segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dicas para usuários Windows - Desempenho / Manutenção (Parte 03)



    Eu sei que o que não faltam é aplicativos para otimizar o sistema operacional (principalmente o Windows). Eu na verdade já perdi a conta de quantos eu já testei, e a grande maioria é "água com açúcar", ou seja, pode até ter uma interface elegante mas, tecnicamente não melhora muita coisa (muitos usam as APIs e bibliotecas do Windows que são utilizadas pelo Limpador de disco da Microsoft).


    Mas há aqueles que fazem um bom trabalho tipo o CCleaner e o Defraggler, que eu também já mencionei no trabalho sobre a Deep Web (aqui), mas mesmo esses não vão ser de grande ajuda se tu não os utilizares com frequência e mantê-los atualizados.

    Procure encarar o teu Windows como um sistema muito carente por otimizadores, limpadores e desfragmentadores, tal como uma garota apaixonada pelo seu astro de rock.

    Eu até tenho uma partição dedicada para esses testes. Na verdade eu costumava testar primeiro essas "cobaias" no Linux, usando o WINE (Wine Is Not an Emulator) que engana os arquivos de Windows permitindo a sua execução como se estes estivessem no mesmo, ou através de uma máquina virtual (VM VirtualBox).

    Na verdade, eu já nem navegava mais na Internet pelo Windows (apenas para atualizar o sistema e aplicativos) mesmo tendo um excelente firewall e antivírus. A minha real necessidade era a de jogar games que ainda não existem para Linux. Quando eu comprar um novo HD, talvez eu volte a usar o Windows (só por causa de um game, nada mais).

    Eu até fico pensando quando chegará o dia que a Microsoft fará uma verdadeira mudança na estrutura do Windows. Neste dia, muitas empresas vão ter que se readaptar ou mudar de ramo, pois sãos muitas que vivem às custas dessa falta de estabilidade e segurança. Pensando bem, pode ser que estas empresas tenham algum tipo de acordo com a Microsoft para que esta continue do mesmo jeito, pois pode ser que a Microsoft ganhe até mais do jeito que está...

    Eu sei que eu posso até parecer ser um daqueles caras que gostam de salientar as mazelas do Windows e enaltecer o Linux, mas eu não sou assim. Eu realmente gosto do Windows, pois quase todo o meu aprendizado em computação foi através dele.

    Da mesma forma, eu sei que há muitos excelentes aplicativos que apenas rodam no Windows, até porque a própria Microsoft investiu em muitas parcerias e contratos para este fim. Contudo, tratando-se de tecnologia não podemos mais deixar de notar os méritos que outros sistemas tem e que não deixam nada a desejar.

    Não sei se pelo fato de ainda a Microsoft ter a maior fatia de usuários no mundo, ela meio que não se importa muito em ir mais a fundo no que diz respeito ao seu sistema (e ganha-pão, por sinal) e principalmente a segurança e leveza deste, assim como a sua estabilidade plena.



    Talvez com a aquisição estratégica da Nokia, a Microsoft volte com boas inovações para os dispositivos móveis, pois é possível que construindo um sistema operacional para smartphones, esta consiga reconstruir um novo Windows bem mais leve, estável e seguro e que por tabela, torne-se modelo para os desktops e notebooks. Eu realmente torço por isso.

    Mas enquanto este "milagre" ainda não chegou, temos que nos contentar em sermos um pouco malabaristas para podermos desfrutar do nosso querido Windows com o mínimo de dor de cabeça, e ficar bem longe desta ideia maluca de que formatar o HD resolve alguma coisa. Se assim fosse, com certeza já existiria um atalho no Menu Iniciar só para isto.

    Eu sei que eu não vou agradar os técnicos em manutenção, pois tudo o que eu estou relatando aqui vai dar a você usuário mais autonomia e organização sobre o teu Windows, o que vai afastá-lo mais da necessidade de recorrer a um técnico para resolver algo que pode muito bem ser feito por você mesmo, e sem a necessidade de ser um nerd ou "geek".

     Eu preparei uma lista de verificações que você pode conferir no teu próprio Windows, conseguindo assim, detectar algumas causas básicas da falta de desempenho e lentidão do sistema. Isoladamente, estas causas até podem nem afetar em nada, mas o conjunto delas (que passa despercebido pela maioria dos usuários) pode sim, desencadear muitos problemas em um futuro próximo.


    Então mãos à obra!

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.