segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dicas para usuários Windows - Desempenho / Manutenção (Parte 08)




Particionar é saber administrar o HD

              A melhor coisa para você fazer é particionar o teu HD (caso ainda não esteja), e mover as pastas: Documentos, Imagens, Músicas, Downloads, Vídeos e Favoritos para a outra partição.

              Esta medida só traz benefícios, vejamos:

              a) Diminui consideravelmente a fragmentação no disco do sistema, pois apenas o Windows e os aplicativos instalado por você é que vão estar lá.
              b) Caso aconteça algo ao sistema que exija uma Restauração de Sistema, ou em caso extremo uma reinstalação, todos os teus documentos, vídeos, fotos, músicas, etc., estarão salvos na outra partição e poderão ser acessados por um outro sistema no HD (caso você tenha um dual-boot) ou através de um Live CD Linux, FreeBSD, etc.
              c) O tempo de desfragmentação do disco de sistema cai consideravelmente, pois o que toma tempo, é a quantidade de arquivos na partição, e o tipo de arquivo a ser desfragmentado, que pode deslocar aplicativos do sistema para o fim da partição. Mantendo uma partição apenas para o sistema, este vai rodar mais macio.
              d) Em caso de falta de energia (caso você não use um no-break), o uso de um analisador de disco (chkdsk.exe por exemplo) não vai tomar muito tempo pois ele vai verificar a partição do HD em que encontra-se o sistema (aonde ocorre os problemas críticos). Feito isto, o usuário pode voltar a utilizar o Windows com segurança enquanto manda analisar outras partições que estavam em uso na falta de energia (se necessário).

              e) Existem muitos tipos de aplicativos bem conhecidos no formato para pendrive. Estes aplicativos além de serem bem menores, ocupando pouco espaço no HD, também funcionam tão bem quanto a versão padrão, e não criam entradas no Registro do Windows (são raros os casos), nem atalhos no Menu Iniciar ou na Área de Trabalho (isto fica a critério do usuário) e como não possuem um desinstalador, basta apenas apagar a pasta aonde o aplicativo foi "instalado". Ou seja, estes aplicativos podem muito bem ficar na partição do usuário (a que contém Documentos, Músicas, etc.). Basta criar uma pasta chamada de Mini Aplicativos, por exemplo. Desta forma você pode ter mais aplicativos sem comprometer o desempenho do sistema, pois estes não serão colocados na mesma partição do sistema, já que eles não mudam de tamanho, pois estão prontos para rodar.

                  Se você está curioso sobre estes aplicativos para pendrive e quer saber mais, digite no Google ou outro motor de busca a seguinte frase: "aplicativos para pendrive" e uma lista estará à tua disposição! Caso queira saber se algum aplicativo que você gosta, existe no formato de pendrive, digite por exemplo: "virtual dj para pendrive" e não se preocupe mais com desinstalações e pouco espaço no HD.

 (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.