sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dicas para usuários Windows (Início) - Atualizado em 19-Abr-15



    A minha intenção é dar alguma luz ao leitor que por aqui visita, reunindo o quanto possível for, quantas dicas possam ser interessantes. É claro que algumas são até bem simples e do conhecimento do leitor, assim como outras podem ser até desconhecidas.

    Faço isto pois seria injusto tratar todos que por aqui passam como nerds. Acredito que o que puder interessar será bem recebido por quem busca, e como eu não tenho uma bola de cristal, eu vou então escrever de tudo e sobre tudo o que pode ser interessante tratando-se do sistema mais popular do mundo: O mais criticado, amado e odiado, mas ainda de pé, o nosso bom e velho Windows.

    Depois que você passa décadas usando um sistema, por mais incrível que pareça, dá muito trabalho organizar as ideias sobre como escrever tantas dicas, que na verdade são "atalhos" mais práticos do que aquele Help do Windows que te bombardeia com inúmeros links e te deixa até confuso com um texto que não ajuda muitos usuários assim (mas a Microsoft acha este o máximo).

    Desta forma, vou dividi-lo em temas ou assuntos, pois assim o leitor pode ir diretamente ao tópico de seu interesse, evitando ficar lendo uma série de dicas sobre o que não interessa.

    Ou seja, quando eu começar a publicar não farei um tópico ou tema de cada vez, mas todos ao mesmo tempo, e durante a semana irei acrescentando o que concerne a cada tópico. Se eu não o fizer assim, jamais conseguirei terminar, pois um assunto "puxa" por outro na memória e não necessariamente do mesmo tópico.

    Por isso, se o assunto do seu interesse ainda não apareceu (mas irá), a culpa é minha mesmo por ser um péssimo digitador e por ser de natureza exigente e criterioso sobre o que eu escrevo. Contudo isto não o impede de tomar a iniciativa e postar o seu  interesse sobre determinado assunto. Para mim será um enorme prazer em antecipar logo as dúvidas, por isso, sinta-se à vontade em manifestar o teu interesse.

    Há um bom tempo eu não uso o Windows (a não ser para fazer alguma manutenção na casa de um parente), e pessoalmente não tive ainda muita "intimidade" com o W8, embora este seja apenas uma variação do W7 com a interface Metro, por isso vou me focar mais no W7, algumas coisas do Vista (talvez) e para os saudosos talvez alguma coisa do querido XP (tem muita gente que só vai largar este quando comprar um equipamento novo).

    Os tópicos que pretendo apresentar são:

          - Aplicativos
    Informações interessantes sobre os aplicativos do Windows.

          - Som e Vídeo
    Saiba como tirar maior proveito com os aplicativos de mídia do Windows.

          - Desempenho / Manutenção
    Faça você mesmo uma manutenção periódica e resolva alguns bugs sem precisar abrir a carteira.

          - Personalização
    Saiba como deixar a sua máquina com a sua cara!

          - Gerenciamento de Arquivos
    Como organizar, copiar, encontrar e visualizar melhor os seus arquivos.

          - Área de Trabalho e Acessibilidade
    Como deixar a sua área de trabalho mais dinâmica para aumentar a sua produtividade.

          - Hacking
    Execute pequenos procedimentos e faça do seu Windows uma peça exclusiva.

          - Rede e Segurança
    Dicas para a sua rede doméstica e como lidar com a segurança do seu Windows.

          - Atualização, Incrementação e Substituição
  O que fazer quando a tua máquina não corresponde mais as tuas necessidades

    A princípio serão estes oito trabalhos que serão publicados, e é claro que todos não vão conter tantas informações assim no começo, afinal eu vou estar coletando, simplificando e procurando na WEB por instantâneos das janelas e menus para facilitar melhor a compreensão do leitor (já que eu não possuo o Windows na minha máquina para fazer isso).

    Também vou deixar ao lado do título de cada trabalho a data da última atualização, de forma que o leitor saiba se algo novo foi incluído ou atualizado aos já existentes.

    Eu sei que tais informações estão largamente publicadas em milhares de páginas por toda a WEB. A minha intenção é procurar reunir as informações mais buscadas e colocá-las em um único lugar que facilite aos usuários localizarem a solução dos seus problemas.

    Se eu encontrar alguma informação com mais detalhes ou melhor ilustrada da eu coloquei, acrescentarei o link da página específica.

    Pois o importante e passar tais informações aos usuários e fazê-los sentirem-se aptos a cuidar do seu sistema sem precisar abrir a carteira para isso.

    O conhecimento é universal e gratuito, então caso o leitor também queira colaborar, seja enviando um link que achou interessante, ou algum trabalho seu que aborda algum assunto que ainda não consta aqui, sinta-se à vontade em enviar-me e publicarei com os seus créditos necessários.

    É provável que com o tempo algumas dicas desses oito itens talvez sejam desmembradas em alguma outra subclassificação mais específica.

 

Um Abraço.