domingo, 19 de abril de 2015

Dicas para usuários Windows - Som e Vídeo




Acesso rápido às configurações de som através do Mixer de Volume

     O W7 fez mais que adicionar novas e brilhantes funcionalidades, ele trouxe uma infinidade de pequenos ajustes que dão um toque de praticidade à usabilidade geral do sistema operacional. Nesse tópico abordarei um desses pequenos detalhes que foi aplicado aos ajustes do Mixer de Volume.

     Um simples clique com o botão direito do mouse sobre o alto-falante de som na barra de tarefas lhe fornecerá acesso rápido aos principais controles do Mixer de Volume com Sons, volumes dos dispositivos de entrada e saída e painel de controle.


    Um detalhe interessante que muitos usuários não prestam a atenção: O Mixer é na verdade uma forma de permitir que o usuário estabeleça o nível de volume de saída ou gravação individualmente. à esquerda sempre estará o volume geral (aquele da barra de tarefas), os outros podem ser perfeitamente individualizados, por exemplo, o som do Windows pode ficar mais baixo que o do teu tocador; o mesmo aplica-se ao volume do teu game. O usuário pode perceber que ao deslizar o volume geral, os outros níveis de volumes acompanharão proporcionalmente ao seu valor definido.

    Vale lembrar que o áudio de um vídeo em alguma página na WEB pode estar baixo, não porque este seja baixo, mas por que este pode esta usando algum tocador/plugin (ex: Flash Player) que na página está definido para tocar em volume baixo. No Mixer você verá o real nível de volume deste e ajustá-lo ao seu gosto
 

     Se você abrir o Mixer completo poderá também clicar diretamente no ícone de sons que tocam em determinadas ações feitas no computador. Você pode configurar o que irá tocar, ou simplesmente desabilitar todos os sons, ou mesmo alguns específicos.
 
    Para retirar o som de algum dispositivo, não é necessário deslizar o controle até em baixo, basta apenas clicar no ícone do alto-falante (ou outro que você tenha definido) que esta abaixo do dispositivo correspondente. Isto evita o trabalho de voltar a definir o volume como estava antes, pois basta clicar neste ícone novamente e este volta a ativar o som no nível de volume que antes estava definido.

     Ao clicar normalmente no alto-falante da Barra de Tarefas você abrirá o controle de volume geral da máquina, exatamente como já estamos acostumados a ver. Nesse menu você poderá clicar no alto-falante no topo e acessar o menu de Propriedade de som.

     Em uma avaliação geral, não vemos mudanças revolucionárias no Mixer de Volume, mas os pequenos ajustes no aplicativo fazem com que seu manuseio seja mais simples.

Gerenciando suas músicas com o Windows Média Player (WMP)

     O WMP ficou bem diferente de suas versões anteriores. Essa diferença principalmente acabou de migrar do Windows XP para o W7. Nesse tópico abordaremos este que é um dos tocadores mais usados em todo o mundo.


WMP

    Se tudo que você quer é manter seus arquivos de músicas e vídeos organizados, sem precisar instalar nenhum outro software adicional. O WMP cairá como uma luva. O programa chega em sua décima segunda edição e traz novidades que o colocam bem a frente de seus antecessores. Tocar, ripar e gravar CDs e DVDs, copiar classificar, editar tags, organizar e gerenciar seus arquivos de mídia, tudo isso e muito mais é possível usando o WMP.

     Ao abrir o WMP pela primeira vez você passará por uma tela de configurações que lhe fará algumas perguntas simples como: Se você deseja que o WMP seja o seu tocador padrão, quais os formatos devem ser relacionados ao uso do mesmo, entre outros.


     Você pode ajustá-lo da forma como deseja ou simplesmente optar pelas configurações automáticas. Não se preocupe, independente do que você configurar agora, isso poderá ser facilmente alterando depois.

     Após as configurações iniciais você estará na tela principal do tocador e verá algumas músicas de amostra, apenas para que você entenda como funciona o WMP.

Tocando e copiando um CD de música

     Existem diversas formas de executar uma mesma tarefa através do WMP, nesse tópico exploraremos a forma mais comum de tocar um CD e copiá-lo para a sua biblioteca de músicas. Para simplesmente reproduzir o CD, basta colocá-lo na bandeja da sua gravadora de CD/DVD que o WMP irá fazer uma busca online para identificar as músicas e, muitas vezes, até proporcionar a imagem da capa do álbum. Você pode controlar a reprodução e os controles de volume com os botões na parte inferior do tocador.

     Mesmo com a janela minimizada você poderá controlar facilmente o WMP.

     Para copiar um CD basta clicar no ícone que exibe um CD com uma flecha, o WMP executará o processo mesmo com o CD tocando. Caso você precise, poderá parar de copiar o CD a qualquer momento. Você poderá acompanhar o processo de gravação de perto, visualizando a porcentagem e quais músicas já foram copiadas.


     Após copiar o CD você poderá visualizá-los em sua biblioteca de músicas, geralmente o programa já busca pelas informações do artista e título do álbum, mas isso pode também não acontecer, nesse caso ele salvará o álbum como "álbum desconhecido" e colocará a data que foi gravado.

Gravando um CD

     Gravar um CD pelo WMP é um processo rápido e simples, basta clicar no ícone Gravar no canto superior direito. Insira um CD virgem (ou limpo no caso de CD-RW) no drive e selecione as músicas que deseja gravar no CD. Com tudo pronto, clique em Iniciar Gravação e espere que o programa conclua o processo.


Ouça as Rádios da Internet

     O WMP lhe dá a opção de ouvir rádios online do mundo. Para isso, clique no botão Midia Guide no canto inferior. Em seguida, procure o botão Rádio da Internet.


     aqui tudo o que deve-se fazer é navegar através dos estilos de músicas preferidos e escolher uma estação para que comece a transmissão. use o mecanismo de busca caso queira encontrar alguma rádio específica.

Sincronismo com dispositivos portáteis

O WMP oferece suporte a dispositivos portáteis, você poderá colocar músicas em seu tocador MP3 através do programa. para mover as músicas basta usar a opção de sincronização, sempre que você inserir um dispositivo em sua USB, o WMP irá perguntar se você deseja sincronizar as músicas com a biblioteca do seu computador.


Stream de Música

     Quando falamos em stream nos referimos a transmissão de dados em tempo real através da WEB. é o que acontece com os vídeos do YouTube, por exemplo. Um recurso interessante do WMP é a possibilidade de usar o Stream de Música para tocar em tempo real as músicas de um computador em outro outro que esteja conectado à sua rede. Ou seja, não precisa ter mais arquivos de músicas em seu HD para ouvi-lo, basta usar o WMP para você poder ter acesso à todas as bibliotecas de música da sua rede.

     Considere tudo acima, um resumo básico sobre o WMP, pois existem opções interessantes sobre o mesmo e a sua aplicabilidade. É claro que como tocador ele já dá para o gasto, mas existem muitos outros tocadores que possuem uma resolução de resposta de frequência bem superiores ao WMP e muitos que não exigem tanto do processador para tocar simples músicas, melhorando a performance do teu navegador enquanto escuta as tuas músicas preferidas. Fica dada a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.