quarta-feira, 13 de maio de 2015

Atualização, Incrementação e Substituição (Parte 03) Atualizado em 10-Out-15




    Eu se que dei informações parciais, mas a finalidade é apenas a de passar ao leitor a noção de que nem tudo na computação é o que parece ser. Eu sei que posso adentrar mais no assunto sobre as relações entre processador x placa mãe x RAM. Mas a finalidade aqui, é apenas dar uma luz ao usuário comum, pois há farto material sobre tais assuntos na WEB.

    Se você leu, e passou a refletir sobre a matéria publicada aqui, então o objetivo final foi alcançado - fazer você sentir prazer em pesquisar por conta própria o que deseja através da ciência em si - vendo em sites de TI e fóruns o que é real e verdadeiro, e não informações passadas de boca a boca.

    Coincidência ou não, no mesmo dia em que postei a parte 02 sobre este assunto, horas mais tarde um parente me ligou intrigado com o fato dele ter instalado um jogo, e ao executá-lo, surgia uma mensagem dizendo que a sua memória de vídeo (VRAM) é de apenas 256MB (!) onboard, e 1,2GB de VRAM compartilhada, embora o seu computador tenha 4GB de RAM, processador Intel i4, saídas de HDMI, DVI, Bluetooth, USB 3.0, HD 512 GB, gravadora CD/DVD e W8.1 64 bits.

    Ou seja, aquele 1,2GB de VRAM compartilhada, na verdade é parte dos 4GB da RAM que foi "emprestada" para o Windows - e outros aplicativos - processar o seu visual gráfico. Este computador é até novo, e foi uma "promoção imperdível" - veio até com um no-break (UPS)!

   Pois é, uma placa mãe com saídas para HDMI, USB 3.0, etc... E apenas 512MB de VRAM? Pode? Pode sim, é o velho ditado "comprar gato por lebre". Também já deu para perceber que apesar da placa e o Windows possuírem a tecnologia de 64 bits, este Windows não vai rodar com 64 bits, pois para isso, este teria que ter exclusivamente 4GB de RAM, o que não é o caso. Este Windows está rodando com 32 bits! Mas na loja é vendido como 64 bits... a não ser que instale mais GB de RAM ou uma placa gráfica dedicada de no mínimo 1GB.

    E o negócio é o seguinte, essas placas tem uma habilidade de pedir ajuda para o processador e a RAM do PC em questão, para melhorar o desempenho em horas de necessidades por isso que há a memória compartilhada (para não dizer roubada) porem, esse recurso pode não funcionar muito bem em jogos, então se você também  encontra-se neste dilema, nem perca tempo! Simplesmente tente outro jogo ou compre uma placa gráfica dedicada.

    Desde o W7, a capacidade mínima de RAM (sem internet) é de 1GB, como ninguém tem um computador sem uma conexão de internet, esse valor mínimo passa para 2G, agora some-se a isso a necessidade de reproduzir um bom vídeo ou um jogo. Você pode até ter 4G de RAM, mas se prestar a atenção, vai ver que o valor do Arquivo de Paginação não é nada pequeno e o teu Windows parece não saber viver sem ele - experimente desabilitá-lo. Sobre o Arquivo de Paginação você pode ler também (aqui).


    E nem adianta perguntar "- como é que ninguém viu isso ainda na loja?". Ver até que poderia ver, se posicionasse o mouse no ícone Meu Computador e com o botão direito escolhesse a opção propriedades. Mas tem um programinha que você pode levar no pendrive, e na loja conectar na máquina e rodá-lo. É o GPU-Z, ele vai te mostrar exatamente a quantidade real de VRAM que computador em questão tem.


    Você pode baixar o GPU-Z da minha nuvem (aqui). Agora, se você prefere cair na lábia do vendedor...

    Bem, partindo do princípio que a tua máquina está lenta e o momento não é aquele para abrir a carteira, uma opção mais acertada a um baixo custo e que você só irá ganhar, é aumentar a capacidade da tua RAM, ou se esta já está de bom tamanho, trocá-la por uma de frequência superior. Pois não adianta ter muita memória se o acesso de leitura e escrita é lento. O processador até vai tentar fazer a tua RAM transferir os dados mais rápido, mas vai esbarrar nos limites desta, e toda a eficiência do processador vai perder-se na lentidão da RAM.

    Muitas vezes, aumentar a capacidade da RAM com a melhor frequência possível dá mais resultado em desempenho do que trocar o processador! Além de ser mais barato, nem todo processador pode ser compatível com a tua atual placa mãe. Trocar de processador quase sempre exige a troca da placa mãe... o que já leva você a ter analisar se esta nova placa mãe vai corresponder as tuas necessidades.


    Dependendo da tua placa mãe e da frequência de barramento desta, vai depender que tipo de RAM você deve comprar. A memória DDR3 é a mais moderna, mas pode haver o caso de que a combinação de capacidade e frequência possa haver tanto em uma DDR2 e DDR3, contudo não é recomendado misturar dois tipos ou mais da memórias DDR. Fica aqui 2 tabelas (destacando valores semelhantes em tipos de memórias DDR diferentes para facilitar a tua escolha:





    Mas se você não faz ideia do tipo de RAM que há no teu computador e nem a frequência, use o CPU-Z um programinha que vai te mostrar tudo sobre a tua RAM - também pode ser usado para conferir o tipo de RAM de algum computador à venda. Você pode baixar o CPU-Z da minha nuvem (aqui).

    (clique na imagem para ampliar)




     Trocar ou não trocar, eis a questão... (continua)







Atualização, Incrementação e Substituição (Parte 02)




 
    Agora vamos ver como deixar a tua máquina mais "top" sem gastar muita grana. Atualmente existe aquela ideia de que um bom computador deve ter um processador top de linha, afinal o processador é que determina a velocidade de processamento, ou como a maioria gosta de dizer, a velocidade final da máquina. Mas (e lá vem o maldito "mas"), nem sempre trocar o teu processador por um outro mais "potente" quer dizer passar a ter mais velocidade, desempenho, processamento, etc.

    Vamos então desfazer alguns mitos e compreender melhor o que torna um computador mais veloz ou mais lento. Sei lá, mas deve ser aquelas ideias dos anos 90 que ainda reinam na boca dos vendedores, e que eles disparam palavras como "giga-hertz" feito loucos para tentar vender um computador, que é a causa desta grande ilusão de que um processador muito veloz, quer dizer um processamento veloz.

    Eu acredito que todos já ouviram aquela analogia que mostra o processador como o cérebro do computador. É, a analogia até que procede mas (de novo...), apesar do "cérebro" ser importante, este não vai fazer nada sozinho...

    Tal como um ser vivo, um computador é um conjunto de sistemas que devem trabalhar em harmonia e que são dependentes entre si, e esta dependência tem tudo a ver com desempenho de um computador ou a falta deste no mesmo.

    Se o teu computador está lento para atender as tuas necessidades, vejamos os componentes-chaves  de um computador:


  • A fonte de alimentação;
  • A placa mãe;
  • O processador;
  • A RAM.

    Desconsiderando o teu Sistema Operacional (SO) e o HD, estes 4 componentes são determinantes no que diz respeito ao desempenho do teu computador. É simples demais resumir a falta de desempenho a apenas 1 ou 2 itens - geralmente os campeões na boca dos "técnicos", são o processador e a RAM.

    Quem costuma dar estas sugestões, não deve conhecer muito de TI, pois "receitar" uma nova memória ou um novo processador, e não falar nada da placa mãe (exatamente aonde ambos componentes vão ser instalados), é muita falta de noção!



    Toda placa mãe tem uma característica própria que abrange a necessidade do então usuário - algumas são dedicadas à tecnologia HDMI, outras ao áudio 7.1, etc.

    Mas uma coisa é certa. Seja qual for o melhor processador e RAM, ambos vão funcionar dentro dos limites da placa mãe, assim como qualquer outro dispositivo conectado à esta. Ou seja, quem dá as cartas neste jogo de desempenho é a placa mãe. Vamos ilustrar uma "condição" hipotética: Se a tua placa mãe possui uma "velocidade" de barramento de 1,2 GHz (que é a frequência máxima que esta suporta) , o teu processador de 3 GHz apenas vai processar os 1,2 GHz que é o limite da tua placa mãe, embora processe outra velocidade com a tua RAM e assim por diante com outros periféricos.

    Uma analogia bem simples, é a de você ter aquele carro que atinge 402 Km/h (250 MPH), para passear no centro da tua cidade em pleno horário comercial. A tua placa mãe é toda aquela infraestrutura que controla o trânsito, não adianta querer correr, logo logo você vai ter que "dividir" o teu direito à velocidade com os outros. A diferença é que no computador não há excesso de velocidade...

    Legal, mas e a RAM? Vamos derrubar mais um mito (ou a esperteza dos vendedores). A memória não é apenas uma questão de quantidade de Gigabytes (ou a capacidade de armazenamento), tudo bem que é um quesito importante mas (ele de novo...), a memória também tem o seu limite de velocidade de leitura e gravação, ou seja a frequência. Pegando o exemplo hipotético feito acima, e incluindo uma RAM de 4GB mas com uma frequência de 800MHz, mesmo que a tua placa mãe tenha 1,2 GHz, esta apenas vai poder trabalhar com a tua RAM nos míseros 800 MHz, porque este é o limite de leitura/escrita da tua RAM!

    Resumindo, Nem sempre o vilão da falta de desempenho é o processador. Como eu já havia afirmado na parte 01, são muitas as variáveis que podem causar uma falta de desempenho.

    Se pegarmos os exemplos citados acima, veremos que o processador é muito bom, mas este está além da capacidade limite da sua placa mãe, e esta muito além da sua memória RAM.

    Fique de olho pois tem muitos computadores com processador Intel i7 com uma placa mãe e RAM de frequência inferior. É bem provável que você queira saber o porquê, não é? Pense bem, se você chega a uma loja e vê um PC com um processador Intel i7 e 4GB de RAM por um preço, digamos "conveniente", parece que o mesmo "caiu do céu" para você. Mas é isto que os vendedores querem que você pense! Você olha aquele PC praticamente te pedindo para ser levado, com o W8.1 (interface Metro), 3Ghz, 4GB... é o teu sonho. O sonho de apenas olhar para os nomes de marca: Intel e Windows!

    E aonde entra a fonte de alimentação? Na verdade, é esta que vai dedurar o computador com tantos componentes "maravilhosos", com um Windows belíssimo, mas uma placa mãe que fica a dever e talvez a RAM também.





    É tudo uma questão de Física (neste caso, eletrônica). Uma excelente placa mãe, um excelente processador, RAM, etc... Quer dizer que vai exigir uma excelente fonte de alimentação ATX Real para dar conta de suprir todos os recursos da máquina e ainda ter folga.

    Se você olhar na parte traseira do gabinete vai notar se a fonte é do estilo padrão (fontes nominais) ou visivelmente robusta (fonte Real) e bem melhor acabada, via de regra uma fonte Real não vem em um gabinete comum.

    Então, se o computador que você vê que é "top de linha", vem num gabinete com uma fonte padrão, mesmo que o gabinete seja "top", desconfie. Muitos recursos exigem muita energia, algo que uma fonte nominal não vai suprir. Ou seja, este computador "top de linha" está sub configurado.

    Se o teu computador novo de repente começou a travar ou reiniciar sem avisos, o "problema" pode ser a fonte de alimentação...

(continua)