segunda-feira, 4 de maio de 2015

Dicas para usuários Windows - Desempenho / Manutenção (Parte 06)






 A desfragmentação no Windows é vital

    O próprio Windows quando instalado já roda por padrão com uma configuração que habilita todos os tipos de recursos que um usuário pode vir a precisar, mas que na sua totalidade excepcionalmente alguém vai precisar usá-los cotidianamente. Esta configuração inclui deixar portas de conexão à internet simplesmente desprotegidas para o uso eventual de algum tipo de aplicativo do Windows ou compartilhamento de arquivos (como se todo mundo soubesse montar uma lan house particular), mas que são do conhecimento de crackers e são o "front door" de vários malwares.

    Na verdade isto é uma grande jogada de marketing da Microsoft habilitar todos os recursos, para que quem adquira o Windows, sinta-se bem fazendo o que quiser. Porém, com o passar do tempo, este exagero de recursos trabalhando à toa, vai roubando literalmente a performance do teu Windows; vai ficar exigindo atualizações desnecessárias; vai causar desfragmentação de arquivos e vai inflar o Registro do Windows, roubando espaço no HD e na memória RAM.

     A Microsoft até que melhorou (um pouco) o seu  Desfragmentador de disco (Defrager.exe) no aspecto técnico, para estar de acordo com as novas tecnologias de armazenamento. Contudo, o Desfragmentador de disco já vem agendado para desfragmentar à 01:00h da madrugada (?).

    Por que será que a Microsoft não o programou na instalação para um horário que o usuário estaria acordado e trabalhando? Dificilmente alguém que estudou ou trabalhou o dia todo, ainda vai ficar acordado no computador... não é á toa que este desfragmentador vai ficar enfeitando à espera da iniciativa do usuário em chamá-lo.

    O jeito é você mesmo definir que horário o Desfragmentador de disco  deve começar a verificar as partições do teu HD. Vá no Menu Iniciar, em Ferramentas de Sistemas, abra o Desfragmentador de discos.




    Já aberto, clique em Configurar Agendamento e defina como você quer que esta verificação seja feita. Agora, caso você não queira que o Windows execute esta tarefa automaticamente, pois pode estar atrapalhando, então, desmarque a opção Executar seguindo um agendamento (recomendado). Por fim clique em OK e depois em Fechar. Lembrando que no caso de você estar usando o Defflager ao invés do desfragmentador do Windows, este assume as configurações acima




    Mas a fragmentação de arquivos pode deixar de ser um dos teus problemas, caso você use um disco de estado sólido (SSD) uma vez que não há necessidade de desfragmentar a memória flash, pois o acesso contínuo de gravação para o disco realmente pode diminuir a vida útil deste. Ou então, se você pretende ser um usuário do Linux, cujos sistemas de arquivos  quase não fragmentam.

    Como a Microsoft ainda usa o sistema de arquivos NTFS mas, este ainda não consegue livra-se das fragmentações mesmo possuindo um sistema de arquivo com journaling que cria um log (journal), de todas as mudanças no sistema de arquivos. O problema é que este log do NTFS ($LogFile) vive constantemente fragmentado, o que não é algo muito bom pois este contém todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco, e é fundamental quando há alguma corrupção de dados no caso do sistema travar ou faltar energia.

    O NTFS possui uma estrutura que armazena as localizações de todos os arquivos e diretórios, incluindo os arquivos referentes ao próprio sistema de arquivos denominado MFT (Master File Table).

    Sei lá, talvez a jogada da Microsoft seja a de esperar que o SSD se tornar popular e barato para não ter mais que se preocupar com a desfragmentação. Até lá, já deverá ter saído o Windows 15 ou 16...

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.