domingo, 19 de abril de 2015

Dicas para usuários Windows - Aplicativos (Parte 01)



Novidades no WordPad e Paint do Windows

     Acessórios muitas vezes negligenciados e esquecidos, o WordPad e o Paint estão inclusos no Windows desde 1995. Eles continuam fazendo parte da suite de aplicativos do W7, com um novo visual e agora com alguns recursos avançados. Aqui vamos dar uma olhada em algumas dessas melhorias:



WordPad Clássico

O WordPad sempre foi uma mão na roda quando tudo o que você precisa é um editor de textos rápido e simples de usar. Ao invés de iniciar o Word e ter que navegar por todas as suas opções, o WordPad apresenta uma interface bem mais rápida, e que na verdade tem tudo que você precisa quando pretende redigir uma carta, ou mesmo um documento simples.


WordPad 6.1 com interface Ribbon UI

      O novo WordPad do W7 inclui a interface Ribbon que tem sido usada pelos programas da suite Office desde a versão 2007. Se você ainda não se acostumou com o uso desta interface levará algum tempo até que se acostume, mas assim que se acostumar, não vai mais querer largá-la nunca mais. Tudo bem que ele pode não ser o MSWord e todos aqueles recursos (que na verdade quase ninguém usa), mas o Word Pad já é uma tremenda mão na roda, caso você precise preparar um documento como um currículo, um contrato, etc. Mais tarde, se você quiser, pode depois ler com o MSWord e salvar o documento no novo formato.

     Para acessar os comandos mais usados frequentemente, use o botão direito do mouse sobre o comando e escolha a opção Adicionar à Barra de Acesso Rápido. Um botão de comando será adicionado na parte de cima da janela, facilitando sua seleção.

     Uma das principais melhorias no aplicativo é a capacidade de ler e gravar documentos no formato do Open Office XML (.odt) e da IBM Lotus Symphony.

     Por último, assim como nas versões mais recentes, o WordPad suporta agora imagens, permitindo que você as adicione em seu texto com facilidade.

     Agora se você precisa de um editor como o MSWord ou precisa de uma planilha, não saia correndo atrás do primeiro camelô na rua. Existem "suítes office" de código aberto, completas e totalmente gratuitas, além de serem infinitamente mais seguras que qualquer versão pirata do MSOffice. Eu atrevo-me a dizer que as suítes de código aberto são melhores que o próprio MSOffice original, quando não, mais completas.

    Caso você use alguma versão dessas piratas, Jogue-a fora! A maioria delas é porta de entrada de ataques de hackers, pois o "crack" usado na instalação (um ou mais programas especiais que devem substituir os originais), geralmente contém trojans ou algum tipo de malware que permite o teu Windows ser invadido, ou seja, esse "crack" serve como um backdoor . deixando a tua máquina exposta (como você acha que a intimidade alheia vai parar na WEB?).

    Tudo bem, você deve estar questionando-se como o teu antivírus, Windows Defender e o Firewall do Windows não dão nenhum alarme? É simples, o MSOffice é considerado pelo Windows (assim como tudo o que é da Microsoft), um pacote de aplicativos "diferenciados" e é por padrão colocado na lista de exceção das pesquisas de malwares. Leia mais (aqui).

    É claro que alguns "cracks" conseguem ser identificados pelo teu antivírus, mas nem todos. Isto sem contar que mesmo você usando um excelente antivírus, ele pode não identificar algum worm (que não é um vírus), mas é um tipo de malware que pode-se multiplicar silenciosamente pelos teus arquivos. Entenda um worm como uma bomba-relógio que vai estar armada para disseminar algum trojan, spyware, liberar alguma porta específica para um cracker, ativar um keylogger, ativar a sua webcam, transferir os seus dados, ou até formatar o seu HD. Ou seja, por detrás de worm pode haver qualquer tipo de malware para qualquer tipo ataque. Veja-o como um "ovo do mal" que está sendo "chocado" pelo teu sistema, e um dia o que está neste ovo vai quebrar a casca...


Paint

       Logo de cara, assim como  já poderíamos prever, o Paint do W7 também adota a interface Ribbon UI. Essa nova interface oferece acesso mais rápido às mais diversas ferramentas do programa, além de dispô-las da melhor forma possível.

     O menu principal do aplicativo oferece agora mais opções para salvar, imprimir e outras funcionalidades.

     Vemos que a interface Ribbon UI está consolidada nos aplicativos do Windows. O WordPad e o Paint podem ainda serem programas excluídos e muitas vezes esquecidos, mas as melhorias no visual e as funcionalidades fazem com que eles mereçam a atenção dos usuários.

     É muito comum os usuários baixarem editores gráficos pesados e com muitos recursos que mal vão ser usados, para realizar simples tarefas como salvar uma imagem em outro formato; aparar a imagem (crop); redimensioná-la; aplicar alguns efeitos; etc.

     Tudo isso e até muito mais pode ser feito pelo Paint. Particularmente posso afirmar que dos inúmeros aplicativos do sistema Windows, este é um que não fica a desejar para a maioria dos usuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.