glamour, mas com a mesma qualidade que o Popcorn tem, basta não ser ansioso demais quando carregar o teu Popcorn.

    Então vamos por etapas:




    É provável que esperar o Popcorn carregar acabe demorando demais ou surja uma mensagem como a da imagem abaixo.



    A API que a mensagem refere-se é exatamente aquela interface gráfica com a miniatura dos filmes e seriados, além das sinopses de cada título e da fluida navegação das temporadas e episódios.

     Talvez por não ser importante para a indústria cinematográfica, a opção Anime foi mantida no Popcorn e pode-se acessar como sempre foi.



     Da mesma forma, foi mantida a interface  para selecionar os episódios na opção Anime.




    Mas se a tua praia não é Anime, aí não tem jeito, e se você escolher a opção tentar novamente, vai apenas recarregar o Popcorn e voltar à tela inicial anterior, então descarte esta opção. Contudo, se você escolher a opção Procurar em KAT ou Procurar em Strike você vai poder voltar a assistir o que gosta novamente. Na verdade o KAT ou Strike sempre estiveram à disposição no Popcorn (clicando na pastinha azul ao lado de favoritos), porém, poucas pessoas deram atenção a esta poderosa ferramenta.



    Tudo bem que não é aquela beleza de antes e não dá para ir logo clicando no teu filme ou seriado preferido, porém a caixa de pesquisa está à disposição para escolher (em modo texto). Os filmes ou seriados que você marcou como favoritos não vai funcionar, então esqueça por enquanto.



    A pesquisa continua do mesmo jeito que você sempre usou, portanto escolha uma das opções ao lado da caixa de pesquisa.



    Neste exemplo eu selecionei séries e digitei castle, logo dá para ver uma lista de todos os episódios disponíveis. Basta apenas clicar no link escolhido.



    Se você não quiser assistir agora, mas não quer ter o trabalho de procurar este episódio, você pode escolher a opção armazenar este torrent, deste modo, toda a vez que usar o Popcorn os links que você salvou estarão ali aparecendo (o que não deixa de ser uma alternativa aos favoritos.

    Uma dica no caso de séries, é você salvar logo um ou quantos torrent de temporadas completas, pois ao clicar no link da temporada surgirá uma nova página com todos os episódios, e esses links você encontra em inúmeras páginas web de torrents ou de séries.

    Ao lado direito permanece as opções de tocador para assistir o que você escolheu. Mova o ponteiro do mouse até o nome do arquivo (que na verdade é um link) clique no mesmo e...



    Tudo acontece como sempre foi, e acaba-se a choradeira!

    Ah! Um detalhe aos apressados: Como agora o Popcorn está digamos, em "estado manual", as legendas podem não aparecer de cara (isto vai depender do torrent), porque o navegador nem sempre guarda mais as configurações de idioma, assim como "favoritos", etc, mas as legendas estão lá. Mas isso é o de menos, basta clicar no ícone de legenda e deslizar com a rodinha do mouse até o idioma desejado. Esta operação talvez deva ser feita para cada série ou filme que seja carregado, pois estas e outras configurações automáticas, ficavam no https://PopcornTime.io, mas ainda é provável que o PopcornTime ainda memorize. A propósito, às vezes os novos episódios de séries aparecem mais cedo no Popcorn do que nestas outras "versões". Eu esqueci de mencionar este detalhe pois, pessoalmente não faz-me muita diferença ter ou não as legendas com o áudio em inglês. Mea culpa...



    No caso dos filmes, você tem até mais opções em escolher um torrent. Neste caso eu escolhi o filme Resident Evil sem especificar o ano, logo a lista trás várias opções desta saga, inclusive alguns já legendados e talvez dublado (vai depender do filme).

    O processo é o mesmo citado acima. Note  no botão acima ( a letra "T" em branco) este indica que a tua pesquisa foi atrás de uma página de torrente (neste caso você estará usando o KAT), caso queira conferir, use o botão ao lado deste (neste caso você estará usando o Strike) que vai te mostrar outros torrents ainda dentro da tua pesquisa.

    Um pequeno detalhe: Ao que tudo indica o Popcorn foi descontinuado mas o aplicativo (que na verdade é um navegador de torrent) pode ser usado livremente e sem problemas, pois como eu citei anteriormente, Sebastian, seu criador, disponibilizou-o à comunidade GPL (código aberto). É tudo uma questão de criatividade e imaginação do usuário para executar mídias em torrent.

    Ou seja, você pode assistir outros filmes e seriados que não fazem (ou nunca fizeram) parte dos resultados de pesquisa do Popcorn, mas com a mesma qualidade. É só arrastar um torrent (vídeo ou música) para a tela do Popcorn e assistir.

    Caso você seja um programador, você pode pegar o código fonte e acrescentar no mesmo outros endereços de mídias em torrent. O Popcorn nunca armazenou as mídias que este executava. Estas sempre estiveram (e continuam a estar) espalhadas por centenas e centenas de sites de torrent na WEB.

    Resumindo a história: Não tem como o verdadeiro Popcorn ser fechado (pois a página deste já foi), já que o mesmo apenas é um navegador de torrent (sem malwares) que está instalado na tua máquina. É algo semelhante a quererem impedir você de usar o Chrome ou Firefox. A única forma do Popcorn ficar obsoleto é eliminarem todos os torrents da WEB. Por isso, cuidado com "soluções fáceis".




Uma notícia boa




    Há alguns dias voltei a usar o Popcorn original e percebi que a pesquisa de torrent não dá mais resultados, contudo este não continua inútil pois ainda é um navegador de torrente seguro que você pode salvar no mesmo torrents de filmes ou episódios de séries (ou temporadas completas), como se você tivesse favoritado-as. Você também pode "ressuscitá-lo" indo em configurações e mudar os endereços de pesquisa do KAT ou Strike

    Eu afirmei antes que estavam "fechando o cerco" do Popcorn original, e parece que conseguiram. Porém surgiu uma variante do Popcorn que não quis mudar o visual ou estilo que outras variantes adotaram. Eu falo do Popcorn Time CE. Este não faz uso do CloudFlare e mantém-se como o original, não exige inscrição ou ter que pagar alguma coisa, apenas executar e assistir. Ou seja, esta variante está fazendo aquilo que Sebastian queria.

    
     O Popcorn CE tem pontos positivos que as outras variantes do Popcorn não tem:

  •     A opção Anime está de volta (exatamente como o original);
  •     A possibilidade de assistir nas qualidades 480p, 720p (HD) e 1080p (Full HD). O que pode ser muito útil para quem não tem uma assinatura de internet com alta velocidade;
  •     A simplicidade e a interface amigável que todos vocês já conhecem;
  •     Você continua a não precisar inscrever-se ou pagar alguma coisa.

    O Popcorn CE não tem que preocupar-se com ataques de negação de serviço até porque hacker nenhum vai querer estragar algo que está levando diversão a todos e de graça! Tal tipo de ataque só poderá advir de operações das autoridades competentes com mandato judicial.

    A minha opinião pessoal é: O Popcorn CE é mais seguro (do ponto de vista do usuário) do que as inúmeras outras variantes com bonitos efeitos gráficos e uma página web com apresentações da história do Popcorn  e da segurança em baixar e usar, mas paradoxalmente, alertando o usuário que o seu uso é por conta e risco do mesmo. O original Popcorn não fazia uso de todo esse marketing quando foi lançado e caiu nas graças dos internautas pela sua simplicidade e elegância. Muito marketing para algo que todo mundo já conhece, é motivo para desconfiar...

    Contudo, sinta-se livre com a tua escolha.

    Agora só falta a pipoca!