segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dicas para usuários Windows - Aplicativos (parte 03)



Como gerenciar a Central de Ações do W7

     Visualizar a Central de Ações do Windows toda vez que você ligar o sistema pode se tornar uma chatice. Nesse tópico mostrarei uma forma de mudar as mensagens ou até mesmo desativá-las completamente.




     A nova central de ações do Windows é um centro de atividades que controla as notificações do sistema. Ele por si só já é uma melhoria que visa a redução de mensagens do sistema operacional que aparecem na barra de tarefas. Para chegar à Central de Ações, basta selecioná-lo no Painel de Controle ou simplesmente digite central de ações no campo de busca do Menu iniciar.


    Por padrão do sistema, o ícone da Central de Ações já fica à mostra na Barra de Tarefas e exibe constantemente mensagens sobre configurações de segurança e manutenção.
     Na Central de Ações veja quais configurações estão habilitadas ou não, e altere-as usando os diferentes hiperlinks da janela.

     Clique em Alterar configurações da Central de Ações para ativar ou desativar as mensagens.


     Caso você não deseje ver mais o ícone da Central de Ações na barra de tarefas irei explicar como desabilitá-lo.

     O primeiro passo é ir até o Painel de Controle clique em Todas as Opções do Painel de Controle e depois, clique em Sistema e segurança, clique em Alterar Configurações de Controle de Conta de Usuário, no Menu Central de Ações.



     Arraste o indicador no painel esquerdo para baixo e deixe-o em Nunca notificar, depois clique em Ok. Confirme a caixa de diálogo clicando em Sim e reinicie o computador.


     Usuários novos do W7 podem desativar o centro de Ações até compreenderem a melhor forma de utilizá-lo, mas com estas dicas poderá reduzir consideravelmente o número de notificações que aparecem.

Como desinstalar e remover o Windows Defender

     Caso você já tenha algum software anti-malware trabalhando em seu Windows, ou antivírus que ofereça esse suporte, irá perceber que o Windows Defender na verdade é inútil para você. Aqui vou explicar como se livrar dele para dar mais espaço à outras aplicações.

     Mas antes de mais nada, é bom ressaltar que o Windows defender não é de todo inútil. Mas ele é bem básico e outros aplicativos podem facilmente oferecer mais vantagens que o Windows Defender no final de contas.

Desativar o Windows defender

     Infelizmente o Windows Defender é totalmente integrado ao Windows, ou seja, não é possível desinstalá-lo. Mas isso não quer dizer que não possamos desativá-lo.

    Abra o Windows Defender clicando no botão Iniciar e digite Windows Defender na pesquisa.




Assim que abrir o Windows Defender, clique nas opções Ferramentas, em Opções clique em  Administrador. Agora desmarque a opção Usar este programa e clique em Salvar. Uma mensagem anunciará que o programa será desligado. Pronto!


     Clique no botão Iniciar. Digite services.msc na caixa de pesquisa e pressione a tecla Enter. Esta janela de serviços será aberta com uma lista de todos os serviços para seu PC Windows.

   Você vai notar que há inúmeros aplicativos em execução e que podem (ou não) estarem programados para rodar assim que o Windows é iniciado.

 
    Percorra a lista e procure o Windows Defender, clique duas vezes nele para abrir as propriedades do mesmo (computador local), uma janela com opções de guias aparecerá: Geral, Log On, Recuperação e Dependências.



    Verifique se  a opção Desativado na caixa suspensa está escolhida, se não faça isto, caso ele ainda esteja funcionando clique no botão parar (segundo botão abaixo). Em seguida, clique em Aplicar e em OK. Você precisará reiniciar sua máquina Windows para que as alterações entrem em vigor (de novo).

    (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.