domingo, 19 de abril de 2015

Dicas para usuários Windows - Desempenho / Manutenção (Parte 01)

 
Como usar o Gravador de Passos para Recuperação de Problemas

     Se você presta serviços de suporte técnico ou apenas já tentou ajudar algum amigo que te ligou em busca de uma ideia, sabe como é difícil diagnosticar um problema no computador alheio baseado apenas em informações descritas. No W7 existe um utilitário bastante interessante chamado Gravador de Passos (Problem Steps Recorder) para Recuperação de Problemas. Com ele é possível que o usuário registre suas ações, facilitando a resolução de um possível problema.

     Para iniciar o utilitário, clique no menu Iniciar e em seguida, digite na caixa de diálogo psr.exe.

    Uma dica útil é pedir ao usuário que crie um atalho na Área de Trabalho para chegar ao aplicativo. Clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e escolha: NovoAtalho. Em seguida, na linha de comando, digite: c:\windows\system32\psr.exe. Clique em Avançar e conclua o processo. Agora quando alguém precisar de sua ajuda ou você mesmo precisar de uma e precisar mostrar o que está acontecendo com o teu computador, este atalho poderá ser útil.



     Repare que a pequena janela do aplicativo não tem nada de especial além dos botões básicos de controle. Clique em Iniciar Gravação e percorra as etapas necessárias até localizar o problema.

     Durante o processo de gravação, você vai notar que uma pequena bola vermelha surgirá a cada clique que você der. Isso significa que, a cada clique, o Gravador captura a sua ação e registra-a.

     Terminado o processo, basta clicar em Parar Gravação e em seguida, escolher um local para salvá-la.

     O processo é salvo como um arquivo compactado MHTML, ou seja que pode ser visualizado no Internet Explorer,se você ainda é um louco por ainda está usando-o (o IE foi descontinuado, abandonado, esquecido pela Microsoft, sabia?) ou outro navegador. Agora basta que o usuário envie-o por e-mail para quem pode ajudá-lo a resolver o teu problema, pois este arquivo replicará passo a passo o que você fez e o que aconteceu.

     O bacana deste utilitário é que uma outra pessoa pode analisar o que está acontecendo com o teu computador sem ser necessário ficar falando ou tentando explicar o que estava sendo feito, as mensagens que podem ter aparecido ou aqueles pop-up de antivírus e avisos de segurança que tiram muita gente do sério por não entenderem nada por estar em outro idioma, etc. Muitas pessoas tem dificuldade em descrever o que está acontecendo ou entender termos técnicos.

     Este utilitário faz mais do que uma simples gravação do aparece na tela da tua máquina, este também registra cada clique, cada arquivo aberto/fechado, cada ação que pode estar sendo feita, o que permite analisar com calma e descobrir a causa do então "problema".

    Mas não fique paranoico pois o Gravador de Passos não é um keylogger, ou seja ele não grava as senhas que por acaso você tenha digitado, mas apenas a ordem dos processos realizados pela tua máquina a cada clique, construindo um pequeno relatório técnico de como a tua máquina se comportou clique a clique.

     Ou seja, o utilitário cria um arquivo único que te permite percorrer cada tela, visualizar as fotos como uma apresentação de slides, ou revisar os detalhes técnicos. Na área inferior do documento, você ainda pode conferir os detalhes adicionais da operação no estilo de um relatório.

     Outra coisa a destacar é que, durante a sessão de gravação, o usuário pode clicar no botão Adicionar Comentário e destacar uma área da tela para deixar um comentário ou pergunta.

     Embora essa ferramenta não seja tão rica em recursos como poderia ser, é uma boa adição para ajudar a solucionar problemas com o W7, W8 e no W10 que está "já saiu do forno".


Restauração de sistema

     da mesma forma que outras versões do Windows, o W7 também conta com o recurso de Restauração de Sistema que, entre outras funções, tem a capacidade de fazer um backup do Registro e arquivos do sistema sempre que instalar um novo software ou drive. Esse recurso se torna útil quando você instala (sem saber) algum software mal intencionado que pode prejudicar teu sistema. Assim você pode acionar a restauração de sistema e recuperar teu computador para um estado anterior a instalação do software.


Usando a Restauração de Sistema

     Existem dois meios para você acessar o recurso Restauração do Sistema. O primeiro é no menu Iniciar dentro da pasta Ferramentas do Sistema.

     Outra forma de encontrá-lo é digitar na caixa de diálogo no menu Iniciar a palavra "restauração". Você verá no topo da lista o atalho para o aplicativo  Restauração de Sistema.

     Uma outra forma ainda mais rápida é digitar apenas restrui na caixa de diálogo e pressionar Enter.



     Surgirá a tela inicial da Restauração de Sistema na qual você poderá dar início a recuperação do seu PC. Clique em Avançar para ver o passo seguinte.



     Você verá uma lista com diversos pontos os quais o computador poderá ser restaurado. Basta escolher o ponto que mais te convém e clicar em Avançar.



     A seguir você terá a tela de confirmação do ponto de restauração com todas as informações necessárias. Para confirmar, clique em Concluir.

    Acontece que muitas vezes o usuário não sabe que a Restauração de Sistema não está ativada, ou seja até o presente momento o Windows não gravou nenhum ponto de restauração.

    O pior desta parte é quando o usuário apenas vai saber disto depois que alguma coisa não está dando bem, e não antes para poder desfazer qualquer mudança causada por um malware ou pelo próprio usuário após instalar algum aplicativo.

    Você acredita que a Microsoft criou a Restauração de Sistema à toa? Depois de tanto apanhar, a Microsoft resolveu utilizar um recurso já bem conhecido em distros Linux para dar uma "folga" aos seus usuários. Mas tratando-se da Microsoft, nem tudo é perfeito, por alguma razão esta ferramenta tão necessária geralmente vem desabilitada... Bem, então vamos habilitá-la caso esta não esteja.

    Acesse a Propriedade do Sistema, clicando com o botão direito em Meu Computador e no menu em baixo, em Propriedades. Ou se quiser, escreva na caixa de busca do Menu Iniciar a frase "criar ponto", ou então "restauração", aparecerá um ícone Criar ponto de restauração. clique nele e a seguinte janela deverá aparecer:



    Clique em Criar... dê o nome deste ponto de restauração (apenas para saber porque você criou, e pronto!). A partir daí o Windows vai criar outros pontos de tempos em tempos (ou caso você instale algum aplicativo que faça isso). Via de regra, sempre crie um ponto de restauração antes de fazer qualquer mudança no teu Windows, isto pode te poupar muito trabalho e dinheiro depois...

    Caso o Windows tenha dado uma mensagem de que não pode criar este ponto, na mesma janela acima clique em Configurar...


    Selecione a letra do disco de sistema do Windows para que este monitore os pontos de restauração (geralmente é o C:), e se quiser, pode também selecionar outras partições (D:, E:, F:, etc.) exceto drives de CD/DVD, pendrives e HD externos.

    Depois é só clicar em Criar... (como foi dito acima) e dar OK.

     Veja a Restauração de Sistema como uma espécie de máquina do tempo que te permite deixar o Windows do jeito que este estava em determinada data e hora.

     Porém, a Restauração de Sistema não altera as pastas do usuário como: Meus Documentos, Minhas Músicas, Meus Vídeos, etc. Ou seja, você não tem que se preocupar com os seus arquivos pessoais. Agora, no caso de você restaurar o sistema à uma época atrás, lembre-se que as atualizações tanto do Windows quanto de outros aplicativos (inclusive o teu antivírus) ficarão desatualizadas ou, nem mesmo estes aplicativos ainda estarão instalados.

     A Restauração de Sistema é muito útil quando instalamos algum programa que junto com este, outros são instalados e fazem uma bagunça que dá um trabalhão desfazer. Desinstalar o aplicativo em questão, nem sempre resolve o problema, pois geralmente nem você faz ideia do que foi instalado além deste e do que foi alterado no sistema ou no teu navegador padrão.

     A regra de ouro é: antes de instalar algo, crie um Ponto de Restauração! Desta forma se algo der errado, use a Restauração de Sistema para deixar o teu Windows do jeito que ele estava e sem problemas.

     Isto vai te poupar despesas desnecessárias com serviços de manutenção.


(continua)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.