domingo, 23 de agosto de 2015

Cuidado com os teus rastros... - Atualizado em 23-Ago-15



    Desde que eu publiquei artigos sobre segurança, várias pessoas de países longínquos notaram que os seus computadores não estavam tão seguros.

    Acredito que devo deixar claro que a grande maioria que usa o Google para realizar pesquisas ou acessar algum dos teus produtos, deve saber que não está nem um pouco anônimo.

    Muita gente acredita que apagando o histórico de teu navegador está livre de tuas navegações serem descobertas. Puro engano!

    Além do histórico do teu navegador (ou navegadores, tanto faz), e mesmo que você tenha feito essa navegação de outra máquina ou usando outra rede, tudo está guardado no Google.






    Para os céticos de carteirinha, aqui está um serviço dos clientes do Google que a maioria desconhece. Eu diria que ele é uma faca de dois gumes:


          a) Pode ser muito útil para recuperar algum arquivo baixado na web que não lembra aonde pegou, uma página com algum artigo muito interessante, e que você não lembra mais a URL ou aquela imagem que você viu e não teve tempo de baixar, etc. Além de você poder ver o teu histórico pelo tipo de acesso, ou seja vídeos , fotos, páginas, etc;


          b) Por outro lado, todo o teu histórico de uso feito por qualquer serviço do Google continua preservado, independente do navegador que use, pois ele é gravado no próprio Google antes do histórico do teu navegador.

    Duvida? então acesse o Histórico do Google;


 

    Vale lembrar que você vai apenas acessar o teu histórico feito com o login do Google, mas (sempre tem um mas...), o que você acessou de forma "anônima", ou seja sem estar logado no Google pode não aparecer no "teu" Histórico do Google, mais permanece nos servidores do Google 
tem o código do teu sistema e computador.

    Este é um dos primeiros recursos usados pelas autoridades sobre as tuas atividades na Internet. Além de servir como prova forense se havia alguém no local do computador.

    Você pode formatar quantas vezes quiser o teu HD, tudo ainda vai estar nos servidores do Google (incluindo os teus downloads), ou seja, não vai adiantar dizer que não tinha, não sabia ou não viu.

    Apenas para não se iludir: O Histórico do Google é uma opção que você tem para recuperar alguma pesquisa esquecida, algum web site, mapa do Google Maps, e-mails, fotos, músicas, arquivos , etc. assistidos ou baixados, principalmente quando algum aplicativo de limpeza "limpou" as tuas atividades do navegador. Porém, tudo ainda está (e continuará) nos servidores do Google.


    Você pode até apagar o "teu" Histórico do Google mas apenas vai apagar para você mesmo, ou para evitar que alguém o acesse através da tua conta do Google.

    Bem, você deve estar confiante de que ninguém poderá acessar a tua conta do Google. Não seja ingênuo, a tua conta do Google é a mais fácil de acessar (nem precisa saber a senha), graças ao Android.

    Se você ainda não entendeu, todo celular com o sistema Android fica obrigatoriamente logado no Google, basta alguém pegar o teu celular e acessar o "teu" Histórico do Google, depois é só transferi-lo para onde ele/ela quiser, ou simplesmente ver tudo o que você fez usando qualquer serviço do Google. Simples não?

    Agora imagine aquele (ou aqueles) smartphone roubado. Ele pode ser a porta de acesso a muitas coisas que você fez em qualquer computador.

    Quando eu afirmo que 80% dos usuários são ingênuos eu não estou exagerando, pois essa maioria nem faz ideia do que usa. E antes que eu esqueça, outras gigantes como Yahoo e Microsoft fazem a mesma coisa, então...

    A propósito tem também mais algumas informações sobre privacidade em outros artigos meus sobre a Deep Web (aqui) e (aqui).

   
Obs. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica, e eu só poderei ajudá-lo se eu souber o que você realmente quer saber ou ainda ficou em dúvida.



     Uma Paz Profunda!

Dica de ouro para quem quer navegar rápido e com estilo - Atualizado em 15-Fev-17


 
    Desde Outubro de 2012 eu vinha testando um certo navegador (código aberto), que nada mais, nada menos é uma "versão melhorada" do Google Chrome. Isto foi feito quando eu ainda usava o Windows, por isso esta dica serve para quem usa alguma versão do Windows.

     Por que eu digo melhorada? É simples, O Chrome é nada mais  do que um navegador baseado em GNU/Linux (por isso ele tem o código aberto), e essa estratégia da gigante Google foi para dizimar de vez com a concorrente Microsoft e seu Internet Explorer (IE), e conseguiu!



    Agora com o lançamento oficial do W10, a Microsoft está apostando todas as suas fichas no novo navegador que aposentou o IE, o Microsoft Edge. Veja uma outra postagem sobre este assunto (aqui)

    Assim como o Android é um sistema baseado no kernel do Linux, o Chrome se manteve bem simples (digamos "insosso") para se proliferar pelos dispositivos portáteis.

     O Google sabia que o verdadeiro quinhão está nos sistemas de smartphone e nem tanto no de desktops. É uma aritmética bem simples: Em uma casa com quatro pessoas quantos PCs/notebooks tem? Provavelmente apenas um. Mas quantos smartphones tem? É quase certo que quatro! E na maioria Android. Entendeu?

     O Google não tem a intenção de "sofisticar" o teu Chrome (básico como ele é, tá dando muito lucro). Sabendo disso, outras empresas vem tomando a iniciativa de dar uma "melhorada" no Chrome sem perder as suas características como, leveza e carregamento de páginas bem rápido.

     Eu já tinha feito o download de várias desses outras "versões" do Chrome e experimentado cada um. Algumas até são bem promissoras; outras  incorporam "elementos de segurança" como um filtro de firewall no próprio navegador; outras apresentam uma coletânea de ícones para acessar as mais diversas categorias de sites; outras pecam pelos excessos de plugins, que tiram a leveza do navegador (característica principal do Chrome); etc.

     E foi aí que eu acabei encontrando esta "versão" do Chrome que me agradou muito (assim como outras), então estudei e testei esse excelente navegador. O Spark!


     O Spark foi desenvolvido por uma empresa chinesa, a Baidu - (aquela mesma que enche o saco de muita gente quando o HAL123 é instalado (mas a culpa é do usuário). A Baidu tem uma suíte de otimização do sistema que lembra bem, um pouco do Norton Utilities da Symantec, porém é gratuita e dá pro gasto!




    Para não ser redundante, vou deixar aqui o link de um conteúdo já pronto e bem feito sobre o navegador Spark. As informações que botei acima não constam nele. Mas não faça o que uma grande maioria faz: Abrir o setup do aplicativo e sair clicando em "Próximo", sem ler com atenção. Todo o aplicativo que tem mais de uma opção de instalação, pode incluir na mesma a permissão de instalar aqueles softwares "carrapato". Sempre há uma opção "Padrão" ou "Recomendada" e outra chamada de "Profissional", "Avançada" ou "Personalizada". Escolha sempre a segunda opção, e vá desmarcando todas as opções que não fazem parte do teu interesse, até porque deste modo você sempre pode escolher o local da instalação, a inclusão (ou não) de atalhos no menu Iniciar ou na Área de Trabalho. Esta observação vale para qualquer software gratuito que você deseje baixar na internet.

http://canaltech.com.br/noticia/navegadores/Spark-Browser-versus-Chome-versus-Firefox-Qual-e-o-melhor/



     Meu navegador preferido é o Mozilla Firefox. Entre a leveza do Chrome¹ e a versatilidade e segurança do Firefox², fico mesmo usando o Firefox. Contudo, eu gosto sempre de ter um navegador alternativo para pesquisas paralelas, e o Spark chegou a ser o meu eleito. Vale realmente a pena instalar o Spark, importar os históricos, favoritos, etc.. do seu Chrome, e depois desinstalar o teu Chrome.

     Se ainda quer que o teu Windows volte a rodar macio como um reloginho suíço, instale o Baidu PC Faster (ele é uma opção ao instalar o Spark), e só depois de toda aquela tralha do seu Windows for removida (oriunda das conexões à Internet e de lixos criados pelo próprio Windows), execute o Spark e perceba que de forma bem leve, ele vai fazer o teu velho Chrome ficar obsoleto.

1

     (1) O Chrome costuma ser bem veloz em relação aos demais navegadores, logo depois de instalado. À medida que o tempo vai passando e o usuário vai relaxando a execução de várias tarefas, como a desfragmentação do HD, a limpeza de arquivos inúteis no sistema, a correção das entradas do Registro do Windows e até mesmo a organização das pastas com os mais diferentes tipos de arquivos juntos, embora já existam pastas específicas para cada tipo.

     Tudo isso derruba a performance do Chrome, pois ele depende muito que o próprio Windows esteja bem configurado, otimizado e atualizado.



(2) O Firefox é de longe o navegador mais seguro e o que é menos afetado por malwares. Tem longa história como  software livre, pois é o navegador padrão na maioria das distribuições Linux, e atualmente é o navegador oficial da distro Tails.

    O Firefox é mantido e atualizado por toda a comunidade Linux. Tem quase 4 milhões de adds-on para o navegador, mais 300 mil temas para personalizá-lo, sem contar com o Firefox Marketplace que é um tipo Play Store (agora você sabe de onde o Google tirou essa ideia).

Enquanto o Chrome depende da Google para atualizar, o Firefox, possui centenas de milhares de engenheiros em TI no mundo inteiro colaborando por um navegador e uma Internet mais segura.

    Trocar o Chrome pelo Spark será trocar 6 por meia dúzia? Eu digo que não, pelo fato do Spark já vir com algumas implementações que precisariam ser baixadas via Play Store, e tornaria mais "pesado" o Chrome, embora qualquer plugins ou serviços do Google possam ser usados pelo Spark...

   Às vezes peques mudanças fazem grandes diferênças. Agora é com você!