quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Vale a pena o serviço em nuvem "Cloud Computing"? (ALERTA) - Atualizado em 25-Abr-2017


    Eu mencionei  sobre o serviço em nuvem na matéria sobre a Deep Web (DW), e como há muita coisa sobre a DW não entrei em detalhes, mas vale agora fazer algumas considerações.



    O serviço em nuvem já está bem consolidado é os usuários nem percebem que estão usando um serviço como esse. É apenas uma questão de tempo para os futuros sistemas operacionais operarem diretamente da nuvem, e com a explosão de vendas de TVs inteligentes que mesclam a programação em HD com serviços via streaming, acesso a e-mails, documentos pessoais, apps, etc.

    As novas TVs provavelmente vão substituir os atuais desktops nas residências, e as TVs poderão "conversar" entre si mesmas, expandindo ainda mais o conceito de rede doméstica; além de servirem de roteadores para dispositivos móveis via wi-fi e Bluetooth, aposentando de vez o Blu-ray, pois tudo será acessível pela nuvem, e sem contar com as TVs com um HD incluso, onde pode-se guardar qualquer programa para revê-lo quantas vezes quiser, dispensando a necessidade de uma assinatura de HDTV.




    Na verdade já há tecnologia de sobra para tudo isso está funcionando, mas como todo mundo sabe, sempre uma nova tecnologia põe em risco o emprego de milhares de pessoas que dependem da indústria que não pode abandonar as antigas tecnologias depois de tantos anos de investimento em material e treinamento, mas as mudanças vão chegar, e é só uma questão de tempo.

     Para os céticos que duvidam da segurança, eu posso afirmar que os dados lá estão mais seguros do que no PC ou celular, já que a grande maioria relaxa muito no critério de segurança. Tem muita gente com o PC mal configurado, desorganizado, fragmentado e o pior, desatualizado, isso sem contar com aquele PC que todo mundo da família mete a mão e que tudo pode acontecer!

     O serviço em nuvem é muito mais seguro pelo fato de que o servidor já possui várias camadas de rede, com firewall e antivírus, porém não quer dizer que salvando arquivos infectados com algum malware, este seja milagrosamente recuperado pelo servidor.

 


    Tem muita gente que pensa que os servidores que oferecem o serviço em nuvem vão substituir os antivírus, e não é bem assim. Isto por que a responsabilidade do armazenamento dos arquivos é do usuário. Ou seja, se o usuário armazena em nuvem algum arquivo infectado ele vai permanecer infectado, mas não vai infectar as outras contas de usuários do mesmo serviço de nuvem. Talvez o servidor faça alguma varredura atrás de malwares, neste caso ele pode até isolar o teu arquivo infectado ou mesmo deletá-lo.

    Hoje em dia a grande maioria dos servidores usa alguma distro GNU/
Linux (ou outra variante do UNIX usando a janela X11) em pelo menos uma dessas camadas (inclusive a própria Microsoft, quem diria...) e serviços de compartilhamento como o Samba, que simula um servidor Windows, permitindo que seja feito gerenciamento e compartilhamento de arquivos em uma rede Microsoft.

    E se você for esperto, ainda pode compactar os teus arquivos mais importantes (com senha e criptografia) e guardar na nuvem. Além de ocupar menos espaço, somente você poderá acessar este conteúdo.

     Isto tudo, além de dar uma folga ao teu HD e organizá-lo melhor. Caso o PC em questão seja compartilhado pelos membros da família, dá para cada um guardar os próprios arquivos em nuvem, encerrando intermináveis discussões, o que é muito útil no quesito privacidade, e como todo mundo tem pelo menos uma conta de e-mail porque negligenciar este serviço?







     O serviço em nuvem veio para aposentar os pendrives com a vantagem que você pode acessar os teus arquivos através de qualquer dispositivo móvel ou fixo, independente da plataforma que use. Mas não fica só nisso, muitas empresas já oferecem seus produtos em nuvem, dispensando a necessidade de obter um CD/DVD para instalar. Tudo é feito diretamente da nuvem, e qualquer configuração ou atualização do cliente fica sempre atualizado. Um excelente exemplo é a plataforma Steam que disponibiliza uma comunidade de jogadores com todas as bibliotecas de jogos e serviços, e que ninguém tem que se preocupar com o próprio jogo caso ele tenha sido literalmente apagado do HD, pois é só se conectar e automaticamente cada jogo instalado vai ser reposto exatamente como estava (incluindo os créditos, status, históricos, compras já feitas e bônus, etc.).

    É claro que há muitos outros serviços de nuvem semelhante, por exemplo a Apple Store, o Play Store, os próprios repositórios de Linux/BSD, e por ai vai...





    Mas como estou tratando do usuário comum, o serviço de nuvem pode ser de grande serventia e facilitar muito a vida de profissionais liberais permitindo que eles ao invés de carregarem um monte de papelada nas suas pasta ou até mesmo os próprios pendrives, eles possam ter a copia de tudo isso na nuvem (pelo menos ninguém corre o risco de perder os seus dados), e quando chegar em casa, o profissional pode muito bem dar continuidade ao trabalho que estava fazendo.

    Imagine por exemplo um médico que tem a ficha de todos os seus pacientes em nuvem. No caso do médico ser chamado, este pode consultar a ficha do  paciente em questão, exames e procedimentos clínicos dele  através do seu próprio celular ou notebook/tablet, ou até mesmo repassar esses dados para um outro colega caso ele não possa atender. E que tal um advogado que pode consultar todas as suas anotações e poder pesquisar os códigos das leis e suas jurisprudências direto da sua nuvem (inclusive durante um julgamento). Ou seja, para os profissionais a imaginação e a criatividade é o limite.





     Uma ótima ideia também é a de fazer um backup em nuvem de tudo o que é importante e principalmente insubstituíveis, como as fotografias, declarações de Imposto de Renda, vídeos caseiros ou profissionais, etc.


    Se um dia o teu HD "fritar", dependendo do caso, você pode literalmente perder tudo!!! E olha que isso acontece muito em notebooks (devido ao calor e má ventilação), e a principal causa é o uso do mesmo sobre a cama, sofá ou qualquer superfície macia que veda as poucas áreas de ventilação. E o pior é que nem sempre há um aviso quando acontece, o notebook trava ou reinicia do nada e há muita gente que pensa que é vírus ou "bug" do Windows, e deixa pra lá, quando na verdade é o teu microprocessador reagindo ao excesso de calor devido a má circulação de ar.

    Isso sem contar com a possibilidade de roubo ou um acidente. Há um velho ditado que diz: "- Não guarde todos os ovos numa única cesta, se esta cair... você vai perder tudo!". Tratando-se de computação, um backup é mais do que indispensável, é vital.

     O melhor de tudo, é que você não precisa gastar nada! Eu uso alguns serviços de  nuvem (todos gratuitos). Particularmente uso cada nuvem para uma categoria de "backups", desta forma eu sei exatamente onde procurar o que eu preciso.




    Armazenar em nuvem é muito legal mas (tem sempre um "mas"...), de nada vai adiantar esse serviço se você relaxa no critério segurança. Eu sei que eu até pareço paranoico de tanto falar em segurança, mas tratando-se da WEB, tudo nela é apenas o reflexo da vida real representado em bits e bytes. Da mesma forma que você guarda os teus pertences com cuidado (seja pelo valor, seja por garantir a tua privacidade ou seja por força de algum contrato de confidencialidade, etc.), no mundo virtual esta prática tem que ser a mesma, pois por detrás deste mundo virtual existem pessoas reais de boa índole, mas infelizmente como nada é perfeito, existem também as pessoas de má índole. E cá pra nós, segurança não é algo tão difícil de se aplicar, não é?






    O ser humano tem por natureza acreditar que um serviço na WEB já vem pronto e livre de problemas. Isto pode até ser verdade dependendo de quem fornece o serviço mas não de quem o utiliza.

    Talvez uma analogia deixe as ideias mais claras: Quando você compra um carro (ou mesmo aluga-o), é lógico que este está completamente seguro e possui todos os acessórios que você pode precisar (inclusive para trocar o pneu), você tem a garantia da fábrica, seguro, etc. Porém nada disso vai evitar você de bater noutro veículo ou até mesmo em um poste. É claro que ninguém compra ou aluga um carro para isso, mas como seres humanos somos falhos, teimosos, orgulhosos, irresponsáveis e até mesmo estúpidos, e são essas nossas imperfeições que nos levam a deixar de lado o quesito segurança.


    Seja que serviço da WEB você use, sempre você vai ter que equilibrar duas coisas: o software e o hardware. Na analogia acima, o software é você e o hardware é o carro. Na WEB você tem a nuvem como um hardware virtual, você e teus hábitos de navegação são o software que vai "dirigir" o uso dessa nuvem.



    Atualmente muitas pessoas estão armazenando seus dados na nuvem, seja em serviços como Dropbox, em aplicações de e-mail como o Gmail ou em redes sociais como o Facebook. Mas, a verdade é uma só: Quase ninguém protege as próprias informações como deveria. Para te ajudar a manter teus dados mais seguros, aqui vão algumas dicas simples que podem evitar intrusos na tua nuvem.




          1 - Senhas e perguntas de segurança




    O ideal é que as senhas sejam únicas para cada serviço usado e que tenham um grau de complexidade alto para que ninguém consiga descobri-la. Portanto, misture números com letras e símbolos, e não se esqueça de incluir letras maiúsculas e minúsculas (provavelmente você já leu isso centenas de vezes).

    Tudo bem, parece coisa de paranoico mesmo, mas é claro que nem todo mundo guarda na nuvem arquivos muito valiosos, afinal de contas, o valor destes arquivos é subjetivo e somente você é capaz de medir esse valor.

    O que eu posso dizer é que a tua senha deva ser complexa para as outras pessoas, mas simples para você. Não adianta criar uma senha do tipo que se escreve de trás para frente, se o que o que você escreveu não é fácil de lembrar, e sim de esquecer! Eu já perdi a conta de quantas pessoas eu já vi perdidas por não se lembrarem da senha que elas mesmas criaram.

    A complexidade da senha não está apenas na mistura de letras e números, mas no sentido que esta faz para você. Ou seja, a grande sacada é criar frases que tenham algum sentido apenas para você - pode ser o nome de uma canção que sempre vai marcar um momento importante da tua vida; o nome de um livro e/ou autor que te seja querido; o nome de um lugar especial que te trás boas recordações, etc. Todas as pessoas tem alguma lembrança de algo que somente elas sabem, então não é difícil encontrar uma boa senha para ser usada - lembrando sempre que letras minúsculas e maiúsculas são caracteres diferentes.

    Outro ponto importante é escolher respostas aleatórias para as perguntas de segurança, normalmente usadas para confirmar que você perdeu tua senha. O exemplo anterior também serve para essa combinação de pergunta/resposta.



          2 - Quando for possível, encripte


 
    O software de encriptação irá embaralhar as informações e torná-las ilegíveis para qualquer pessoa que não tenha a senha para descriptografá-las ou determinação suficiente para quebrá-las. No entanto, como tudo o que torna os dados mais seguros, a criptografia requer um esforço por parte do usuário, como lembrar a senha dos serviços que oferecem a criptografia.

    A garantia da segurança na nuvem precisa partir do cliente. Portanto, não use apenas a criptografia oferecida como um recurso padrão (se algum cracker conseguir quebrá-la, ele poderá quebrar de qualquer outro usuário). Você terá de achar um outro serviço de criptografia e, às vezes, até pagar por isso, porém existem muitos softwares gratuitos que realizam esta tarefa. O uso de criptografia como requisito de segurança pode até não ser usado caso os teus arquivos sejam simples como fotos (desde que não sejam íntimas demais), músicas, etc.



          3Use autenticação de dois fatores


    A autenticação de dois fatores significa que o login requer um nome de usuário, uma senha e um código único enviado naquele momento para um dispositivo que está com o usuário. Algumas contas do Google, Outlook/Hotmail, etc. por exemplo, enviam o código por meio de um SMS ou até para um aplicativo. Este método pode exigir mais atenção, já que a pessoa que for acessar a conta sempre deverá estar com o dispositivo na mão para receber o código da vez, mas é bastante eficaz, pois bloqueia acesso mesmo de pessoas que tenham descoberto a tua senha. Mas lembre-se de manter a bateria do teu smartphone com carga suficiente para poder receber este código, pois não vai adiantar nada acessar a tua nuvem com o smartphone descarregado...

 
          4Faça backup



    Pode parecer estranho fazer backup de dados que estão na nuvem, já que na maioria das vezes esta é usada como próprio backup. Mas, esta é uma forma de assegurar que você nunca perderá aquelas informações. Os HDs externos estão ficando mais baratos e, por isso, é possível fazer várias cópias de teus dados em diversos locais. Vale a pena lembrar que os serviços de nuvem gratuitos não oferecem muitos gigabytes, e dependendo das tuas  necessidades, pode ser mais seguro ter um HD com tudo o que é importante, e na nuvem o que você costuma usar mais.






            5Delete quando não for mais usar


    Em uma época em que o armazenamento dos dados parecem ilimitados, pode ser difícil conseguir escolher quais e-mails ou arquivos precisam, realmente, permanecer na nuvem. Mas, o ideal é que você sempre apague as informações que não terão mais uso ou que não precisem mais serem acessadas de qualquer lugar. Esta é uma forma de garantir que teus dados mais recentes estejam em segurança e sempre tenha espaço disponível. Os dados mais antigos podem ficar guardados em uma mídia tipo CD/DVD ou pendrive em um lugar seguro longe do equipamento que você use ou do local aonde trabalha. Cópias digitais de contratos, projetos, etc. podem estar mais seguros em um cofre de banco.



          6Esteja atento



    Esteja sempre atento na WEB. Deixe teu antivírus atualizado para se prevenir de malwares e mantenha tua rede Wi-Fi bloqueada. Não clique em links ou abra arquivos suspeitos, mesmo que eles sejam enviados por pessoas ou empresas conhecidas.

    Além disso, se você parar em algum site que pareça estranho, saia imediatamente. Tudo isso pode parecer clichê, mas é importante lembrar de todas as dicas mais básicas de segurança para evitar perdas de dados, e lembre-se não cai naquela conversa tipo: "isso não vai acontecer comigo!". É dessa ilusão que os crackers se aproveitam...

    Bem, é claro que a grande maioria está interessada em usar um serviço de nuvem gratuito, e por estranho que pareça, muitas pessoas nem sabem que há muito tempo já tem à disposição um serviço desse.

    Então vamos lá descrevendo alguns serviços de nuvem sendo que a inscrição no mesmo é através de uma conta de e-mail, em geral o usuário pode acessar através do navegador e/ou pode instalar um app que cria uma pasta no HD e sincroniza o conteúdo dela com o que está na nuvem, no caso de celulares este app faz um link direto com a nuvem podendo gerenciar o teu conteúdo como se estivesse no próprio celular. Aqui eu vou listar os serviços mais conhecidos, gratuitos, seguros e vantajosos:




          a) Google Drive. Se você possui um e-mail do Google (Gmail), você já tem à disposição o armazenamento em nuvem Google Drive que te fornece 15 GB.

    O funcionamento básico do Google Drive é similar ao dos concorrentes. O usuário instala ferramentas de sincronização no PC, smartphone e tablet (um pequeno app). Depois, basta colocar um arquivo em uma pasta específica para que ele seja copiado automaticamente para a nuvem - então, o arquivo fica disponível para todos os dispositivos quando conectados à internet. Além disso, o Google Drive tem integração total com o Google Docs e os documentos também podem ser compartilhados com outras pessoas. Vale ressaltar que os usuários do navegador Chrome/Chromium  tem à disposição uma infinidades de apps da Google Store (também vale para algum "primo" do Chrome , tipo Spark, Dragon, etc.) e tendo quase cem apps para manipular arquivos direto do Google Driveeste é um entre os "generosos" em armazenamento e seguro que eu conheço;

https://www.onedrive.live.com/


          b) OneDrive. Se você possui um e-mail da Microsoft (Outlook, ex-Hotmail), você já tem à disposição o armazenamento em nuvem OneDrive (ex-SkyDriver) que agora te fornece 15 GB (antes era só 7 GB, mas como estava perdendo para o Google...), mas tem duas principais diferenças: aqui, você só pode subir um arquivo por vez e nunca de uma pasta inteira, como no Dropbox ou Copy, etc. A segunda, é que você apenas pode usá-lo com o teu e-mail Outlook/Hotmail, ou seja não te é permitido compartilhar com quem não use o serviço de e-mail da Microsoft.

    E antes de falar sobre o Dropbox, a Microsoft resolveu fazer uma jogada tipo "All in" contra este:

   
    A Microsoft adotou uma postura agressiva para conseguir destaque no mercado de armazenamento na nuvem. Para isso, a empresa de Redmond lançou uma promoção que dava 100GB de armazenamento gratuito por um ano para usuários do serviço rival Dropbox.

     Tudo que você precisava fazer (caso fosse um usuário do Dropbox, é claro) é se inscrever no OneDrive.


    A Microsoft não deixou claro se a oferta era limitada, por isso valeu a pena correr e garantir os 100GB de armazenamento gratuitos por uma temporada. Contudo...

    O que era para ser apenas uma jogada de marketing, acabou tornando-se um grande problema para a Microsoft. O pessoal da Microsoft achou (ou entendeu) que esta "promoção" era geral e não a limitou apenas aos usuários em território norte-americano. Isso de certa forma deu um baita prejuízo, pois usuários de todo o planeta caíram como abelhas no mel, aos milhares.

    E de acordo com as leis que protegem os consumidores em vários países (como o Brasil), retirar este bônus é crime e passível de severas multas por caracterizar-se como falsa propaganda, ou seja, não pode ser desfeito. Então, quem aproveitou (fora dos EUA), se deu bem!

     Eu fiz a minha inscrição e beleza (100GB free)!!

    Não sei qual foi o motivo, mas assim do nada a Microsoft já vem anunciando que os 15GB gratuitos cairão para apenas 5GB a partir de 11 de agosto de 2016! Também acabando-se com todos os bônus que você possa ter por fora! E não para por aí. Até para quem tem uma assinatura paga de um valor, vai assim mesmo perder muitos gigabytes. Quem tiver uma assinatura (já paga) vai poder usar o armazenamento até a data limite, depois o usuário terá que comprar um armazenamento adicional.

    Para mais detalhes sobre esta decisão ilegal (para os assinantes que pagaram), leia mais (aqui).

    Mudar as regras de um contrato já firmado e de forma unilateral é crime no Brasil previsto no Código de Defesa do consumidor (CDC). Espero que os usuários busquem os seus direitos na OAB e no Ministério Público.

   

https://www.dropbox.com/


          c) Dropbox. É um sistema de armazenamento em nuvem que inicia-se gratuitamente com 2 GB e conforme indica amigos o espaço para armazenamento de arquivos cresce até 18 GB
(tanto para PC como para qualquer dispositivo móvel) e o compartilhamento de arquivos é livre, assim como a criação da conta que pode ser feita a partir de qualquer servidor de e-mail.

    É permitido salvar vários arquivos de uma só vez ou pastas com arquivos. O Dropbox é muito conhecido pelos usuários do Linux e em muitas distros Linux/BSD costuma já vir com um app instalado, e sua presença é garantida nos repositórios caso este não encontre-se nativo em alguma distro, este é outro entre os "quase generosos" em armazenamento e seguro que eu conheço;






https://mega.co.nz/


          d) Mega (ex-MegaUpload). É um sistema de armazenamento em nuvem que inicia-se gratuitamente com 50 GB, no estilo do Dropbox,  há extensões para os navegadores Mozilla Firefox e Chrome/Chromium (ou algum baseado neste, tipo Spark, Dragon, etc.), além de apps para smartphone com Android , iOS e BlackBerry. Você pode acessar através do teu navegador ou dispositivo móvel. No PC/notebook, é só arrastar os arquivos direto para a página aberta ou clicar em Carregar Arquivo (File Upload), navegar até a pasta e selecionar o que quer salvar.

    O Mega se dá bem praticamente com todas as plataformas (tanto para PC como para quase todo dispositivo móvel) e o compartilhamento de arquivos é livre, assim como a criação da conta que pode ser feita a partir de qualquer servidor de e-mail. 

    É permitido salvar vários arquivos de uma só vez ou pastas com arquivos. O Mega está entre os serviços de armazenamento "bem generosos" em nuvem gratuitos (que você pode colocar tudo).

    Os 50 GB do Mega não são uma "generosidade" à toa: Na época do então MegaUpload, este serviço em nuvem era muito bom - quem usou a conta "Premium" sem pagar nada (como eu), pôde conhecer a alta velocidade e a segurança de dados que era. Como grande parte do conteúdo hospedado no MegaUpload foi considerado ilegal, sobrou muito espaço livre no hardware de Kim Dotcom, por isso está explicado os 50 GB. Contudo, a segurança dos dados armazenados no Mega é relativamente boa e criptografada.

    E falando do Mega, saiu em 04 de Abril de 2015 a Makulu, uma nova distro Linux que parece ter o patrocínio deste ou a intenção de expandir o serviço de nuvem, é bem legal, confira (aqui) .




          e) MediaFire. É um sistema de armazenamento em nuvem que inicia-se gratuitamente com 50 GB, no estilo do Dropbox e Mega. O MediaFire se dá bem praticamente com quase todas as plataformas (para PC apenas Windows e OS X), assim como para dispositivos móveis (Android e iOS),  usuários Linux podem usar o Wine enquanto não é lançada a versão para Linux/BSD. O compartilhamento de arquivos é livre, assim como a criação da conta que pode ser feita a partir de qualquer servidor de e-mail. 

    É também permitido salvar vários arquivos de uma só vez ou pastas com arquivos. Entre os armazenamento em nuvem gratuitos (que você pode colocar tudo), este é outro "bem generoso" em armazenamento e segurança que eu conheço;




          f) imgbox. Este não tem como não querer usar. O imgbox literalmente não tem limites, a não ser no limite em subir arquivos (10MB de cada vez). É ideal para você subir tuas imagens e vídeos, pois o imgbox apenas aceita estes tipos de arquivos, o que é muito bom para deixar mais espaço em outros serviços de nuvem.

    O compartilhamento de arquivos é livre, assim como a criação da conta que pode ser feita a partir de qualquer servidor de e-mail. Vale a pena conferir! 





http://minhateca.com.br/
 
          g) Minhateca. Com certeza, este você não vai deixar de usar, pois além de ser gratuito, este literalmente não tem limites de armazenamento (existe até um ranking dos usuários que mais tem arquivos ali armazenado). O legal é que não há restrição ao armazenamento de algum tipo de arquivo (desde que não seja de natureza criminosa), você pode salvar o que quiser e o quanto quiser.

    Apesar de estar bem claro no contrato (é longo mais vale a pena ler) que o administrador do Minhateca pode retirar da tua conta os arquivos que possam violar algum direito de Copyright, desde que (é claro) haja alguma solicitação por parte de quem tem o direito.

    Contudo, o que mais eu encontro lá são: muitos filmes, músicas, documentários, seriados (novos e antigos), e-books, softwares e tudo o que é tipo de imagens ISO. Ou seja, se o autor não reclama pelos seus direitos autorais, continua lá.

    O administrador do Minhateca solicita que o usuário peça alguma autorização ao autor (ou autores) de direito, para postar ali. Ele cita que muitos cedem a autorização por não haver comércio real no Minhateca. Tudo o que você guarda lá pode ser compartilhado por todos; o que você guarda pode ser "copiado" para a conta de outro usuário (na verdade é um link que exibe na tua conta tudo o que você "copiou" de outra conta, com os mesmos direitos de uso como se você mesmo tivesse colocado).

    É claro que você tem o direito de criar quantas pastas protegidas com senha quiser, para poder ali, manter o que você não quer que ninguém saiba, copie ou baixe! Também há a possibilidade de proibir que outros usuários "copiem" os arquivos que você guardou, mas que possam fazer o download do mesmo (ou não). Há uma opção que deixa a tua pasta (ou arquivo) invisível aos outros.

    A "cópia" de arquivos ou pastas de e para a tua conta, ocorre praticamente de forma instantânea, pois na verdade, você apenas incorpora os links para os arquivos. Este recurso é útil para evitar redundâncias no conteúdo da nuvem.

   O Minhateca tem um serviço de chat e mensagens pessoais, que você pode trocar de ideias sobre quem postou o que, ou se alguém gostaria que você armazenasse alguma coisa. Este é um aspecto bem positivo, pois a galera faz questão de colocar de tudo.

    O administrador pede que os usuários evitem (se possível), material de conteúdo violento ou adulto, pois o Minhateca é usado por pessoas de todas as idades e isso evitaria que os responsáveis solicitassem a retirada deste conteúdo (o máximo que você pode fazer é marcar a pasta como conteúdo adulto (+18) ou colocar senha e dar a permissão a outro(s) usuário(s) de acessá-la/baixá-la/copiá-la).

    Preste a atenção: É vedado toda e qualquer forma de publicidade ou uso comercial da Minhateca, material criminoso (pedofilia, drogas, armas, serviços de prostituição, divulgação de qualquer movimento que incite em formação criminosa, preconceito ou, descriminação seja de que tipo for). O administrador reserva-se ao direito de repassar os teus dados as autoridades competentes do país que você encontra-se, apenas nestes casos.

    Ainda assim, não faltam coleções de fotos e vídeos de conteúdo adulto, mas nada criminoso. O administrador pede (no contrato) que os usuários denunciem (há um link ao lado de cada arquivo) qualquer tipo de abuso, principalmente propagandas e conteúdo criminoso, para não virar um Facebook da vida...

    Na verdade o Minhateca era até um tempo atrás um serviço de nuvem que visava o compartilhamento aberto, sem custos, limites ou captcha para baixar. Ou seja, o Minhateca era um tipo de Torrent de forma gráfica onde era possível visitar o conteúdo de outros usuários (desde que desprotegidos) mesmo não sendo escrito e fazer o download dos arquivos livremente, respeitando as configurações que cada usuário definiu na sua conta, pastas e arquivos.

    Tem mais, é possível visualizar as imagens e assistir uma pré-visualização de um vídeo (10 minutos), para vê-lo por completo, é só baixar o vídeo (desde que você o tenha subido), o que permite assistir clipes de música e pequenos vídeos sem precisar baixar (o mesmo vale para áudio, tipo mp3, wma, etc.).

    O Minhateca tem um pequeno aplicativo (chamado de Caixa), que instalado permite você adicionar, apagar ou classificar o que você quiser de uma só vez e gerenciar a tua conta sem precisar usar o navegador. Ainda não tem aplicativo para Linux e OS X, apenas para Windows. Contudo eu estou usando o Caixa no meu Linux tranquilamente através do Wine.

    O que ainda é mais legal é a liberdade de poder procurar por algum arquivo (tem uma caixa de pesquisa) sem precisar saber qual usuário tem o que você procura, e poder "copiar" o mesmo para a tua conta mas baixar livremente, somente se você mesmo subiu e tem uma conta lá, caso contrário, teu limite agora é de 50 GB de download por semana.

    Mas como tudo o que é bom dura pouco, e depois que muitos usuários colaboraram diariamente subindo todo dia, todo o tipo de arquivo que conseguiam encontrar - na verdade, esta galera pega muita coisa que dá trabalho em encontrar e baixar na WEB.

    Muitos pegam material por terem alguma conta paga e subindo ao Minhateca, que agora este material não é mais livre de ônus para todos. Agora quem não tem conta deve pagar para fazer o download, e quem tem conta, apenas pode baixar agora 50MB por semana  que "copiou" de outra conta. Ou seja, quem subiu muitos vídeos (mesmo sendo pessoais) não vai ter que pagar por esses arquivos se ultrapassarem o tamanho de 50MB, mas o de outros...

   Apesar do servidor do Minhateca ter o DNS do Brasil (e ser muito usado por brasileiros), na verdade este está hospedado nos EUA, Washington DC (Hagerstown), cujo provedor é SoftLayer Technologies Inc. A plataforma é bilíngue (português/inglês).

    Este não é mais o vantajoso serviço em armazenamento gratuito. É claro que o limite para subir ainda é ilimitado, mais o baixar arquivos dos outros... Em termos de backup, pode ser uma boa ideia, mas se você precisar descer mais de 50GB por semana de arquivos que encontrou noutra conta.... O que é provável é que o Minhateca tenha tornado-se interessante para quem quer pegar algo lá, e não necessariamente guardar. O que faz com que Copy, o OneDrive e o Google Drive possam terem tornado-se mais interessantes em armazenamento gratuito que eu conheço, e por isso devem ser usados por você para outros fins.

    Outros tipos de armazenamento em nuvem:

http://www.minus.com/


         h) Minus. É um servidor online para compartilhamento de arquivos. Porém, ele se destaca em vários aspectos quando comparado com outros espalhados pela rede, principalmente por ser compatível com múltiplas plataformas e dispositivos.




    As características de destaque do Minus vão além do amplo suporte. Isso porque ele deixa o usuário subir e compartilhar grandes ou pequenos arquivos online. O limite por arquivo individual é de 200 MB, mas é possível armazenar até 10 GB. Os arquivos podem ser compartilhados de forma pública ou privada e nunca expiram.


    Eu sei que o Minus mais parece ser um serviço para meninas devido a sua página principal mostrar inúmeras fotos de cantoras e atrizes asiáticas ou imagens no estilo "garota adolescente", mas não é nada disso. Na verdade este muito usado por jovens asiáticos numa mistura de Flickr com Instagram. Fora isso, este é muito bom para guardar os teus arquivos.


   Outro ponto interessante está na possibilidade de compartilhar imagens em galerias geradas automaticamente. Assim, o Minus também funciona como uma espécie de rede social, em que é possível seguir teus amigos de forma muito semelhante ao que acontece no Twitter e acompanhar os arquivos compartilhados pelos colegas.



    Também é possível criar um cadastro para gerenciar as galerias. Caso não queira fazer tua conta no aplicativo, pode subir teus documentos pelo site e compartilhar o link gerado após a subida, o que é um ponto de destaque do serviço.



    Você pode subir os arquivos desejados e acessá-los por meio de qualquer navegador ou através do cliente para Desktop disponível para Windows, Mac e Linux, além de opções para iOS e Android, além de  aplicações específicas para os navegadores Firefox e Chrome;

https://www.flickr.com/
 
          i) Flickr. O gigante Yahoo não tem um serviço de armazenamento típico das anteriores, digamos que fornece este serviço de forma mais "personalizado", ou seja, com a compra do Flickr, o Yahoo passou a proporcionar nada mais, nada menos que 1 Terabyte de armazenamento gratuito (apenas fotos e vídeos) para cada usuário dos serviços de e-mail. Para quem quer guardar as suas fotos e vídeos com segurança, vale a pena usar o Flickr, pois isto deixa mais espaço de sobra para guardar teus outros arquivos em qualquer um dos outros serviços de nuvem. Apesar do Flickr ser uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos no estilo Instagram, o compartilhamento não é obrigatório.

    Eu ainda não testei se o Flickr aceita arquivos encriptados (mesmo mantendo a extensão original do mesmo), pois não sei se este testa o arquivo antes de armazenar, ou seja, se a foto ou vídeo conseguem ser lidas e processadas corretamente.

    O Flickr tem a política de apenas armazenar fotos e vídeos originais ou seja, aqueles feitos pelo próprio usuário. Isto deixa de fora aquelas imagens ou vídeos baixados de alguma página web, por estarem protegidos (ou não) por direitos autorais, o que não é o caso de fotos e vídeos de família, desde que esta seja a tua.
    Obs. Quando você usa o armazenamento em nuvem pelo navegador funciona apenas virtualmente. Quer dizer, se você quiser alterar qualquer arquivo gravado na ferramenta, você precisa acessar a tua conta. Já no caso de usar um app específico como o Dropbox, OneDrive, Google Drive, Copy, Mega, Minhateca, MediaFire, etc., se você alterar arquivos que estejam nas pastas compartilhadas, eles automaticamente são alterados na nuvem, desde de que você esteja conectado à nuvem, caso não esteja, assim que que se reconectar, os dados desta pasta serão sincronizados com a nuvem atualizando-a.
    Neste caso, apagar os arquivos da pasta compartilhada que está no HD, não apaga-os da nuvem. Ou seja, estas pastas compartilhadas são uma excelente forma de você ter no teu PC os arquivos que precisa. Se apagá-los sem quer (ou mesmo querendo), não altera o que já está na nuvem. Para tirar da nuvem você tem que acessar através de um app que te dê acesso a mesma ou através do teu navegador acessando-a diretamente.

    Todos acima (exceto o Minhateca) tem opções pagas com maior espaço, mas isso já é com você...



     Ah! Você sabia que também dá pra utilizar o Facebook como nuvem para guardar os teus arquivos, sem limite de armazenamento? Ficou curioso né? É bem mais fácil do que se pensa, afinal é tudo uma questão de imaginação e criatividade...

     Na verdade todas as tuas postagens já são uma forma de armazenamento em nuvem que você compartilha. Então, se você postar alguma coisa e não compartilhar com ninguém, ficará ali guardado... isto também vale para os anexos.

    Mas vale lembrar, que o Facebook não vai se responsabilizar pelo que você colocar lá ou se este vai  manter guardado indefinidamente. Até porque o Facebook não é uma rede social tão segura quanto parece (os crackers vivem fazendo a festa por lá...).

    Bem, provavelmente existem muitos outros serviços de armazenamento em nuvem gratuitos (de repente até melhores), apenas citei alguns bem conhecidos para ilustrar como pode ser vantajoso usar esses serviços de forma inteligente e segura.

    Eu tenho certeza que com uma simples pesquisa você acabe encontrando algum tipo de "Cloud Computing" que seja legal para você, então boa sorte!