sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tenha cautela antes de migrar para o Windows 10 - Atualizado em 15-Fev-2017





O Windows 10 chegou oficialmente em 29 de Julho de 2015.

    E como é mais do que natural, já há uma galera que quer logo livrar-se do W8, ainda que bonitinho mas que não agradou muita gente (e grande parte dos descontentes só perceberam depois que começaram a usá-lo). E as primeiras perguntas devem ter sido as do tipo: "- Cadê o Menu Iniciar?" ou "- Como é que eu saio do Painel de Controle?".

    Tudo bem que rola aquela  ansiedade para experimentar no teu computador o que pode haver de novo no W10, mas também, o que pode não funcionar mais neste (algo muito típico da Microsoft).

    Esta nova versão já disponibilizada, é até tentadora, mas pise um pouco no freio porque pode ser mais inteligente deixar a adrenalina passar para realmente decidir sobre uma real atualização do Sistema Operacional (SO) da tua máquina.

    Mas calma lá que eu não estou dizendo que este W10 não presta, apenas dê uma lida e reflita se realmente esta atualização é realmente necessária agora, ou dá para esperar mais um pouco.


Teu equipamento atende os "requisítos minimos" do W10?

    Se há uma coisa verdadeira na Microsoft é a de que em cada lançamento de uma nova versão do Windows, este sempre virá com mais exigências de processamento, RAM e VRAM, isto sem contar com uma conexão de internet decente.

    Todas as vezes a Microsoft afirma que os requisitos mínimos são de um valor, pode ter certeza que estes estão sub-configurados. Duvida? então vamos ver os "requisitos mínimos" do W10:



    Para "rodar" o W10, você precisa de um computador ou tablet com o mínimo de:
  • 1- Um processador de 1GHz;
  • 2- 1 GB de RAM para máquinas 32-bits (2GB para 64-bits);
  • 3- 1 GB de armazenamento no HD (20 GB para 64-bits);
  • 4-  Uma placa de vídeo compatível com DirectX 9 ou mais avançado;
  • 5-  Um driver WDDM 1.0 e resolução mínima de 800 x 600.
    Até então, parece tudo normal para um usuário que não tem algum conhecimento em TI, ou ainda é iniciante.

    1º item: Que PC você compra hoje com um processador de 1GHz? Nenhum! Até os celulares são mais rápidos que isso quanto mais os Smartphone...

    Em 2007 com o lançamento do Windows Vista, essa realidade até podia ainda existir. Porém, nem Windows Vista ou W7 teriam um desempenho adequado - isto sem usar a internet. Com internet este valor passaria para 2GHz! Mas a Microsoft quer te convencer que o W10 com a interface Metro Peak e com internet e tudo, roda na boa com um processador de 1GHz? Fala sério.

   Há um tempo atrás um cliente me chamou para ver o que havia com o novíssimo notebook dele (W8.1), pois estava muito lento.

   Vamos ver: Este notebook tem 3GHz de processamento, 4GB de RAM e 512 MB de VRAM e 1TB de HD, contudo aquela Área de Trabalho com inúmeros aplicativos conectados a internet e atualizando-se toda a hora, este estava literalmente matando o W8!

    Pode até parecer bonitinho ver aqueles pequenos retângulos e quadrados, mudando de visual ou de informação constantemente. Mas quase cada um deles esta conectado a algum site e exibindo em tempo real o seu conteúdo na forma de miniaturas (imagens, receitas, notícias, tempo, etc.) e olha que apenas eram uns 6 ou 7 que estavam trabalhando.
    Fechei cada um deles e o desempenho mudou como "da água para o vinho". Contudo, ainda não estava tão bem assim devido a conexão de internet do meu cliente está com problema, o que deixou logo claro que o desempenho do W8 depende muito da velocidade da conexão de internet, pois por padrão este sai se conectando com tudo o que pode. Se a conexão é ruim, o W8 sacrifica o desempenho do resto da máquina para dedicar-se à conexão. Então reflita se um processador de 1GHz é um requisito mínimo, ou uma jogada publicitária para equiparar o Windows ao Linux.

    2º item: Semelhante ao 1º item, quem iria atrever-se a insanidade de instalar um W10 em uma máquina com apenas 1GB de RAM? Meu smartphone tem 8GB de RAM e um processador de 4GHz (quadcore), e é mais rápido que o meu PC!

    Quando trata-se de Windows a matemática é bem simples. No caso de um Windows ( W7 32 bits) os reais requisitos mínimos são:

  • Sem internet - usar apenas offline: 1GB de RAM, 2GHz de processamento 1GB de VRAM (para vídeos e jogos 3D).
  • Com Internet: 3GB de RAM, 3,2 GHZ de processamento e 1,5GB de VRAM
    Obs. O W8 apesar de ser ligeiramente mais leve (devido não incluir os inúmeros patches do W7), mas é exigente no aspecto gráfico e refém de uma boa conexão de internet.

    3º item: Será que a Microsoft acha que alguém vai comprar um computador para instalar o W10 em um pendrive? Em 2007 os HDs já eram de 360 GB! O que esse pessoal da Microsoft tem na cabeça? Um HD de 1GB é algo dos anos 80! Além do mais, este é um componente que nos dias de hoje dificilmente vai tornar-se um empecilho para algum SO. Se podemos rodar uma distro Linux em um CD (700MB) tranquilamente - e até mesmo em um mini CD (192MB), qual é a finalidade da Microsoft em incluir este pré requisito mínimo?

    4º item: O DirectX 9 foi lançado para trabalhar no Windows Vista (2007) - atualmente o Windows usa o DirectX 12. Quem por acaso vai comprar hoje (se conseguir), uma placa gráfica que não seja compatível com o DirectX 9? Só falta a Microsoft dizer que é necessário usar pelo menos um mouse de rodinha.

    5º item: O WDDM (Windows Display Drivers Model) veio com o Windows para suportar as mudanças na interface do Vista, bem como o efeito Aero Glass. Ou seja, a Microsoft acredita que usuários do Windows Vista de máquinas de 2007 ainda em uso possam ser atraídos pelo W10, mas que ainda não tinham sido atraídos pelo W7 e W8. Será?

    Há! E a resolução mínima de 800 x 600 é da era dos monitores CRT analógicos (VGA) de 14 polegadas. Você talvez encontre este hardware jurássico trabalhando em alguma loja (apenas pelo fato deste ainda está funcionando), pois não são fabricados mais no Brasil há anos!

    Conclusão: Quer realmente se dar bem com o W10? Então tenha uma máquina com uma placa gráfica dedicada; no mínimo 4GB de RAM (frequência 2GHz); uma conexão banda larga decente e por via das dúvidas, faça um dual-boot com alguma distro Linux, pois este W10 ainda vai passar por muitas mudanças... E um SO reserva e estável (para servir de "anjo da guarda") é indispensável!

    E se você está pensando em comprar um equipamento novo com o W10 já instalado, cuidado! Não é porque um computador novo vem com o Windows, que o equipamento (hardware) é compatível. Vale a pena dar uma olhada noutra postagem minha que fala deste assunto (aqui).





Você usa o Windows 7?


    Se tem uma coisa boa no W10 é consertar boa parte do dano causado pelo W8, projetado com foco em dispositivos touch ao invés de PCs tradicionais. Como exemplo, ele reinsere o Menu Iniciar, presente no W7, permitindo que os usuários trabalhem inteiramente no desktop, deixando de lado a tela inicial do W8.


    Seguindo essa linha, os usuários do W7 já possuem tudo o que precisam: um Menu Iniciar e a capacidade de trabalho unicamente no desktop. Se você está satisfeito com o W7, pode ser interessante aproveitar esse tempo para só depois atualizá-lo.


Os malditos gadgets


Os gadgets do Windows Vista e W7 - como a previsão do tempo, monitoramento da CPU, da velocidade do disco rígido e relatórios sobre o estado do sistema e tua rede, não funcionam no W10 e serão removidos com a atualização. Não é à toa que a própria Microsoft fechou a própria página de gadgets alegando não poder dar suporte e segurança aos seus clientes - estes foram excelentes para dar um visual bonito no Windows Vista e W7, mas acabaram tornando-se a porta de entrada para malwares. Contudo, caso você seja um grande fã dessas "funcionalidades", não atualize.


Atualizações de segurança para Windows Vista, 7 e 8 estarão disponíveis por anos


    É comum que a Microsoft force a atualização para o SO mais recente ao encerrar o suporte para os mais antigos, deixando-os vulneráveis a ameaças de segurança (esta fez isso com o Windows XP para forçar os usuários a migrar para o W7), senão o W10 não alavancaria nas vendas e downloads.

    Se você usa o W7 ou W8, ainda tem muito tempo até ser pressionado a atualizar. A companhia continuará emitindo patches para esses sistemas até janeiro de 2020 e janeiro de 2023, respectivamente.

    Até os usuários do Vista ainda têm tempo: o suporte será encerrado em abril de 2017. Não há motivo para pressa. Apenas para lembrar o leitor que os patches (remendos em inglês)são nada mais, nada menos que "tapa buracos" para sérios problemas que foram "esquecidos" ou não percebidos pelos engenheiros da Microsoft. Bacana né?


Você usa smart files do OneDrive?


    A primeira versão do W10 não trará os smart files, espécie de substitutos fantasmas dos arquivos do OneDrive que baixam os originais com um clique duplo. A Microsoft informou que planejava levar a funcionalidade ao novo SO até o fim do ano passado, (eu ainda não conferi se realmente já saiu) mas se esta te for essencial, então é melhor aguardar até a sua implementação oficial para atualizar o Windows.


Você tem periféricos antigos?


    A maior fraqueza dos novos sistemas operacionais Windows é integrar periféricos antigos, como impressoras e Scanners. Via de regra, a Microsoft nem sempre garante que as novas versões do Windows funcionem com esses dispositivos (isso exigiria muitos recursos de desenvolvimento) e, como resultado, alguns desses aparelhos não serão compatíveis com o W10.

    Agora imagine o pesadelo do usuário que não consegue rodar um aplicativo que ele comprou e cujos os drives são incompatíveis com o W10, ou a Microsoft ainda vai desenvolver um drive "genérico". Há! Aquela opção de rodar um aplicativo com a compatibilidade de outra versão, nem sempre funciona...

    É importante ter certeza de que seus dispositivos funcionam no novo SO antes de atualizar... Bem, falando assim é fácil, por isso é melhor curtir os lamentos dos usuários ansiosos nos fóruns (e redes sociais) da internet.


Você ama o Windows Media Center?


    Sim, algumas pessoas são fãs do Windows Media Center, serviço de reprodução de vídeos, músicas e outras mídias lançado em 2002.

    A Microsoft tenta encerrá-lo há anos, chegando a desmontar a equipe responsável em 2009.


    A verdade é que o Media Center sempre foi um pesadelo para configurar e há muito foi superado por serviços de Streaming como Netflix, Amazon Prime, Apple Music e outros. Ainda assim, alguns fãs remanescentes ficariam devastados com sua ausência no W10. Se você é uma dessas pessoas, não atualize.

Você não precisa ficar remendando o teu Windows


    Não dê bola para os testes beta, os bugs de um novo SO só são descobertos depois que ele é lançado oficialmente e são as pessoas que vivem atualizando-o o tempo todo que mais sofrem com falhas que passaram despercebidas. Se você prefere um SO melhor acabado, espere cerca de seis meses (pelo menos) antes de resolver atualizar.

    O fato do W10 já ter sido lançado oficialmente, não o isenta de novos patches (e ponha novos nesta lista). E tudo isso deve-se ao desespero da Microsoft em lançar o navegador Microsoft Edge que teve que ser construido do zero - finalmente a Microsoft desistiu de "melhorar" o Internet Explorer (IE).

Todo mundo sabe que o antigo IE foi perdendo credibilidade e mercado - em boa parte por causa das ações antitruste que  a Microsoft gostava de fazer. E como o motor de busca Bing só sobreviveria num navegador da própria Microsoft, se esta não mudasse de navegador, o Bing estaria fadado ao esquecimento.

    E como a Microsoft ainda sonha em tornar o Bing o maior motor de busca, o W10 teve que ter o seu lançamento bem prematuro, pois o Microsoft Edge apenas roda no W10.

    Este desespero é tão visível que no ato da instalação (ou atualização) há uma sutil opção. A Microsoft de fato dá a opção para que o usuário continue com os apps que já utiliza nas versões anteriores do Windows, só que esta está bem discreta na tela de atualização. Caso o usuário siga em frente o Windows 10 fará uso das configurações expressas, tornando o Microsoft Edge o navegador padrão. O usuário precisa clicar na opção de customização, só precisa prestar atenção.
 
windows-10-update



    Note na imagem acima, parte inferior esquerda a opção para customizar a instalação (propositadamente com uma cor mais suave para ninguém perceber). Sim, muita gente passa batido. Essa é uma clássica jogada bem safada da Microsoft.

   

    Ao atualizar para o Windows 10, não importa se você utiliza Firefox ou Chrome, o sistema força o Microsoft Edge como o browser padrão e desinstala qualquer um outro. E para voltar as configurações como você utilizava no W7, W8 ou 8.1 não é algo tão simples quanto abrir o navegador de sua preferência e defini-lo como padrão, é preciso ir no setup do Windows.
    Agora se você passou batido na atualização/instalação do W10, Prepare-se pois vai dar trabalho para reinstalar e configurá-lo com o teu navegador preferido.

    Boa sorte na tua decisão em atualizar o teu Windows (ou não).