domingo, 23 de agosto de 2015

Cuidado com os teus rastros... - Atualizado em 23-Ago-15



    Desde que eu publiquei artigos sobre segurança, várias pessoas de países longínquos notaram que os seus computadores não estavam tão seguros.

    Acredito que devo deixar claro que a grande maioria que usa o Google para realizar pesquisas ou acessar algum dos teus produtos, deve saber que não está nem um pouco anônimo.

    Muita gente acredita que apagando o histórico de teu navegador está livre de tuas navegações serem descobertas. Puro engano!

    Além do histórico do teu navegador (ou navegadores, tanto faz), e mesmo que você tenha feito essa navegação de outra máquina ou usando outra rede, tudo está guardado no Google.






    Para os céticos de carteirinha, aqui está um serviço dos clientes do Google que a maioria desconhece. Eu diria que ele é uma faca de dois gumes:


          a) Pode ser muito útil para recuperar algum arquivo baixado na web que não lembra aonde pegou, uma página com algum artigo muito interessante, e que você não lembra mais a URL ou aquela imagem que você viu e não teve tempo de baixar, etc. Além de você poder ver o teu histórico pelo tipo de acesso, ou seja vídeos , fotos, páginas, etc;


          b) Por outro lado, todo o teu histórico de uso feito por qualquer serviço do Google continua preservado, independente do navegador que use, pois ele é gravado no próprio Google antes do histórico do teu navegador.

    Duvida? então acesse o Histórico do Google;


 

    Vale lembrar que você vai apenas acessar o teu histórico feito com o login do Google, mas (sempre tem um mas...), o que você acessou de forma "anônima", ou seja sem estar logado no Google pode não aparecer no "teu" Histórico do Google, mais permanece nos servidores do Google 
tem o código do teu sistema e computador.

    Este é um dos primeiros recursos usados pelas autoridades sobre as tuas atividades na Internet. Além de servir como prova forense se havia alguém no local do computador.

    Você pode formatar quantas vezes quiser o teu HD, tudo ainda vai estar nos servidores do Google (incluindo os teus downloads), ou seja, não vai adiantar dizer que não tinha, não sabia ou não viu.

    Apenas para não se iludir: O Histórico do Google é uma opção que você tem para recuperar alguma pesquisa esquecida, algum web site, mapa do Google Maps, e-mails, fotos, músicas, arquivos , etc. assistidos ou baixados, principalmente quando algum aplicativo de limpeza "limpou" as tuas atividades do navegador. Porém, tudo ainda está (e continuará) nos servidores do Google.


    Você pode até apagar o "teu" Histórico do Google mas apenas vai apagar para você mesmo, ou para evitar que alguém o acesse através da tua conta do Google.

    Bem, você deve estar confiante de que ninguém poderá acessar a tua conta do Google. Não seja ingênuo, a tua conta do Google é a mais fácil de acessar (nem precisa saber a senha), graças ao Android.

    Se você ainda não entendeu, todo celular com o sistema Android fica obrigatoriamente logado no Google, basta alguém pegar o teu celular e acessar o "teu" Histórico do Google, depois é só transferi-lo para onde ele/ela quiser, ou simplesmente ver tudo o que você fez usando qualquer serviço do Google. Simples não?

    Agora imagine aquele (ou aqueles) smartphone roubado. Ele pode ser a porta de acesso a muitas coisas que você fez em qualquer computador.

    Quando eu afirmo que 80% dos usuários são ingênuos eu não estou exagerando, pois essa maioria nem faz ideia do que usa. E antes que eu esqueça, outras gigantes como Yahoo e Microsoft fazem a mesma coisa, então...

    A propósito tem também mais algumas informações sobre privacidade em outros artigos meus sobre a Deep Web (aqui) e (aqui).

   
Obs. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica, e eu só poderei ajudá-lo se eu souber o que você realmente quer saber ou ainda ficou em dúvida.



     Uma Paz Profunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude este blog a ser mais útil. Não deixe de fazer algum comentário ou crítica.